Sobre “SER” prioridade…

Terminei uma sessão há pouco e entrei em uma reflexão profunda sobre o que a minha cliente me disse, principalmente sobre o que ela falou após eu explicar que ela precisava ser a “PRIORIDADE”. Sinceramente começo a acreditar que, a maioria das pessoas não faz ideia do que significa ser prioridade, pois estão sempre fazendo tudo para todo “mundo”, se tornando segundo plano e, quando falo em SER prioridade, confundem com “egoísmo”.

Adoro quando estou no avião e a aeromoça diz que, em caso de turbulência, “máscaras de oxigênio” cairão e, se estiver acompanhado, devo primeiro colocar em mim! Sabe o porquê dela falar isso? Porque se eu priorizar a pessoa que está ao meu lado, pode ser que seja (EU) a ficar sem ar e, ao perder a consciência, nada mais poderei fazer por quem está ao meu lado, ainda mais se for uma criança.

Compreendeu?

Nas sessões terapêuticas online, muitas pessoas me dizem assim: “Eric, mas o meu filho tem apenas 10 anos e faço tudo para ele! Chego a ‘tirar da minha boca’ para dar a ele.” Sempre quando ouço discursos como este, penso: “Se ela tirar muito da sua boca, estará fraca para ser quem precisa de ser!!!” Não vamos muito longe… Outro dia atendi um rapaz que estava tendo problemas na multinacional em que trabalhava e sabe o porquê? Ele se dedicou muito à empresa!!! E se você, neste momento, está se perguntando: como assim?, eu explico:

Ele trabalhava demais dentro da empresa e até de madrugada em sua casa. Com isso, passou quatro meses construindo, o que ele chamava, o “funcionário da excelência”. Depois disso, teve um mega esgotamento físico e mental, sua produção caiu e a empresa fez o que? Chamou a atenção dele e, em menos de um mês, o rebaixou de cargo. Não seria melhor ele se manter ativo, “dentro” de um certo limite, onde a sua saúde física e mental fosse prioridade?

Recentemente a ginasta profissional Simone Biles, dos Estados Unidos, decidiu não participar das Olimpíadas e declarou que sua saúde mental era prioridade! Que coragem, que posicionamento magnífico (na minha opinião). Eu lhe enviei uma mensagem, parabenizando-a por tamanha coragem e por mostrar ao mundo o que significa, na prática, “priorizar”.

Sabe quando não nos priorizamos? Quando dizemos “SIM” a todos e, com isso, dizemos não a nós mesmos. Quando comemos porcarias, quando prostergamos decisões importantes, quando investimos em uma formação, em sessões com uma nutricionista, em uma academia e não fazemos, adiamos ou, até mesmo, desistimos. Quando reclamamos, quando usamos o nosso tempo para falar mal de outras pessoas. Quando “fazemos” para que outras pessoas gostem mais de nós!!! (esta última é de matar).

PRIORIZE-SE!!!

#Seliga que priorizar-se está muito longe de ser “egoísta”… Quando você cuida de si em primeiro lugar, significa que estará mais forte para cuidar de todos ao seu redor. Significa que “se ama” e, na minha opinião, é difícil amarmos “o” outro se não nos amamos! E se vai realmente se cuidar, por favor, que seja por completo, né!? Atenção à mente, ao corpo e ao espírito…

Espero que tenha gostado e, se sim, deixe aí um comentário (por favor). Se quiser compartilhe para que outras pessoas tenham acesso a esta mensagem. Lembre-se que duas vezes por mês, eu faço uma palestra online e gratuita, e você poderá se inscrever entrando no link abaixo. Lá poderá ver a agenda e saber quando será a próxima!

Palestras Quinzenais
https://www.ericpereira.eu/pl/