Vamos falar de Traição?- 202/365

Há menos de 2 meses tive um longo papo sobre “traição” com um cliente e falamos de traição numa relação, na sociedade, numa amizade e creio que todas estas traições são dolorosas, machucam e até podem fazer uma pessoa perder o rumo da sua vida. Eu já atendi centenas de casos onde a pessoa traída, ficou sem chão, tudo à sua volta perdeu o sentido e um facto destes acabou arruinando a vida de outras pessoas próximas.

Contudo, nesta dica terapêutica quero falar de uma traição que pouco se fala e penso que a maioria das pessoas acabam traindo e muitas vezes não percebem que o fizeram “ou” como arrumam uma maneira de se livrar da culpa. Elas não percebem e não conseguem corrigir este mal, esta traição e estou falando de quando nos traímos a (nós) mesmos.

Pensa comigo!

Quantas você se traiu e nem se deu conta? Quantas vezes traiu os seus propósitos, as suas verdades para favorecer outras pessoas? Quantas vezes construiu um plano e no meio dele foi lá, traiu-se e estragou tudo? Absolutamente tudo?

Inúmeras vezes eu iniciei projetos que quando foram traçados foram minuciosamente avaliados e no caminho decidi mudar tudo, levando aquele projeto à falência. Na maioria das vezes nem sei porque o fiz, muito menos pra que fiz e depois com o tempo, fui ganhando consciência, fui observando que aquilo era uma traição aos meus próprios valores. Noutras alturas cheguei a me questionar se eu realmente tinha valores alinhados, pois me traindo, trai a minha habilidade em fazer acontecer, trai a confiança de outras pessoas, trai a minha verdade e porquê? Por mais alguns euros? Por 5 minutos a mais de fama? Para mudar de parceria?

Depois de muito refletir sobre as minhas próprias traições cheguei à conclusão que o somatório delas me enfraqueceu muito! Eu tenho um amigo que sempre diz que quando nos traímos a nós mesmos, estamos de alguma maneira vendendo a alma para o diabo (No sentido figurado, ok?!) e é mesmo isso, pois vamos deixando de lado aquilo que acreditamos para fazer o que vai nos encher de vantagens, enquanto na verdade, lá na frente, um pouco mais adiante percebemos que não valeu o preço, pois os resultados desta traição só podem ser uma “decepção” e hoje pode não entender uma ou outra mas o acumular delas nos faz sentir realmente na pele a tristeza de não sabermos onde estamos e onde desejamos chegar.

Às vezes comento nos meus vídeos ou palestras que ainda me sinto no caminho para me trair em casos muito específicos, como eliminar peso e na maioria das vezes quando isso acontece um alarme interno soa e ultimamente tem soado muito alto, então percebo que aquela traição vai me levar justamente onde não desejo ir e volto com “consciência” para fazer a minha parte e continuar aquele plano.

Não sei se alguma vez teve a sensação de “se” trair por qualquer motivo que seja, mas se teve, comece a pensar dia a dia sobre estas atitudes que te levam a cometer esta traição e perceba que na maioria dos casos pode até se sentir bem, pode até ter benefícios imediatos, porém respire fundo, tome consciência do cenário total e perceba se estes benéficos são mesmo apenas imediatos ou realmente podem somar para uma vida mais feliz, pois às vezes somos iludidos pelo “prazer” imediato e esquecemos as consequências.

Isso é como qualquer traição – O homem deixa a esposa com quem estava casado há 30 anos e tem um final de semana maravilhoso com a menina de 25 e depois aquela “fantasia” acaba e ele lembra que não se tratava apenas de um casamento de 30 anos, mas de uma super esposa, companheira, mãe dos seus filhos “e” uma pessoa que sempre esteve ao seu lado.

Algumas “traições” acontecem no calor do impulso, com sangue quente, fervendo, com a ansiedade lá em cima e depois vem o que chamamos de consciência, de pensar com calma, de reflexão.

Eu já fui um dia super, híper impulsivo e hoje penso muito antes de tomar uma decisão, às vezes perco a oportunidade por não decidir, mas prefiro perder algo do que ganhar algo com o extra (Dor de Cabeça) e se respirar fundo e pensar, o dificilmente vai trair os seus valores, as suas ideias, o seu conceito.

Acredite quando eu digo que não vale a pena sequer pensar em trair aquilo em que acredita e que faz sentido para si.

Viva segundo os seus valores, as suas crenças, as suas vontades e faça uma vida tão linda que quando chegar no final e olhar pra trás, poderá colocar um sorriso no rosto e dizer: “Valeu MESMO a pena!”