VAI PAGAR A VISTA OU A PRAZO?

0
108

Ontem um senhor me chamou no Facebook e me perguntou o que era necessário fazer para ser um palestrante de sucesso?

Disse que era especialista em vendas e que gostava de vir para a Europa fazer palestras. Como seguia o meu trabalho e me via viajando muito e horas no palco em Portugal, horas no palco na Áustria, perguntou qual era o segredo?

Primeiro, acho uma pergunta estranha! Já pensei em perguntar para o CEO da Coca-Cola qual a fórmula, mas não sei se deveria, mesmo assim já tive outras pessoas curiosas me fazendo esta pergunta. A minha resposta é sempre a mesma – O Segredo é estar disposto a pagar o preço!

Está disposto a passar parte do seu tempo nos aeroportos? Algumas vezes tendo que tirar os cintos, os metais, o computador para passar no detector de metais, outras tentando entender o idioma das autoridades e explicando que é apenas água que carrega.

Está disposto “ainda no aeroporto” a esperar e esperar e algumas vezes olhar para o painel e ver que o voo está 2 horas atrasado? Às vezes nem tendo lugar para sentar?

Pagar o preço é saber que obrigatoriamente ser um palestrante é estar constantemente com um livro na mão e não estou falando do melhor ângulo para a foto para colocar nas redes sociais, mas dele aberto e os seus olhos percorrendo as páginas e aprendendo para ensinar!

Pagar o preço é estar em formações constantes, aprendendo ferramentas que pode utilizar no dia a dia no palco! E algumas destas formações serão mesmo ótimas e vão somar. Outras ensinarão tudo que não deve fazer e pagar o preço é estar em ambas e saber diferenciar uma da outra!

Ser um bom palestrante é saber como vender a sua palestra, ter bons argumentos, utilizar de maneira eficaz o tom da voz e saber modular entre uma história e outra. Ser um bom palestrante é saber cobrar e ter a certeza que estão pagando por algo que está entregando que vale no mínimo 4 vezes mais do que cobrou!

E estar no palco e ser aplaudido é lindo, mas ser palestrante é ter a certeza que alguns vão abandonar a sala no meio da sua apresentação, outros ficarão até o final para terem mais argumentos para criticá-lo!

É estar na vitrine para receber elogios e críticas e sua reação deve ser a mesma, pois ambos vão ajudar você a ser melhor.

É saber um pouco de gestão, pagar impostos, ser correto e principalmente congruente, pois ser palestrante é vender aquilo que vive e o MAIOR segredo de um bom palestrante é ser ele mesmo, sem máscaras ou truques.

Penso que me entusiasmei neste papo que mais parecia um monólogo, pois estava MESMO afiado com o meu discurso e queria que este senhor compreende-se que subir no palco, viajar a Europa não deveria ser seu único foco, pois todo o processo “ANTES” tinha uma grande importância!

Ele deveria saber se usar o microfone sem fio era o melhor ou se usar o head set era a melhor opção e todos os palestrantes devem ter uma ótima noção do tempo, pois gerir o tempo durante a apresentação irá no final determinar se a mensagem teve começo, meio e fim.

E se o assunto falado era MESMO dominado por ele, ou apenas ele acreditava que aquilo era uma verdade! Comprar “antes” de vender uma ideia é de extrema importância! Imagine eu no palco falando de hipnose, sendo inseguro? Rsss… Jamais conseguiria fazer “por exemplo” uma demostração!

O público normalmente é gentil, porém às vezes é cruel e uma pergunta pode desmontar um palestrante. Quando disse isso vem a pergunta dele: E como não deixar o público agir assim? Logo percebo que pelo tipo de pergunta a sua experiência é menor do que eu pensava… Porém respondo com letras grandes: DOMINANDO O ASSUNTO!

Quando mergulhamos em qualquer processo, temos que estar dispostos a pagar o preço! Alguns pagam à vista! Tendo a consciência de suas escolhas e sabendo que a cada ESCOLHA, terão uma RENÚNCIA! Outros preferem viver o hoje e pagam a prazo… Sua vida vai desmoronando aos poucos e ele fica no caminho em busca de explicações… Algumas vezes compreendendo o porquê disso estar acontecendo e outras perdido no meio da multidão falando: “Porque comigo?” “Porqueeeeee????”

Tudo nesta vida tem um preço! Como diz uma amigo meu “Não existe almoço grátis” e quando o meu MAIOR foco era o consultório, eu chegava a ganhar muitoooo financeiramente, porém eu atendia 9 pessoas por dia de segunda a sábado e no domingo só queria dormir e ficar em silêncio. Durante uns 13 meses a minha vida era ganhar e ganhar e estava perdendo e perdendo e mal sabia eu que chegaria um dia que eu pagaria…

Pagar à vista ou em suaves parcelas é uma DECISÃO que cabe apenas a você, porém não se iluda achando que existe “almoço grátis”!

Desejo uma boa reflexão e que tenha a cada dia uma vida mais consciente!

Até o Próximo artigo e se gostou compartilha!!!

Comente

comments