Um Comportamento leva a outro…. – 187/365

Eu estava indo aos correios e um senhor que andava na minha frente jogou uma garrafinha de água no chão e continuou andando. Eu sem pensar 2 x, peguei, o alcancei e devolvi dizendo: “O Senhor deixou cair” e com sorriso no rosto e ele agradeceu com sorriso (sem graça) e foi com um pensamento! Com certeza este comportamento gera outros comportamentos parecidos e é sobre isso que falarei hoje, espero que esteja atento pois será interessante.

Nós todos fazemos parte das ações que geram outras ações, agora será que prestamos atenção nelas diariamente ou vamos fazendo “por” fazer? O senhor que jogou a garrafa vazia de água na rua deve fazer isso como um (ato) normal sem pensar que está sujando a cidade em que ele mora ou que está visitando “ou” pior, talvez ele esteja achando que sua ação é normal.

Eu lembro uma vez em Curitiba que a “minha” mãe jogou uma latinha de refrigerante na rua e quando chamei à sua atenção ela disse: “Mas tem pessoas que limpam as ruas” e este foi o pensamento dela naquele dia. Falamos muito sobre isso e hoje sei que ela não faz isso nem com um papel de rebuçado e aquela conversa levou à mudança do seu comportamento. Às vezes acredito que quando permanecemos em silêncio diante de uma situação, colaboramos para que ela continue acontecendo.

Quando digo que um comportamento leva a outro é porque todos nós podemos de maneira inconsciente colaborar para uma vida (ruim), para um convívio familiar (péssimo) e até um mundo pior para nós e nossos filhos morarem e não se chateie quando digo isso por favor, pois é muito fácil culparmos os políticos, empresários e seja quem for quando a nossa atitude não é a melhor.

Vou contar algo muito pessoal aqui que me arrependo “e” muito! Eu vivia reclamando no Brasil da corrupção e dos políticos, até um dia que estava indo ao aeroporto buscar um palestrante para um grande evento e fui parado pela polícia e não tinha a carteira de habilitação e o que eu fiz? Ofereci dinheiro para aquele policial permitir que eu fosse liberado e ele aceitou e depois do evento, pensei: “A corrupção começa comigo!” E falar sobre isso, assumir isso não me faz uma pessoa melhor, claro que não, mas pode apostar que me faz um ser humano mais consciente, pois a minha atitude foi tão corrupta e tão violenta quando a de um político que rouba alguns milhões.

Meu comportamento, levou a outro comportamento e assim eu paguei, o policial aceitou e o mal foi feito ali! Já contei isso a algumas pessoas que disseram que eu estava exagerando e acredite NÃO ESTOU! Foi um erro passado, mas foi um erro e não deveria nem de perto pensar em fazer isso.

Eu defendo há muito tempo a questão de estarmos conscientes! Quanto mais conscientes vamos ficando, mais vamos percebendo que podemos dizer não a ações que vão gerar ações negativas e mais ações negativas e vamos na verdade solucionar algo hoje, enquanto uma bola de neve do mal está sendo formada e aumentando o tamanho.

Às vezes aprendemos errado, ouvimos errado e continuamos a fazer errado e se não pararmos para analisar e pararmos a bola de neve, ela vai ganhar um volume gigante e não veremos o quanto estamos colaborando para propagar o mal.

Exagerando as minhas palavras? Pode até achar que sim, porém tenho consciência que nenhuma palavra aqui é um exagero, apenas uma maneira de pensar e pensar em termos consciência sobre os nossos comportamentos pode gerar outros comportamentos que somarão na nossa vida e nas das pessoas que amamos.

Se estou interessando em mudar o mundo? Claro que estou! Se vou conseguir? Claro que não! Porém dia sim e outro também, faço a minha parte e sei que de vez em quando contagio uma ou outra pessoa que ganha consciência e começa a mudar também os seus comportamentos para a mudança do mundo. Eu sozinho posso não conseguir nada, mas e junto contigo? Ehh? Já pensou que depois desta dica seremos 2? E quem sabe amanha você compartilha e poderemos ser 3 e com a dica de amanhã 5? Quem sabe um dia seremos 1000 ajudando outras 1000 a mudar a sua consciência?

Feliz em falar sobre comportamento, consciência e mudanças para vivermos num mundo melhor e se está do meu lado, por favor escreva abaixo: TamoJunto!