Sobrou comida no prato! – 168/365

Esta semana percebi que várias vezes sobrou comida no meu prato e ontem no jantar tomei consciência de que isso era tão bom! Era realmente um mega sinal de que estou transformando algumas crenças antigas, enraizadas e instaladas pela minha mamãe.

Claro que os “críticos de plantão” vão dizer que sobrar comida é desperdiçar e que há pessoas passando fome no mundo, porém se ler com atenção toda a dica, perceberá como é bom quando isso acontece. O “deixar comida no prato” pode ser um sinal importante e podemos usar em muitos setores da nossa vida.

A questão é que venho desde o início do ano prestando atenção naquilo que me faz comer mais do que preciso. Já tive progressos incríveis e mudei absurdamente a minha maneira de me alimentar, porém esta semana tomei consciência de que na minha infância ouvia centenas de vezes a minha mãe reclamando que deveríamos comer tudo e que na África tinha crianças passando fome e que não poderia deixar nada no prato, “até” lembrei do tom dela dizendo: “Quero ver este prato limpinho… nem um grão de arroz.”

Sei que ela tinha as suas boas intenções (naquela época), porém o tempo passou, o prato se tornou maior, eu me tornei maior e continuei a seguir a programação de deixar o prato limpinho, entende onde quero chegar? Fui criado em uma família humilde, pobre e lembro que nunca passamos fome, mas nem todos os dias a mesa era farta e quando era, comíamos todos muito. Na última vez que a minha mãe esteve aqui me visitando, falamos muito sobre isso, sobre comer muito! Parece que todos nós aprendemos a comer até ficar muito cheios.

Interessante é que mudando a minha alimentação, diminuindo a minha ansiedade, prestando atenção naquilo que coloco no prato ou ingiro, ficou muito claro que vivi anos da minha vida no piloto automático e hoje me sinto MESMO muito melhor. E sabe o que é mais interessante? Tenho levado este conceito para outros setores da minha vida e este mergulho tem sido brutal. Experimente você também!

Já parou alguma vez para pensar que você é hoje o resultado de uma série de crenças que foram instaladas na sua mente desde que você nasceu? Quando eu fui me tornando adolescente, comecei a pensar porque é que comer tudo e deixar o prato limpinho, ajudaria as crianças que passam fome na África?! Não ajudava, mas apenas hoje adulto é que percebi que ali estava sendo instalada uma “culpa” que não era minha!

Somos programados (sem intenção), na maioria das vezes pelos nossos pais, induzidos pela sociedade, hipnotizados pelo marketing e aos poucos vamos nos tornando reféns de uma força invisível que nos movimenta dentro de um padrão automático a que chamamos de vida.

Muitos de nós fazemos o que fazemos e nem percebemos o real significado das nossas ações, dos nossos sentimentos e quando vou mais fundo em um papo, percebo que os meus clientes nem sabem o real significado daquilo que está acontecendo nas suas vidas! Alguns nem sabem o que significa “propósito de vida”, outros estão perdidos entre sonhos e metas e atiram para todos os lados, sem enxergar claramente o alvo. E ainda para (piorar) o cenário, acreditam que o importante é agir, é colocar ação é chegar em primeiro lugar, MESMO quando nem sabem onde é EXATAMENTE o primeiro lugar!

Incrível, né? Incrível mesmo é quando percebemos que todas estas alucinações diárias que nos conduzem a sentimos algumas vezes frustrantes e nos prendem a uma teia de sofrimento, são produzidos por uma combinação de fatores que vêm desde lá trás. Às vezes nos sentimos perdidos por não sermos melhores, choramos compulsivamente por não encontrarmos a resposta e a vida vai se tornando um “perigoso” jogo de “quero ser mais magro, mais alto, mais velho, mais novo, mais rico, mais espiritualizado, mais amado, mais aceite, mais mulher, mais homem, melhor mãe, funcionário do mês, milionário” e por aí vai….

Uma insatisfação, atrás da outra!

No mundo “online” muitas pessoas aprenderam a usar máscaras lindas bordadas à mão e esculpidas para transmitir tudo (MENOS) a verdade! Pessoas se chateiam por não terem mais likes, outras dizem com sorriso no rosto que já possuem 5000 amigos e canso de ouvir pessoas me chamarem de “amigo” sem nunca terem estado sentados no sofá da minha casa. Claro que temos uma oportunidade de conhecer pessoas, mas não podemos esquecer que existem valores que nunca saíram de moda….

Sobrou comida no prato! Que bom! Juro que fiquei feliz em estar consciente e perceber que ali morava uma verdade absoluta. Tenho encontrado ao longo da minha vida “outras” verdades absolutas e tenho trabalhado para descobrir a origem, compreender o poder que elas exercem na minha vida e ao perceber isso, ao tomar consciência disso, tudo se torna claro e vou clareando mais, vou iluminando mais e vou percebendo o quão poderoso é termos a oportunidade de abandonar aquilo que não soma na nossa vida, aquilo que não nos ajuda a crescer e a evoluir.

Descobra você também as palavras, as frases, os gritos lá dentro do inconsciente que de alguma maneira limitam você de ser mais feliz e NÃO FUJA! Olhe nos olhos dos seus medos, olhe no fundo da alma das suas verdades e não tenha nenhum medo em perceber que não eram verdades absolutas…. Mudar, transformar, se conhecer pode ser a melhor coisa que pode fazer por sí!