Seus pensamentos somam ou travam sua vida?

0
492

Olá!

Aqui é o Eric e obrigado por estar aqui comigo em mais um artigo para aumentar a nossa reflexão e hoje o mergulho será interessante, pois vou abordar um tema de grande importância para o nosso crescimento, Os nossos pensamentos!

Pensamos o tempo todo, 24 horas por dia, 365 dias da semana, acordados, dormindo, estamos sempre pensando… Às vezes a nível consciente, às vezes inconsciente. Em alguns momentos de maneira linear e outros abstratos e inúmeras vezes pensando muito, de maneira acelerada, facto que muitas vezes nos leva à exaustão (eu já tive algumas) ou crise de ansiedade (nunca tive), mas tenho inúmeros pacientes que possuem.

Provavelmente já ouviu dizer que tudo começa na mente, que pensamos, depois sentimos e muitas vezes colocamos (ou não) ação a seguir e este é um dos maiores motivos para estarmos juntos aqui hoje falando sobre pensamentos.

Eu gosto de pensar que meu maior trabalho como terapeuta é treinar a mente das pessoas para que elas próprias possam provocar a “cura” de suas feridas emocionais e desta forma a minha intenção maior, independente da “queixa emocional”, é ensiná-los a pensar de maneira correta e até arriscaria em dizer com toda educação “e” carinho, a reeducarem a mente.

Hoje acordei muito cedo e enquanto ia para o banho, meus pensamentos já estavam na minha meditação e no que tinha que fazer hoje (organizar agenda de consultas, gravar um áudio, gravar podcast) e por aí vai e em todos estes pensamentos, a minha tela mental era de que correria tudo bem e a sensação física era incrível, pois amo fazer o que faço e principalmente como eu faço, agora imagine se eu fosse destas pessoas insatisfeitas nível 15 (de 1 a 10) rss, estaria me arrastando para o banho e reclamando de tudo e de todos e me conhecendo como conheço, ainda estaria construindo historinhas para adiar algo.

Compreende o que quero dizer aqui? Tudo, absolutamente tudo começa no pensamento e diria “no sentir” e acho que estes dois andam tão juntos que muitas vezes o pensar e o sentir (pelo menos pra mim) chegam rápido, são velozes, juntos “quase” que imediatos! Eu desde que me especializei em hipnoterapia e que mergulhei no uso da auto-hipnose, ficou muito claro que um dos grandes segredos com absoluta certeza era saber gerir meus pensamentos e SIM, não acho que seja uma tarefa fácil no início, mas com alguma disciplina e persistência, conseguimos sempre.

Quando estou fazendo uma sessão de avaliação (ouvindo a queixa emocional), presto muita atenção em como a pessoa descreve seus pensamentos e na maioria das vezes elas descrevem apenas suas ações (ou a falta delas) e vou perguntando, puxando para me dizer o que vem antes “da ação” e em quase 100% dos casos são realmente pensamentos menos bons e o curioso é que muitas vezes nem elas percebem isso, apenas vão pensando, construindo seus pensamentos, misturando realidade com ilusão e ainda às vezes colocam uma pitadinha de medo ou ansiedade para piorar o quadro geral.

Conheço imensas pessoas negativas, algumas em um nível pequeno, outras em um nível absurdamente exagerado, do tipo, nadaaaaa acontece de bom na minha vida e também tenho certeza que estas pessoas “exageradamente negativas” nutrem pensamentos ruins, pensamentos que travam suas vidas, que deixam tudo negro, tudo escuro, tudo estranho (infelizmente) – Às vezes são assim, porque vieram de uma família assim também com esta visão pessimista, muitas vezes foram alimentadas pelo vitimismo, pelo pessimismo e tiveram “implantado” em suas mentes os piores cenários, sendo assim como elas vão conseguir enxergar melhor, se passaram uma vida enxergando assim, tal como foram educadas?!

Claro que para mudar a perspectiva elas precisam começar a conviver com pessoas realmente positivas que sabem dar a volta aos acontecimentos, elas precisam alimentar a mente de uma maneira mais prática – Um bom exemplo aqui é o #podcast365, recebo centenas de mensagens semanalmente e muitas destas mensagens têm relatos dizendo que os podcasts têm contribuído para um pensamento diferente, mais positivo e outras que até dizem ter rompido barreiras complicadas depois que começaram a ouvir o podcast! Incrível, né?

Estes 21 anos de trabalho me ensinaram muitas coisas, mas a mais poderosa é que todos nós podemos transformar qualquer processo, se acreditarmos e “o” acreditar começa por onde? Claro que pelos nossos pensamentos.

Existem inúmeras maneiras de construirmos pensamentos positivos, ouvir podcasts, assistir palestras sobre desenvolvimento pessoal, ler bons livros, meditar de manhã, fazer auto-hipnose com mais frequência (aprender auto-hipnose) pode transformar sua vida!

Então, seus pensamentos somam ou travam sua vida? Responda aí nos comentários e compartilhe este artigo para que outras pessoas possam pensar um pouco sobre isso e decidirem em que campeonato elas realmente desejam jogar!

Abraços Hipnóticos e até o próximo!

Eric Pereira
Fundador do Instituto Ponto de Equilíbrio
Coach e Hipnoterapeuta
WhatsApp +351 912607888

Comente

comments