Será que é DRAMA? – 142/365

Às vezes dou por mim fazendo uma cena e logo páro, tomo uma inspiração e penso: Será que estou dramatizando? Acredito que todos nós em algum momento já dramatizamos uma situação na intenção de transmitir de maneira um pouco mais intensa o que estamos sentindo, né?

Algumas pessoas até dramatizam o tempo todo, pois acreditam que para a outra pessoa compreender a “situação” ela precisa chorar, mudar o tom de voz e quem sabe até se atirar no chão para (vender) melhor a sua ideia! Isso me faz lembrar as crianças quando querem algo. Elas choram, se jogam no chão e demonstram isso com toda a sua criatividade e determinação.

Agora quando (eu) me pego dramatizando alguma cena logo penso, porque estou fazendo isso? Costume que trouxe da minha família? Lembranças enraizadas da minha infância? Falta de capacidade de me comunicar ou existe algum lado meu que se expressa desta maneira por não conseguir se expressar apenas com palavras? Falta de recursos internos e nesta falta eu preciso fazer da situação uma novela mexicana?

Não sei ao certo que motivos levam as pessoas a fazerem um filme dramático de uma situação que não merece nem uma lágrima ou nem usarmos tantas expressões assim em nosso rosto! Talvez e só talvez tudo o que precisamos é de um pouco de coragem, de colocarmos a nossa opinião, um pouco de verdade, de olhar nos olhos e aprendermos a nos colocar diante daquela situação.

Olha que brutal isso – Nos colocarmos diante da situação! Não é brutal? Porque situações estão sempre acontecendo na nossa vida e isso é um facto, agora a maneira como nos posicionamos é que faz mesmo a GRANDE diferença! Nos escondermos, chorarmos e contarmos ao mundo que aquilo aconteceu na (tentativa) de justificar o seu sofrimento, não resolverá a situação ou dará alívio! Dramatizar, repassar dezenas e até centenas de vezes a história apenas irá fortalecer o padrão e interiorizará dentro de ti um ritmo (menos) bom.

Não sei se na sua vida existe muito drama ou se consegue encarar a vida de uma maneira mais realista, mais bela. Não sei também se tem a vida como um filme triste de suspense, mas a questão é que, tal como eu, você tem as mesmas oportunidades de transformar e podemos nos sentar, contar historinhas e nos lamentar ou podemos virar a mesa e focarmos em desenharmos a vida exatamente como desejamos.

Eu reuni aqui X dicas para ajudá-lo a se livrar de uma vez por todas de uma vida dramática e sofredora. Espero que aproveite cada uma delas:

1. Pare de ser vítima

Ok! Às vezes o papel de vítima cai bem em qualquer pessoa porque sendo vítima temos ganhos secundários e recebemos alguma atenção extra e carinho. Porém, se para recebermos esta atenção precisamos viver no papel de vítima e eu garanto que não vale a pena, pois ser vítima é deixar de assumir a responsabilidade e isso significa deixar de aprender, deixar de evoluir e eu tenho certeza que não quer isso, certo?
Pare de ser vítima da vida e assuma as rédeas dela e conduza-a como se deve.

2. Não leve tudo para o lado pessoal.

Tenho uma notícia e não sei bem como dizer, pois, tenho medo de lhe decepcionar, mas o facto é que o mundo não gira em torno de você, ok? Pronto falei! Rsss.
Tem pessoas que levam tudo o que acontece para o lado pessoal achando que o mundo gira em torno delas! Então pode ficar mais tranquilo, pois nem tudo está diretamente ligado com o facto de você existir.

3. Conte menos sobre a sua vida

Ultimamente com as redes sociais tão em moda, as pessoas tendem a se expor mais e contam ao mundo tudo o que fazem. Eiiii! Aprenda a partilhar algumas coisas e outras procure guardar para si ou conte apenas às pessoas de muita confiança. Nem tudo precisa de contato, pois algumas coisas ao serem contadas no calor da ansiedade e depois não chegam a se concretizar. Isso tira algumas pessoas do sério. Elas fazem um verdadeiro drama disso e acabam se frustrando, então aprenda a ficar mais em silencio .

4. Evite participar do drama de outras pessoas

Evite companhias dramáticas para não viver um drama que nem é o seu e aprender a replicar emoções que nunca vão construir a sua vida. Às vezes queremos ajudar e mergulhamos “dentro” do drama daquela pessoa, vivenciamos as suas dores, causando danos na nossa saúde mental sem nem se quer percebermos que aquele drama, aquela situação real ou não, nem é nossa.
Ajudar alguém é muito diferente de tomarmos para nós aquela dor.

5. Tenha hábitos positivos

Já está comprovado que pessoas com hábitos positivos tendem a fazer menos drama das suas vidas, pois elas alimentam a mente com cenas prósperas, interessantes, entusiasmadas e não perdem tempo com nada que vá limitá-las ou vá tirá-las do foco de ser mais feliz.

Aprenda a construir no seu dia a dia hábitos que elevem o seu padrão, que o arranquem da zona de conforto, que o ajudem a pensar de maneira diferente e tenho certeza absoluta que não terá tempo para mimimi.

Espero que a dica de hoje tenha sido interessante e se puder deixar o seu comentário abaixo, ficarei feliz em saber se o ajudou de alguma maneira! Lembre-se que são os seus comentários e partilhas que me entusiasmam a continuar a escrever. Então comente e compartilhe para ajudarmos outras pessoas a aliviarem as suas dores emocionais.