Saída de Emergência – 114/365

Alguma vez já observou que em todos os lugares fechados existe uma saída de emergência? Na verdade, existem leis em todo o mundo para estas saídas de emergência. Esta semana eu vim no avião sentado exatamente na saída de emergência e claro que a minha mente me levou a associar estas saídas de emergências à nossa vida diária. Espero que entre de cabeça nesta dica terapêutica comigo e relaxe, pois qualquer coisa pode usar a saída de emergência.

Da mesma forma que os locais fechados possuem obrigatoriamente uma ou mais saídas de emergência para o caso de algum problema ocorrer, acredito que deveria ser também obrigatório aprendermos desde a infância onde está a “nossa” saída de emergência e se por algum momento ficou confuso, já esclareço!

As saídas de emergência existem para ser uma opção caso o caos seja instalado e as pessoas ali precisem de ter uma opção de fuga, ok?! Imagine se o prédio que você mora pega fogo, não vai usar os elevadores, correto? As indicações das saídas de emergência normalmente são pelas escadas. Lembro de uma notícia horrível no Brasil, quando uma casa noturna teve problemas e muitas pessoas morreram queimadas e não sei muito sobre a origem do fogo, mas assisti uma matéria na época feita pelo Gugu Liberato, em que ele falava sobre as saídas de emergência da casa noturna e as indicações que não eram muito claras. Apesar de não ter acompanhado o desenrolar da história, sei que algumas pessoas morreram queimadas e isso chocou o país.

E quando nós entramos em colapso? E quando nós nos sentimos encurralados, como sabemos qual é a saída de emergência mais próxima se a maioria das pessoas nem sabem o caminho até esta saída de emergência?! Ehh? Compreende a minha ideia? Quero que entenda o PODER desta metáfora, ok?!

Todos nós (penso EU), temos um momento na vida em que entramos em sofrimento ou nos sentimos “menos” bem e a maioria das pessoas, tendem a piorar ao invés de melhorar, pois não sabem exatamente o que fazer e como fazer. Elas vão (tentando) sair das suas crises emocionais utilizando as suas experiências que às vezes nem são as melhores e ao invés de saírem, entram mais naquele estado ou saem e voltam e a vida se torna uma gangorra de emoções que penso ser o pior.

Nestes anos entrevistando pessoas em consultório, descobri que muitas delas quando ficam mal, apenas ficam mal, choram, reclamam, culpam Deus, desabafam com uma amiga ou amigo e nem sempre recebem os melhores conselhos. Eu sei que a intenção normalmente é boa, mas vem acompanhada dos filtros da outra pessoa e isso nem sempre convém, já que somos únicos e cada um possui uma experiência, né? O que serve para mim, pode não servir para ti.

Agora que precisamos de uma saída de emergência, ahh sim, precisamos e vou compartilhar contigo alguns hábitos que uso hoje na minha vida e que a cada dia têm ficado mais frequentes. Eu indico para os meus clientes e eles têm gostado e colocado em prática, mas lembre-se que estas “saídas de emergências” pode não fazer sentido para ti, talvez precise construir as suas e está tudo certo se precisar construir “ou” ajustá-las à sua vida, desde que o faça, pois o importante no final é a prática.

Um dos hábitos que gosto é meditar! Não sou nenhum Guru Indiano com mega capacidade, porém gosto de pensar que toda vez que fecho os olhos e medito, com absoluta certeza abro uma porta e saio de dentro de mim e vou ali fora respirar. Isso faz com que ao voltar deixe (lá fora) um pouco do que “antes” me incomodava, entende? Imagina saindo pela saída de emergência e respirando por alguns minutos e depois voltar para a vida normal. Eu costumo meditar cerca de 30 minutos, mas quando comecei tinha como meta 5 minutos diários e durante 90 rigorosos dias fiz e foi muito bom.

Outro hábito que me leva à minha saída de emergência é escrever! Todos os dias (como sabe) escrevo uma dica terapêutica e mesmo recebendo dezenas de mensagens de agradecimento todos os dias, sou sempre mais grato, pois escrever de alguma maneira me ajuda imenso. É como se eu estivesse todo tempo (que escrevo) fora de mim, do outro lado desta “saída de emergência” e isso faz mesmo uma diferença incrível no meu dia. É por este motivo que procuro sempre escrever as minhas dicas logo cedo, para que a mensagem também permaneça dentro de mim.

Recomendo que escreva diariamente e mesmo que não seja uma dica terapêutica, que seja algo para você se sentir bem…. Que seja uma espécie de terapia, onde pode desabafar e colocar pra fora algo que acredite que vai ajudá-lo a visualizar a sua saída de emergência. Eu sempre gostei de escrever, me lembro de ter diários quando adolescente e com o tempo, o amor foi aumentando e hoje cá estou escrevendo sem parar, rumo ao segundo livro.

Outro hábito que somará muito na sua vida, e este estou fazendo há pouco tempo, porém já sinto resultados, é diariamente durante 1 minuto apenas fazer gestos de muito entusiasmo! É como se olhasse no espelho e vibrasse em uma intensidade tão grande, tão especial que todo o seu corpo compreendesse imediatamente a sua “postura” diante da vida! E vai compreender. Mexa os braços, sorria, mexa a face, coloque emoção, feche os punhos, pule, faça movimentos realmente brutais!

Esta dica é super valiosa e poderia até chamá-la de dica de ouro! Coloque-se diariamente em frente ao espelho e vibre, como se tivesse acabado de ganhar a maratona da sua vida! Não precisa gritar (mas pode), mas a ideia é mostrar para a sua mente, para uma parte sua que está entusiasmado e não importa se está ou não! Eu fiz hoje pela manhã e coloquei como meta fazer este poderoso exercício até o dia 31/12 …e farei! É apenas 1 minuto que poderá transmitir a mensagem certa para a sua mente. Experimente!

Enfim, lembre-se que algumas vezes somos abertos e colecionamos momentos felizes e outras somos fechados e por algum motivo interno ou externo, nos entristecemos e não estou dizendo que temos que sorrir em tempo integral, nem viver como se estivesse em um concurso de Miss palhaçada 2018, porém se em algum momento este “fechado” for desconfortável, lembre-se que tem uma saída de emergência que pode ser usada sempre que desejar e para que ela funcione perfeitamente quando precisar, por favor tenha hábitos saudáveis e ela estará ali, bem sinalizada sempre que precisar.

Gostou MESMO desta dica terapêutica? Sentiu que ela foi útil para você? Então compartilhe para outras pessoas terem acesso a esta informação!

Já sou grato por me ajudar a espalhar a mensagem!