Quem é a pessoa mais inteligente da mesa? – 122/365

Dicas Terapêuticas

Ontem eu estive almoçando com duas pessoas muito inteligentes! Uma delas já conheço há anos do Brasil e tive o prazer de reencontrar aqui na Espanha. A outra conheci ontem e foi um almoço muito focado em temas interessantes. Falamos sobre economia, política e sobre a energia que move o mundo. Fiquei realmente fascinado pelo que ouvi, depois fiquei pensativo e me senti feliz por estar em uma mesa onde eu não era a pessoa mais inteligente.

Quem é a pessoa mais inteligente na mesa que você senta? É realmente muito importante sentarmos em mesas onde existam pessoas com conhecimentos mais elevados que os nossos, pois é exatamente neste momento que aprendemos e que ganhamos a possibilidade de entrarmos em universos que até aquele momento eram desconhecidos.

Eu durante muitos anos “respirei” apenas hipnose e programação neurolinguística e as vezes me abria para o coaching e o comportamento humano. Aos pouco fui me interessando por outros temas mais “espirituais” e depois fui colocando o meu pezinho em lugares que jamais imaginei colocar. Pra mim era muito claro que os meus maiores processos de evolução aconteceram quando eu estava diante de pessoas que sabiam mais que eu e que poderiam colaborar imensamente com a minha vida e por isso também aprendi a ser grato.

Eu já cometi o (grave) erro de querer ser o mais inteligente da mesa e talvez naquela época eu precisava desta atenção. Até hoje muitas vezes eu sou o mais inteligente da mesa, mas o contexto não é aparecer ou exercer autoridade e poder sobre ninguém, muito pelo contrário, quero compartilhar, ensinar e somar na vida das outras pessoas, porém sempre que tenho a oportunidade busco outras mesas para que eu possa aprender e faz todo o sentido, pois se queremos estar em pé ensinando, temos que sentar e aprender também.

Na vida somos todos professores e alunos e estes papéis que se invertem a toda a hora, fazem mesmo a grande diferença na vida daqueles que conseguem enxergar isso e que desta maneira sentem prazer quando estão ensinando e mais ainda quando estão aprendendo. Eu me senti MESMO realizado, pois além de ouvir dois grandes mestres a falar, eu descobri um desejo maior por aprender sobre um determinado assunto que jamais sequer tinha pensando e isso só foi possível porque ouvi das pessoas certas e, o mais importante, da maneira certa e provavelmente no momento certo.

Então, que tal começar a procurar as mesas certas para aprender, ehh?