Proteja os seus PENSAMENTOS! – 148/365

Há uma semana tive um problema de saúde relacionado com os meus intestinos e o médico me recomendou alguns antibióticos por duas semanas. Percebi no 10º dia que tanta medicação estava me dando uma forte dor de estômago e a minha secretária me disse que tinha uma medicação para proteger o meu estômago. Logo no primeiro dia que tomei a dor desapareceu e comecei ontem à noite a pensar o que poderia ajudar os meus leitores a proteger os seus pensamentos? Então a dica terapêutica de hoje será exatamente sobre isso…. Proteção!

Acredito que todos nós em algum momento da nossa vida, passamos por momentos menos bons e permitimos que pensamentos menos bons tomem conta do nosso diálogo interno e isso pode nos levar a situações menos favoráveis, até a decisões mal pensadas que depois passaremos uma vida inteira nos arrependendo.

Porém, o pensamento é rápido, ágil e não conseguimos (sempre) controlá-lo e isso nos coloca em uma situação de altos e baixos. Agora e se conseguíssemos proteger, blindar os nossos pensamentos? Como seria tudo isso? Eu hoje acredito que esta será uma daquelas dicas terapêuticas MESMO poderosas.

Aqui vão X sugestões para ajudá-lo a proteger os seus pensamentos:

1- Identifique-os

Antes de falarmos em protegê-los é importante saber quais os pensamentos está tendo! Comece a observar se pensa mais positivo ou mais negativo, se pensa muito em situações que jamais vão acontecer ou se possui pensamentos prósperos….
Não podemos transformar o que nem sabem se precisa ser transformado, entende isso?
Às vezes fazemos filmes na nossa mente de situações que não estão acontecendo, que jamais aconteceriam, mas por algum motivo nos perdemos e começamos a construir filmes porque ligamos alguns pontos que NEM POSSUEM conexão, mas os nossos filtros começam a ligar. Pense nisso!

2- Selecione-os

Uma vez identificando-os, procure perceber se vale mesmo a pena ter todos estes pensamentos confusos dentro do azul escuro da sua mente e procure selecionar aqueles que merecem ocupar a sua mente e os que devem ser descartados e comece a mudá-los. A minha sugestão é que mude imediatamente! Eu quando tenho algum pensamento indesejado, imagino imediatamente um X vermelho em cima daquele pensamento e se ele insistir em voltar, imagino-o preto e branco, mais branco, mais branco, totalmente branco até desaparecer! “Mas Eric isso é estranho!” Ok! Mas funciona.

3- Desacelera

Eu vivo uma vida altamente acelerada, mas existe alguns horários onde faço questão de desacelerar a minha mente – Da hora que acordo até chegar ao Instituto Ponto de Equilíbrio, na minha hora de almoço e principalmente quando chego em casa e 2 horas antes de dormir é mesmo fora das redes sociais, sem falar ao telefone e procuro relaxar, pensar coisas boas.

4- Pra cama não!

Já faz muito tempo que decidi não levar nenhuma questão (não) resolvida para a minha cama! Não, Não! Pra minha cama levo o meu corpinho, a minha paz, o meu sono… Antes de dormir, acendo um incenso, vejo às vezes um vídeo de piadas ou de desenvolvimento pessoal, leio algumas página de um livro, mas não levo pensamentos e nada que vá me roubar a noite de sono e independente do que possa estar acontecendo, os meus finais de semana são sempre “sagrados”. Às vezes estou dando formação de hipnose e amo dar aulas, porém, os meus finais de semana são MESMO blindados e se sentir necessidade, até desligo telefones, mas preciso descansar e recarregar as baterias.

5- Qualidade da Informação

Muitas pessoas me dizem que são estudiosos, mas a minha pergunta é: “Que tipo de informação esta absorvendo?” Pois ler sobre desgraças, crime e problemas não contribui para que possa melhorar a sua comunicação interna, muito pelo contrário, contribui para ser negativo. Busque livros, vídeos, lives, dicas terapêuticas, grupos de estudo e tudo o que possa contribuir para se sentir melhor e muito melhor.

Eu ouço muitos podcasts ao caminhar, nas minhas viagens e sempre estou alimentando a mente com o que realmente contribui para o meu processo de evolução!

6- Aproveite o seu tempo

Eu pego 4, 5 aviões por mês e às vezes mais. Sei que tenho tempo dentro do táxi/uber, no aeroporto à esperar e durante as viagens, então seleciono sempre com antecedência e organizadamente o conteúdo que quero estudar. Por acaso nesta minha vinda para Lisboa separei um livro de Filosofia que estou estudando e ainda baixei 4 podcasts do Budismo engajado para ouvir uma monja falar sobre alguns temas interessantes. Tenho sempre ouvido o que ela fala e tenho gostado, tem contribuído. A minha regra é simples, percebo que soma, eu ouço e recomendo! Percebo que não soma, eu sumo dali e vou em busca do que pode somar na minha vida.

7- O que anda ouvindo das pessoas?

Cuidado com o que as pessoas dizem pra você, ok? Pois muitas pessoas têm um hábito de pegar as suas experiências frustradas, fazer alguns ajustes e de repente venderem para nós em um lindo papel de presente por um valor absurdo e que não vale absolutamente nada! Depois de aprender esta lição às vezes eu preciso pagar para não ter aquele conselho, para não ter que ouvir aquela opinião.

Atenção! Estamos falando da sua vida e algumas pessoas amam “envenenar”, distorcer factos, contar histórias desencontradas ou simplesmente AUMENTAR aquilo que antes era do tamanho de um grão de areia e elas com suas habilidades, constroem uma casa com um grão.

Proteja os seus pensamentos! Hoje! Agora! Não deixe para amanhã…. Limpe completamente a sua mente….