POSTURA! – 200/365

Hoje estamos avançando para a dica número 200! Para algumas pessoas 200 não representa nada, para outros é dica que não acaba mais e eu deste lado confesso que fico é feliz pra c@ra/#0000!!! Para comemorar esta marca de 200 dicas escritas nas redes sociais e no meu blog, vou falar sobre “POSTURA” e provavelmente já tenha falado sobre a importância da postura em uma dica ou outra. Eu sempre digo para os meus alunos, futuros Hipnoterapeutas o mesmo e peço por favor a sua atenção, pois o mergulho será profundo.

Eu estava em Campinas no interior de São Paulo, no Brasil, quando a minha professora Beth Erickson falava sobre a postura do terapeuta e aquela parte específica do curso me chamou muita à atenção, pois ela falava com tanta autoridade no assunto que sentia que falava diretamente com a minha alma e “vendia” a ideia da postura como se fosse algo quase que obrigatório para se ter sucesso.

Nunca mais esqueci aquelas palavras e ao longo do tempo fui compreendendo melhor aquela aula e foi construindo uma postura como terapeuta. Descobri que muitas das coisas que aconteciam na minha vida, antes de mais nada necessitavam de uma postura tanto fisiológica, quando mental para enfrentar o facto e sem esta “postura” forte e firme, a sensação de fraqueza era tão grande que mal conseguia enfrentar a vida.

Aos poucos fui compreendendo melhor a questão da “POSTURA” e ensinando meus alunos e clientes. Hoje quero ajudá-lo a ter postura diante dos factos que acontecem e quero que compreenda o que quero dizer sobre ter postura para que o mergulho seja realmente profundo e tire o maior proveito.

Aprendi que nunca é o que (nos) acontece, mas como reagimos a tudo aquilo que nos acontece e aí a postura entra muito bem! Quando algo acontece e não fazemos nada ou nos afastamos, corremos em direção contrária da solução, não podemos esperar que os resultados sejam bons, não é verdade? Agora, quando mantemos uma postura firme, enfrentamos a situação, respiramos fundo e andamos a favor da solução, os resultados são sempre melhores e o que determina isso é a nossa postura!

Acredite ou não, a postura representa muito diante de uma situação! A postura mental nos ajuda a compreender, a enfrentar e a fisiológica mostra para todo o nosso corpo que estamos ali, firmes e fortes diante daquela situação para a resolvermos.

Outro dia vi uns daqueles livros de banda desenhada com o Snoopy e Charlie Brown, em que o Charlie Brown andava de cabeça baixa e a legenda dizia que ele estava vendo apenas um ângulo da vida. Eu adorei, pois é isso mesmo, com aquela postura corporal, ele jamais conseguiria “SENTIR” a solução e coloquei em letras maiores justamente para destacar, pois o sentir é que faz toda a diferença. Se quer mandar uma mensagem para a sua mente que o mundo está mal e que nada está dando certo, a postura é mesmo esta, ombros caídos, olhar baixo, olhando para o chão e andando devagar!

Agora se deseja mandar uma mensagem de que está tudo sob controlo, é levantar a cabeça, manter os ombros firmes, respirar fundo e observar o que realmente está acontecendo e por favor tenha uma atenção especial aqui, pois não estou dizendo que desta maneira tudo será resolvido, mas afirmo sem medo de errar que as chances são muito, muito maiores desta maneira.

Mantermos uma postura diante da vida manda um recado para as pessoas que convivem connosco! Manda a mensagem certa para a nossa mente e, sem nenhuma dúvida, manda uma mensagem para aquilo que desejamos enfrentar e no final nos faz muito, muito bem.

Eu atendo cerca de 8 pessoas diariamente e a maioria tem sérios problemas com autoestima, depressão, ansiedade, pânico e 100% delas estão mandando a mensagem errada para a sua mente! A maioria delas está dizendo para si mesma que não conseguem estar sozinhas, que não são merecedoras, que não podem avançar mais e que se sentem sem força para “ENFRENTAR A VIDA”. Caraças! As mensagens erradas são muito fáceis de serem confundidas e isso nos leva mesmo à beira de uma queda sem fim.

Observe a sua postura! Corrija 100 x ao longo do dia se for necessário, respire fundo e mais fundo ainda se necessário for, okok! Porém jamais desista de enfrentar os seus desafios, os seus medos, os seus bloqueios! JAMAISSSSSSS permita-se acovardar diante de qualquer cena que surja, pois se fizer isso uma única vez, será eternamente refém por toda a sua vida!

Vire o jogo! Mude tudo! Sinceramente, manter a postura certa é, sem nenhuma dúvida, o início!

Há uma frase do William Shakespeare que gosto muito que diz o seguinte: “Nossos corpos são nossos jardins…nossas vontades são jardineiros.”