O MAIOR DESAFIO NA VIDA ACADÊMICA

ESTIVE NO PALCO DO EVENTO “SAÚDE MENTAL E PSICOLÓGICA NA VIDA ACADÊMICA” NA COIMBRA BUSINESS SCHOOL NO POLITÉCNICO DE COIMBRA E FOI MUITO BOM FALAR PARA TANTOS ALUNOS.

Como combinado, a cada palestra, falaria para vocês e…

Preciso dizer que ontem foi, realmente, uma experiência incrível dividir o palco com a

Drª Isabel Soares, Docente de Neurociência da ESTeS, A Drª Helena Moura da CAP SAS IPC e a Drª Mariana Ribeiro, Psicóloga, nosso foco era ajudar os académicos a perceberem um pouco mais sobre a “pressão” que enfrentam e, de alguma forma, ajudar no processo de aliviar…

 

1

Apresentei a minha palestra focada em quatro pilares que julgo serem importantes, que são muito frutos da experiência que em atender académicos que, na maioria das vezes, me procuram para falar sobre a falta de concentração, os medos e até a as frustrações devido às gigantescas expectativas que criam em todo o período curso sobre diversas nuances.

No primeiro pilar falei sobre a “DISTRAÇÃO” que não tem sido apenas um problema para os académicos, mas para todas as pessoas neste momento atual, onde cada vez mais, somos levados a nos distrairmos, depois passei pela “FALTA DE PROPÓSITO”, onde a minha narrativa se concentrou em como vivemos a vida sem “vivermos de propósito”, parece que a maioria das pessoas vivem por viver, acreditam no acaso e deixam que a vida as surpreendam e SIM, quando não temos um propósito bem defino ela vive nos surpreendendo, mas nem sempre é de forma positiva.

No terceiro pilar apresentei um pouco de uma das dificuldades em que mais trabalho em consultório que é a programação mental inserida na infância, alimentada e validada para nos engessar, na maioria das vezes, e fechei falando sobre a importância de fazermos ajustes, e aqui é que mora a solução, quando nos esforçamos para ganhar consciência.

Mesmo ainda falando sobre outras pequenos pontos que somam no dia do académico, a clareza mental pra mim é uma das mais importantes, pois se deixarem são engolidos por tantas informações desencontradas, críticas familiares, pressão do curso e, como habilidosos malabaristas, vão tentando se equilibrar, mas o problema desta ginástica toda é que basta cair uma peça que todo o cenário é desmoronado em questão de segundos.

Finalizei com a importância de colocarmos MOVIMENTO em nossas vidas, pararmos para descansar, se for necessário, mas jamais desistirmos de nossos sonhos. Bom, sinceramente, sai de lá com a sensação de missão cumprida, como sempre, disponível para cumprir esta missão que faz parte de mim.

Você está congruente com a sua missão?

Está se preparando para ela?

 A questão é que se nunca nos disponibilizarmos para esta preparação passaremos uma vida vivendo a vida que não queremos, sonhando com sonhos que nem são nossos, reclamando de tudo e de todos e dizendo ao mundo que não temos sorte.

Você está fazendo a sua parte?
Sim, eu estou!

Seja nos palcos, seja gravando dicas terapêuticas para as redes sociais, seja aqui, compartilhando meus textos e em todos os livros que escrevo. Gosto de pensar “e” de acreditar que de alguma forma e em algum momento cheguei a mais pessoas e salvarei vidas e por mais forte que parece isso, salvar vidas é a minha prioridade.

Até a próxima e se gosta, compartilha para que mais pessoas possam ter acesso a esta informação.

Abraços Hipnóticos