Não vale o meu tempo! – 158/365

Hoje acordei com muita vontade de falar sobre tempo! Mas não apenas sobre o tempo em sí, mas sobre o que vale o meu tempo e o que não vale e assim ajuda-lo a perceber um pouco mais sobre escolhas, pois no final são elas que vão ajudar você a determinar os resultados que anda obtendo.

Ultimamente a minha vida tem sido realmente repleta de compromissos e tenho cada vez mais olhado com atenção para eles, percebido o que merece o meu tempo e o que não merece o meu tempo. Por favor não interprete esta frase como “arrogância” ou falta de humildade, sou apenas alguém que sabe o que quer e estou focado em fazer ajustes importantes para ter uma vida com mais momentos felizes e ao longo da dica perceberá a importância de não desperdiçar o seu tempo.

Sempre falo que tempo é a minha moeda mais cara e agora vejo que mais rara. Então utilizá-lo com sabedoria faz “a” diferença da diferença. Espero que você também valorize o seu tempo e se não o faz, talvez hoje seja um bom dia para começar e para escolher onde, como é com quem quer gastá-lo. Quando digo isso é justamente porque, se percebermos, perdemos muito tempo fazendo escolhas que não nos vão levar a lugar nenhum.

Atendi há uns dias atrás uma cliente que reclamava imenso sobre os seus resultados e como ela sabe que tenho um programa de Mentoring para coach, ela queria saber porque é que ela não tem muitos clientes e qual a melhor maneira de conseguir mais clientes. Foi interessante aquele papo todo, pois quando comecei a analisar o seu dia a dia, logo identificamos que ela passa mais tempo nas redes sociais do que deveria, que usa 2, às vezes 3 horas do seu tempo na netflix e os seus finais de semana são sempre da cama para o sofá da sala e do sofá para a cama triste, choramingando porque a sua vida não dá certo. Entre uma reclamação e outra ela bebe 2 litros de refrigerante e quando está pior, come facilmente um litro de sorvete.

Sim! Ela está acima do peso, 19 kilos, mas este nem é o maior dos seus problemas (segundo ela). Ela doa gratuitamente o seu tempo para tudo, menos para o que é realmente importante pra ela. Por favor, não estou dizendo que netflix ou redes sociais são ruins. Estou é afirmando que ela não sabe utilizar o seu tempo, pois eu uso imensamente as redes sociais, mas se perceber 99% profissionalmente! Até o meu perfil pessoal eu retirei para poder economizar o meu tempo. Também uso netflix, realmente tem umas séries ótimas, mas não faço dela o meu foco principal.

Muitas coisas não valem o meu tempo! Passar horas vendo o “perfil” de outras pessoas, não vale o meu tempo! Passar horas na frente da tv vendo séries, não vale o meu tempo, passar minutos ouvindo alguém falar mal de alguém, não vale o meu tempo, ir para bares beber e me fartar de comer, gastando dinheiro e me alimentando mal, não vale o meu tempo. Arrumar brigas e viver mergulhado em confusões familiares, não vale MESMO o meu tempo e acredite que tudo o que citei eu já perdi tempo fazendo isso! E muito!

Cada vez mais venho me esforçando para mudar os meus hábitos, os meus pensamentos, as minhas ações, a minha alimentação, o meu comportamento e a cada dia percebo que aquele Eric Pereira do passado vai desaparecendo e um novo homem vai surgindo e consequentemente o meu grau de satisfação vai só aumentando.

Preste atenção no que vale e o que não vale o seu tempo e não estou aqui orientando ninguém a se tornar um robô, por favor! Mas com certeza o seu tempo pode ser melhor empregue. Pode se reunir com os amigos na mesma em casa fazendo um bom jantar de qualidade e às vezes uma boa taça de vinho cai bem, faz bem para a alma. As risadas e a cumplicidade podem ser mesmo muito boas, mas isso é diferente de se embebedar e viver uma vida completamente torta e desgastada.

Aprendi que vale muito a pena ter ótimas noites de sono e que vale o meu tempo ler dois livros ao mesmo tempo, que vale o meu tempo cortar e lavar bem os legumes, fazer eu uma boa refeição e que vale imensamente o meu tempo ouvir os meus filhos contarem os seus sonhos, o que eles fazem no seu dia a dia e ajudá-los com os ajustes através da minha experiência. Isso é mesmo brutal e inúmeras outras coisas valem o meu tempo.

Quando identificamos o que vale o seu tempo e o que não vale, começamos a perceber que as nossas escolhas se tornam mais requintadas. Já não aceitamos qualquer coisa, nem qualquer resposta, muito menos qualquer resultado e isso é sem nenhuma dúvida brutal x 2!

Espero que tenha ajudado a você a compreender a importância do tempo na sua vida e que consiga utilizá-lo da melhor maneira possível.

De 1 a 10, quanto esta dica terapêutica foi importante para você?