NÃO engasgue com palavras! – FALE! – 10/365

Num passado (distante) eu tinha o hábito de guardar para mim, todas as minhas opiniões e “engasgava” muitas vezes e deixava passar. Com o tempo ganhei experiência como terapeuta e aprendi que tinha muitas maneiras de falar e guardar pra mim não era MESMO a melhor opção.

Atendi uma mulher ainda no Brasil (Curitiba), com 55 kilos a mais e depois da sexta sessão descobrimos que ela foi tão reprimida em sua vida que aprendeu a se calar e “engolir” todas as suas opiniões, raiva, revolta e aos poucos foi adoecendo e chegou um momento que não (engolia) apenas palavras, mas comida, doces, bolachas, refrigerantes e assim ganhou estes 55 kilos extras. Sei que foi exatamente isso, principalmente porque depois que fomos solucionando estas questões, seu peso foi diminuindo e quando eliminou 48 kilos, decidiu que ali era o peso ideal.

Fico pensando quantas pessoas em algum momento respiraram fundo e não disseram um NÃO bem grande para algo que não queria ou um SIM maior ainda… Sabe aquele sim que quer sair, mas não saiu porque, porque, na verdade porque…. e nem sabemos porquê, apenas recuamos e não falamos e depois de um tempo começamos a pensar e o pior, começamos a nos (culpar) pelas consequências.

Não sou a favor de pessoas que falam alto, gritam, usam palavras fortes, humilham, nada disso! Sempre defendi a ideia de (saber falar) e acredito que para termos um bom diálogo temos que melhorar o “argumento” e não aumentarmos o tom da voz, entende? E podemos usar as palavras certas para nos comunicar melhor, desde que não engasguemos com as palavras, pois creio mesmo que aqueles que engolem palavras estão engolindo pílulas invisíveis com pequena dose de veneno…

Outro dia ouvi uma esposa reclamar que todo mês o que mais lhe chateava era ela chegar do supermercado com o marido e ele não ajudar a guardar a compras do mês nos armários. Ele quando ouviu aquilo ficou surpreso, pois na sua cabeça o facto dele ir às compras, carregar o carrinho e guardar as compras do mês no carro era a sua parte sendo feita e (ela) deveria fazer a dela, guardando tudo e organizando.

Depois de um bom papo ajustamos isso e outros pequenos mal entendidos e como ela sempre se calou, ele nunca entendeu e olha que interessante!!! (Muito mesmo), ele sempre pensava que ela estava chateada porque não tinha comprado tudo que desejavam e alguns meses ele “até” fez horas extras para ter mais dinheiro para as compras e ela achando que ele não ligava pra organização das compras. Confesso que no meio da sessão rimos e eu até saí da sala por uns minutos para pegar um café para nós e para deixá-los sozinhos.

Comunicação é mesmo TUDO nesta vida! Eu já ouvi muitos nãos, muitos sins e alguns talvez… E garanto que muitas vezes (EU) puxei pela pessoa, pela conversa para que ela pudesse se sentir à vontade, pois se eu deixasse, nenhuma palavra sairia. Algumas pessoas têm medo de nos magoar, medo de ofender e acabam engolindo as palavras e aqui a consciência não deve ser apenas de “nós” não engolirmos as palavras e adoecermos, mas de puxarmos pelas pessoas e deixarmos elas à vontade para que elas falem também.

Eu adotei uma frase em minha vida: “Prefiro ouvir a verdade! Sempre! Deixa que eu decida se vai doer ou não” e acredite depois que adotei esta postura em minha vida, me sinto muito melhor, mas nem faz ideia de como me sinto melhor! Uffa! Claro que junto com a postura vem a consequência! Às vezes dói, às vezes não, mas é melhor assim, pois quando ouvimos a verdade, “quando” permitimos que a verdade se faça presente, ahhh isso faz uma diferença brutal, pois paramos de contar historinhas e a vida fica mais transparente.

Fale o que pensa! Fale o que pensa para a sua mãe, pai, para aquela tia que um dia te feriu e que carrega até hoje a mágoa. Vale mesmo a pena se silenciar? Será que vale? Às vezes e mesmo depois de anos, vale a pena falar e deixar transbordar as palavras, pois são elas que de alguma maneira transformam as situações, silenciam os mal entendidos e clareiam aquela água que antes tinha manchas.

Fale mais, se expresse mais e mais, mais, mais, mais….. Liberte-se! E se está MESMO disposto a falar, me mostre isso! Fale comigo! Escreva aqui em baixo qualquer coisa sobre estarmos juntos todos os dias aqui! Eu confesso que amo escrever para vocês e faço isso com muito carinho! Muito mesmo! Fale comigooo, leitor! Vou responder todos os comentários.

Então, até já!