Não é o TEMPO, é a QUALIDADE dele! – 164/365

Eu não sei você, mas eu algumas vezes já disse que o meu dia deveria ter 40 horas, pois percebia que 24 era muito pouco para fazer tudo o que queria. É engraçado que vamos amadurecendo, ganhando experiência e percebemos que não tem nada a ver com termos mais horas no nosso dia e sim com a maneira como aproveitamos as que temos. Quando nos tornamos conscientes para isso todas as perspectivas mudam.

Já discuti sobre o tema com algumas pessoas aceleradas e elas às vezes possuem fortes argumentos para justificar as suas correrias. Eu compreendo o ponto de vista da maioria delas, mas mesmo assim não existe justificativa para uma situação assim, o que existe é uma solução e ela está diretamente ligada à qualidade do seu tempo e jamais a mais horas. É provável que se o seu dia tivesse 40 horas, iria enchê-lo de tal maneira que logo precisaria de mais 10.

O meu dia tem as mesmas 24 horas que o seu dia e confesso que às vezes não consigo fazer tudo o que desejo e está tudo certo. Eu observo bem a minha agenda e programo uma janela exclusiva para fazer o que faço sem ter que alterar a minha respiração, sem ter que me alimentar correndo, sem perder o sono e acredite, se funciona pra mim que tenho uma vida repleta de compromissos, funciona para qualquer pessoa.

Em uma sessão na semana passada no funchal, um cliente me disse que no caso “dele” era diferente, pois ele realmente tinha muitas atividades, ajudava a cuidar de 2 filhas e não tinha tempo mesmo para nada. Como a maioria das pessoas, ele achava que no caso “dele” tudo era diferente e quando detalhamos o que ele fazia e como fazia, ficou claro que ele abraçava o mundo todo e dava o seu melhor, porém todos tinham tão pouco que ele podia até conseguir cumprir tarefas, mas o seu plano “multitarefas master plus” não tinha nenhuma qualidade.

O tempo que cuidava da filha era ele no seu notebook e ela a brincar no tablet e quando o questionei, ele disse: “Mas são jogos educativos!” Ahhh, ok! Então está tudo certo! (risos). À namorada atual ele dá uma super atenção…ela ao seu lado quase todas as noites e ele dormindo no sofá, pois no horário que se encontram ele já não tem mais nenhuma energia e claro que ele também tinha uma resposta para aquela situação que foi a seguinte: “Pelo menos estamos juntos.”

Vamos por favor ter uma atenção especial aqui! Por experiência própria eu digo que a qualidade do tempo que dedicamos a uma situação é muito, muito mais importante do que a quantidade de tempo! Eu poderia estar 5 horas com a minha filha, eu grudado no notebook trabalhando e ela no seu celular, mas prefiro estar 1 hora preparando o jantar na cozinha e batendo papo com ela ou viajando e falando de algo ou mesmo vendo um filme e nos divertindo. O menos pode ser MAIS, desde que tenha qualidade.

No final de 2016, comecei a escrever dicas terapêuticas para as minhas redes sociais e blog e lembro de sentar em uma manhã e escrever 5,8 e deixar a semana programada e sabe o que eu fazia? Escrevia rápido e queria no fundo despachar aquilo pois não tinha tempo. Com o tempo percebi que não estava preocupado com a qualidade da dica, não estava focado em nada que não fosse iniciar e terminar e aos poucos fui mudando isso. Hoje estou aqui em Lisboa sentado no meu gabinete, escrevendo esta dica após um atendimento de 55 minutos.

Então há 1 hora atrás eu estava atendendo, ouvindo atentamente e anotando o que a minha cliente estava me dizendo e a minha qualidade estava focada nela, no meu trabalho, naquilo que poderia mesmo ser importante pra ela, compreende? Então finalizo o atendimento, vou pegar uma água, me sento e a minha postura é escrever sobre este tema …e cá estou! Abro uma janela de tempo e me dedico apenas a escrever, sem telemóveis, sem redes sociais, sem pensar como será o meu jantar hoje com os meus amigos!

Pode achar que é o papa da agenda lotada, pode ter a síndrome do “sou mais importante que todos”, pode contar a historinha que desejar que o seu dia continuará a ter apenas 24h e quando achar que todos a sua volta são lentos demais, lembre-se que é você que pode estar com o pé no acelerador e abrandar, respirar, refletir e fazer tudo com mais calma pode ser a solução que você precisa para melhorar a sua vida.

Colocar qualidade nas coisas que você faz, elimina peso, aumenta a sua disposição, ajuda na sua criatividade e pode construir um caminho melhor do que aquele que tem hoje. Eu garanto sem medo de errar que se conseguir fracionar as suas atividades, priorizar aquilo que faz e colocar intenção em suas ações, a sua vida ficará tipo assim…. Top10!

Minha MAIOR dica? Experimente…..