NA PRÁTICA é diferente! – 171/365

Algumas vezes fazemos planos na mente que são tão perfeitos que se existisse um óscar especial para “teorias” eu seria um forte candidato! Contudo, na prática nem sempre é igual e o que fazer então para que os resultados na “prática” possam ser garantidos?

Penso eu que a vida não oferece garantias, já escrevi sobre isso e se tiver interessado, pode ir ao meu blog que lá tem esta dica em três partes! Mesmo a vida não oferecendo “garantias”, acredito que existam sim, algumas coisas que possamos fazer para que a prática se (aproxime) da teoria e nesta dica terapêutica vou abordar isso, então muita atenção.

Fazer planos é algo que o ser humano sempre fez. Eu acredito que tudo começa mesmo na mente, lá no azul escuro do inconsciente. Começamos a pensar, a imaginar, a construir e a na maioria das vezes a sensação é mesmo saborosa, às vezes quando estamos ali criando, até soltamos um sorriso ou outro! Tive centenas de momentos como este e derrepente na prática me vi em um beco sem saída, pois imaginei de uma maneira e não contava que o “mundo” iria dificultar a minha vida!

Quando eu falo “o mundo dificultar a minha vida”, não se trata de uma teoria da conspiração, ok?! (Risos), mas vivemos em um mundo cheio de burocracia e por trás destas burocracias existem pessoas como nós, que possuem vidas, emoções, perguntas sem respostas e algumas não possuem uma vida fácil e isso as levam a terem atitudes às vezes estranhas, agressivas. Por vezes chamamos isso de mau humor ou mesmo de estupidez, mas eu penso que é uma maneira delas extravasarem as suas emoções. Certo ou errado a questão é que vamos conviver com isso e temos que colocar na “teoria” um pouco de cada uma destas coisas.

Minha dica é que você continue a sonhar, a criar, a pensar, a viajar em suas ideias, porém quando começar a planejar, acrescente um pouco de realidade e por favor não estou dizendo que isso não poderá ser divertido, ok? Apenas que esta realidade precisa fazer parte dos seus planos, para que não seja apanhado de surpresa e isso possa de alguma maneira atrapalhar.

Já tive inúmeras decepções em minha vida e a cada dia me preparo mais para aquilo que faço e quero começar por falar sobre planejamento e tempo!

1. Planejamento e Tempo
Muitas pessoas com uma ansiedade tremenda querem pensar hoje e partir pra a ação amanhã. Dizem que em 2 ou 3 dias conseguirão organizar tudo e estão preparadas para executar. Porém não percebem que na prática isso não funciona. Eu fiz isso algumas vezes e acabei perdendo dinheiro e prejudicando pessoas que apostavam comigo.

Tudo, absolutamente tudo precisa de planejamento e isso leva um certo tempo para acontecer! Quando eu me mudei para Portugal eu planejei por 4 meses isso, vi muitos detalhes e nos primeiros 3 meses no Porto, estava eu perdido, o “sócio” que me trouxe para cá desistiu do projeto e eu conhecia poucas pessoas! Juro que não contava com aquilo e tive que me reinventar e os novos planos demoraram muito para dar certo.

Todo o bom planejamento precisa de pesquisa, empenho, dedicação, análise de vários tipos de pontos de vista e muitas vezes ajuda de outras pessoas mais experientes e que dominam melhor aquilo em que você não é bom.

Quando eu fundei o Instituto Ponto de Equilíbrio, tinha muita dificuldade em delegar tarefas, mas nas minhas pesquisas a melhor maneira de fazer a coisa acontecer era ter uma equipa especializada em cada área. Quando esta equipa foi formada, o “negócio” se tornou estruturado e hoje já estamos indo para a terceira clínica.

2. Estratégia
Esta é uma das palavras que mais gosto. Há uma frase que até repito muito: “Se não possui uma estratégia, com certeza está inserido na estratégia de alguém” isso porque tudo na vida exige uma estratégia. Muitas vezes isso é inconsciente e vamos “jogando” o jogo sem olhar para ele como eu jogo, porém se olharmos com um pouco mais de atenção, percebemos que a estratégia é fundamental para quem deseja verdadeiramente ter resultados positivos.

Aprenda a construir estratégias, desenhos do que vai fazer e como vai fazer! Se mergulhar na construção com as estratégias certas, perceberá que definir passos é importante, mas saber onde pisar é essencial, então a estratégia certa pode fazer toda a diferença.

3. Acreditar
Penso que antes de qualquer coisa o “Acreditar” é um daqueles ingredientes que jamais pode faltar dentro de um pensamento, de um planejamento e principalmente durante as suas ações. Acredite antes, durante e continue acreditando depois, sem medo de errar! Quanto mais acreditar, mais terá resultados positivos.

Às vezes as pessoas podem achar que estão te protegendo e podem “vender” ideias que não contribuem, às vezes o obstáculo pode ser maior se vir apenas por um ângulo, outras pode ser que o cansaço tome conta de você e o antídoto para tudo isso é sem nenhuma dúvida o seu poder de ACREDITAR.

Quando acreditamos, a força indivisível gerada dentro de nós é tão forte, tão poderosa que toma conta de nós de uma maneira incrível e esta explosão ajuda na construção dos resultados desejados.

Na Prática é sem nenhuma dúvida diferente, mas se você estiver atento e “fortalecer” os seus pensamentos, se aproximará da melhor prática possível.