Minha mãe e sua ideia dos bons costumes em casa! – 123/365

Dica Terapêutica

Lembro de ser pequeno e estar em casa a comer, apenas nós (Eu, ela e meus irmãos) e ela exigir que comêssemos com garfo, faca, e guardanapos. Às vezes eu dizia que não tinha ninguém lá a ver, porque não poderíamos ficar mais à vontade? E ela com a sua filosofia, sempre dizia que se fizéssemos certo em casa, na rua faríamos igual. Claro que naquela época eu era um moleque que apenas achava que ela estava sendo uma chata e nos torturando (risos).

Porém depois vamos aprendendo tantas coisas e fica mesmo muito claro que um pouco de treinamento nunca é demais, né? Quando construímos hábitos positivos dentro da nossa própria casa, usamos eles em todos os outros lugares e isso cai sempre muito bem, pois o “treinar” constrói uma espécie de situação que em qualquer lugar se torna habitual.

Imagina se eu tivesse crescido comendo com a mão e sendo mal educado na mesa? Poderia ser que ao sair fosse me comportar diferente, pois sabia que estava na rua, em um restaurante ou mesmo na casa de uma pessoa estranha, porém mesmo assim aquela informação não estaria enraizada dentro de mim e poderia a qualquer momento cometer erros que envergonhasse a minha mãe ou demonstrasse às pessoas um comportamento estranho da minha parte, sei lá!

O facto é que uma coisa ficou muito clara para mim e a cada dia faz mais sentido…. O construir hábitos saudáveis! Estes hábitos que começamos a construir dentro da nossa própria casa nos ajuda imensamente a nos relacionar melhor com o mundo e não tenho nenhuma dúvida disso, basta perceber como você se comporta quando não tem ninguém olhando e quando tem outras pessoas ao seu redor.

Quando na minha casa existe organização e disciplina, em outros lugares existem também organização e disciplina e quando não nos importamos com nada disso em nosso trabalho é assim… Tanto faz! E isso não tem absolutamente nada de produtivo, pois hábitos negativos também são fáceis de serem construídos e às vezes a sensação que fica é que estes são os mais difíceis depois de nos livrarmos.

Então a dica é que você comece a arruma tudo pelo seu lar! Sim! Comece a organizar a sua vida, quem sabe as suas gavetas com roupas íntimas, depois as meias e pode até arrumá-las por cor, pode no meio desta arrumação toda descobrir que existem algumas peças de roupas que podem ser doadas que não te servem mais e estão em bom estado para dar a alguém ou estão em mau estado e podem ir diretamente para o lixo.

Às vezes nos apegamos a algumas coisas que na verdade só servem para ocupar espaço em nossa vida, né? E talvez, você não saiba mas elas não precisam estar na nossa vida para sempre! Continuando nesta organização, pode também mudar alguns móveis de lugar ou retirar alguns da sua vida se fizer sentido, porque não? Pode vender, doar, jogar fora, você é que sabe! Você decide, desde que se sinta bem em fazer isso e a minha experiência diz que estas pequenas mudanças em casa, refletem-se absurdamente na vida lá fora, pois vamos também organizando as nossas relações e os nossos costumes, as nossas amizades e relacionamentos e por aí fora….

Às vezes temos que parar e começar por algum lado, não acha? Pra mim, sempre faz sentido começar por casa, por onde me sinto bem, onde está o meu refúgio, os meus momentos de lazer e de descansado…. Adoro e simplesmente adoro!

A minha mãe estava certa em nos educar assim e já lhe agradeci mais de uma vez. Mas mal sabia ela que aquela simples atitude desencadearia outras maiores e melhores que somariam de alguma forma em outros grandes e importantes aprendizados.

Então, quer começar pela sala ou pelo seu quarto?