Liderança – 62/365

Ontem foi o segundo dia da minha formação em hipnose terapêutica aqui em Lisboa e como em todas as formações dividi os alunos em 2 grupos. O maior objetivo era ver como trabalhavam em equipa e se sabiam construir a estrutura da terapia sob medida. Durante o exercício observei muito todos eles e é MESMO incrível como algumas pessoas são líderes de verdade e outros são apenas mandões, né?

Existe uma diferença GIGANTESCA entre pessoas que lideram e pessoas que mandam, basta estar um pouco em um grupo que percebe logo a diferença entre uma pessoa e outra!

Ser líder é muito mais que ordenar! Ops, na verdade ser líder nem é (ordenar) é saber transmitir a mensagem, conduzir as pessoas a seguir a sua ideia, a sua causa sem forçar, sem pedir, apenas falando…. Apenas levando (a) informação.

Penso que na vida temos os líderes e os liderados e está tudo certo ser (liderado) e está tudo certo ser o (líder), porém se vamos assumir um título, que seja um título real, né? Pois nos acharmos líderes e apenas “mandarmos” não é a mesma coisa! Sabe que trabalhei numa empresa na minha adolescência em que eu tinha um “chefe” que se sentia líder e gritava com a equipa, exigia que fizéssemos exatamente o que ele queria e da sua maneira e nem estava preparado para Liderar, mas sentia-se um líder.

Não sou o Papa no assunto, mas garanto que tendo tantas pessoas me seguindo, sinto-me um líder e jamais imponho algo. Sei que só estou na posição que estou pelo simples facto de compreender que sozinho não sou ninguém! E sem medo de errar digo isso, pois preciso destas pessoas todas que me ajudam, criticam, participam e (se) permitem serem lideradas!

Ser líder não significa liderar (no) desenvolvimento pessoal, nos negócios, dentro de uma empresa… Posso ser líder no meu lar, junto aos meus filhos, no meu grupo de amigos e não tem a ver com o meu tom de voz ou com a maneira que eu falo, tem a ver com a maneira como eu ouço, como me comporto, com a minha visão e a compreensão de todas as outras visões.

Se precisa liderar, não brinque de estar na frente! Lidere de verdade! Ouça o que os seus “liderados” têm pra falar, compreenda o real significado das palavras, decifre o tom de voz deles, aprenda a desaprender e aprender de novo e o mais importante…. Aprenda a transmitir a (informação) sem impor!

Um líder saber que não precisa exigir, pois quem o segue nem sempre o faz por estar obedecendo, mas porque acredita em algo maior, muito maior e isso faz mesmo toda a diferença! Tão simples, tão lindo e tão verdadeiro….

Agora, se não quiser liderar, está tudo certo, porém brincar de ser, não, né…..

Desejo boas escolhas!