GARANTIAS! (Parte I) – 144/365

Você tem alguma “GARANTIA” que será realmente feliz? Tem garantia que ficará para sempre neste emprego que está? Que o seu negocio terá sucesso ou que o seu casamento será feliz e eterno?

Vou escrever nos próximos 3 dias sobre GARANTIAS e espero que me acompanhe pois acredito (sem garantir) que será um tema interessante, que vai dar o que falar e levará muitas pessoas a uma profunda reflexão.

A ideia MAIOR aqui é dizer que a vida não oferece garantias e não sabemos MESMO o que acontecerá amanhã! No passado penso que as coisas eram mais estáveis ou pelo menos pensávamos que sim, mas nos dias atuais as informações mudam a uma velocidade incrível e o que hoje era saudável, amanhã é apontado como veneno.

Às vezes estou no consultório com um cliente e ouço ele dizendo: “Mas quando ele me contratou, ele “prometeu” que eu iria crescer na empresa, que eu tinha todos os requisitos para chegar até à direção e ele me despediu.” Hoje fico pensando, analisando as palavras dele e de quem o contratou e talvez naquele dia eles realmente tenham visto ali um talento. Eu acredito naquilo que falou, mas isso não é garantia de absolutamente nada, pois pode ser que com o tempo o comportamento daquela pessoa tenha mudado, pode ser que a filosofia da empresa tenha mudado ou que tudo tenha mudado.

Sempre digo que a vida deve ser vivida, principalmente porque não existe nenhuma garantia sobre o futuro e se hoje ganha 3000€ mensais, fazer uma poupança é a melhor situação, pois amanhã pode estar ganhando zero euros e precisará de uma reserva para se manter até conseguir equilibrar de novo a sua vida. Pode ser que tenha um acidente e precise de dinheiro imediato ou que surja a oportunidade dos seus sonhos e sem capital não possa fazer absolutamente nada, compreende?

Por eu não falar inglês, já perdi convites para palestras em mais de 10 eventos internacionais e antes não tinha este problema, pois usava tradutores. Hoje alguns congressos não aceitam e acham que perdemos a qualidade e… ok! Então usar um tradutor não é garantia que eu vá subir em todos os palcos do mundo e devo entender isso e dominar a língua inglesa ou ter a certeza de que não vou estar em eventos como este.

Estabilidade em qualquer setor da vida não existe! A vida é realmente dinâmica, as coisas mudam a todo momento e se quer realmente estar mais próximo de acertar, mais próximo de saborear momentos felizes, precisa estar focado e absolutamente focado no presente, pois é aqui que a vida está acontecendo. Se prestar atenção verá que podemos usufruir de muitos benefícios da vida e colecionar momentos felizes, hoje, aqui e agora pois não teremos certeza do que vem a seguir.

Claro que torcemos sempre para que tenhamos momentos mágicos e incríveis, mas o facto é que não existem MESMO garantias nenhumas e pode construir a empresa dos seus sonhos que se amanhã algo mudar, tudo mudar! Imagina uma escola de datilografia?! Com máquinas lindas, novas, os melhores móveis e professores. Pode até ter uma linda placa de aço escovado na porta, e? Os computadores chegaram e todas elas em massa fecharam e aprender a datilografar se tornou algo obsoleto. Qual a garantia que estes empresários tinham?
Eu organizo muitas palestras minhas e a última teve mais de 300 pessoas. No entanto, já tive palestras com 80 e lembro há anos atrás de ter 9 pessoas numa sala e aquela palestra se tornar uma roda de bate papo e foi ótimo, mas não tinha nenhuma garantia.
Quero nestas dicas terapêuticas mostrar que podemos ser imensamente felizes utilizando algumas simples técnicas que não farão de você escravo do tempo, nem de pessoas e muito menos de emoções.

Pode apostar que quando nos tornamos “reféns” seja do que for, vivemos condicionados e isso gera em nós emoções altamente fortes, na sequência frustrações e aos poucos vamos nos tornando pessoas dependentes de um sistema que não tem mais fim, pois acreditamos que estamos seguros, que temos a garantia absoluta de tudo e que podemos confiar e aí vem a vida, puxa o seu tapetinho lindo e depois o que vem é apenas o desespero.

Amanhã continuo… Esteja atento!