sexta-feira, janeiro 24, 2020
Dica Terapêutica

Faltou Ar? Pensamento Acelerou? Não sabe para onde ir?

124views
Infelizmente a OMS diz que mais de 33% da população mundial sofre de ansiedade e já li alguns estudos que apontam que nos próximos 10 anos mais de metade da população sofrerá de ansiedade. Independente de isso ser ou não verdade, no ano de 2019, 70% dos meus clientes em consultório tinham como queixa principal a ansiedade e 22% mesmo apresentando outras queixas, dentro do contexto sofriam com ansiedade.
 
Sentir falta de ar, possuir pensamentos acelerados e não saber para onde ir e o que fazer, já se tornou algo comum entre muitas pessoas que se queixam de “viverem” com medo, principalmente de morrer e claro que isso é um dado preocupante, pois são pessoas que estão vivendo dentro de um sistema acelerado, urgente e sofrem de verdade.
 
Muitos familiares não compreendem como elas não conseguem sair de casa, porque elas possuem estes pensamentos de morte, porém, sem medo de errar, digo que estas sensações SÃO MESMO REAIS.
 
Vou começar a responder à última pergunta do título – Não sabe para onde ir? Eu costumo dizer para os meus clientes que é neste momento que devemos ir para dentro de nós e pode parecer um pouco estranho eu dizer isso, porém é mesmo isso! Precisamos cada vez mais aprender a buscar soluções (dentro) e muitas vezes estamos em busca de soluções (fora).
 
E sei que quem está em “crise” ou passa por ela frequentemente diz que tem dificuldade de se concentrar, às vezes até de respirar e não consegue se acalmar, mas a verdade é que isso não é constante e a maioria das pessoas que já tratei e trato com ansiedade tem muito momentos (sem crise) e acredito que é nestes espaços de tempo que elas devem se concentrar e buscar uma solução interna.
 
Qual o melhor momento para consertarmos o telhado de casa? Com certeza não é quando está chovendo, né? O melhor é quando está bom tempo e arranjam antes o “telhado” aqueles que se previnem da chuva que poderá vir e no caso da ansiedade é a mesma coisa. Não vamos esperar uma crise para nos conhecermos, então seguem aqui algumas sugestões que podem contribuir “e” muito:
 
❤️1º Reduza o stress do dia a dia
 
Eu sei que às vezes a vida é agitada e o stress toma conta da maior parte da nossa vida, porém, é importante se organizar ao ponto que o stress possa ir diminuindo para que sobre espaço para a tranquilidade entrar. Existem muitas maneiras de fazer isso. Acupuntura, auto-hipnose, meditação e outras tantas técnicas.
 
❤️2º Pratique atividade física
 
Se me segue sabe que estou praticando atividade física 4 x por semana e estou adorando. Já percebo que me sinto melhor, pois além de trabalhar o meu corpo, acabo trabalhando a minha mente. Eu gosto sempre de selecionar um podcast antes e durante o meu treino que ainda é de apenas (60 minutos), ouço alguns temas que me interessam e se tiver interesse pode procurar os meus podcast em várias plataformas, basta procurar por “Dicas Terapêuticas” no (Itunes, SoundCloud, Spotfy, Deezer) ou no telegram “alimente a mente”
 
❤️3º Evite pensamentos negativos
 
Pensamentos negativos nunca são bons e esta é a grande verdade, porém, se tem tendência a sentir mais ansiedade deve evitá-los ao máximo possível, pois muitas vezes quando a crise surge, pensar negativamente é alimentar ainda mais a ansiedade e lembre-se que a mente às vezes mente e a mesma sensação desconfortável que a mente cria que não é real, pode ser potencializada.
Quando surgirem pensamentos menos bons, procure ver vídeos bons, imagens que lhe tragam paz e tranquilidade. Eu, por exemplo, adoro ver vídeos do mar, com as ondas subindo e descendo, isso me ajuda a relaxar imensamente.
 
❤️4º Consuma alimentos com triptofano
 
Consumir alimentos ricos em triptofano ajuda a controlar a ansiedade, pois é um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate. Já conheci clientes que ingeriam o triptofano em cápsulas, junto com vitaminas B6 e magnésio, mas recomendo que busque a orientação do seu médico para compreender melhor o caso das cápsulas.
 
❤️5º Cerque-se de pessoas que você realmente ama
 
Ahhh como é bom isso, né? Estar junto das pessoas que realmente amamos faz uma diferença brutal, então procure valorizar estas relações de amor, afeto e carinho. Aprenda a dar e receber sem medo, nem restrições.
 
❤️6º Aprenda a rir mais
 
Eu confesso que quando estou em um momento (menos bons) vou logo para o youtube ver vídeos dos “Porta dos fundos” ou a fila de piadas e logo dou boas gargalhadas e sabe como é, né? Rir ajuda imensamente a relaxar, diminui a ansiedade e é um ótimo processo para cura emocional.
 
❤️7º Autoconhecimento
 
Alimentar a mente é sempre uma jogada muito inteligente, então leia, leia e leia. O saber não ocupa espaço e quanto mais informado for, mais vai aprender a se amar, mais vai tomar consciência da sua vida e com certeza aprenderá a respeitar os seus limites. Estude, pesquise, busque informação em vários setores diferentes da sua vida.
 
 
Lembre-se que pode acrescentar ou retirar algumas destas 7 dicas, mas é realmente importante tomar consciência e colocar em prática e já agora lembre-se que no dia 15/12, às 21h terei uma Masterclass gratuita sobre ansiedade.
 
Pode se inscrever gratuitamente aqui:
Share

Comente

comments