Eu só tinha 6 anos

Na sexta-feira, atendi uma pessoa e a sua história mexeu tanto comigo que decidi usar o seu tema como dica terapêutica para ajudar outras pessoas que possuem a mesma queixa.

Foi a sua primeira sessão e sentia uma certa dificuldade nela em dizer o que realmente estava acontecendo, porém, uns 15 minutos depois de falar sobre assuntos soltos, ela colocou as duas mãos no rosto, respirou fundo e disse com uma voz mais baixa:

“Não sei o que é ser amada. Meu pai nunca disse que me amava. Minha mãe nunca disse que me amava e não lembro da mão dela tocando o meu rosto. Um dia cheguei da escola e perguntei se ela me amava de verdade e ela gritou comigo. Eu só tinha 6 anos e nunca mais tive coragem de perguntar a ela, porque ela me tratava assim.”

Conversamos pouco mais de 1 hora e no final eu fiquei pensando sobre tudo o que ela me disse e é claro que nestes 17 anos já tive muitas clientes que reclamaram da falta de amor dos pais, mas não sei porquê aquele caso (específico) mexeu comigo e aqui estou falando sobre isso.

Talvez você possa também em algum momento não ter sentido o amor dos seus pais e sinto muito por isso e mesmo não sabendo os motivos que eles tiveram, digo que carregar esta tristeza não faz bem MESMO e de alguma maneira precisa abandonar este sentimento, esta sensação que jamais vai somar na sua vida.

Hoje penso que o amor é a base de tudo e mesmo ouvindo as vezes alguns colegas dizendo o contrário, continuo a acreditar que o amor é o que faz a grande diferença nas nossas vidas. Quando amamos, tudo fica diferente, tudo fica claro, colorido, lindo e quem não sabe amar não pode falar sobre a magia que existe em ter dentro de sí este nobre sentimento. Porém não ter sido amado na infância, não significa não sermos boas pessoas! Não significa que não somos importantes!

Algumas pessoas carregam por uma vida inteira esta (ausência) de amor na infância e a minha experiência me ensinou que a maioria de nossos pais amavam a sua maneira e alguns não tinham recursos internos para agir como nós agimos nos dias de hoje.

Às vezes apenas cuidando da maneira como cuidaram era a sua MAIOR demostração de amor. Às vezes colocar comida no prato era amar para aquela mãe ou para aquele pai.

Uma vez falando com uma cliente de 72 anos que tinha medo de voar, ela teve uma crise de choro e quando perguntei o que tinha acontecido, ela me disse que gostaria de ter dito que amava a sua filha (antes) dela falecer. Não era o que estávamos trabalhando, mas algo despertou naquele segundo e ela desabafou.

Ela entendia que seus esforços eram a melhor maneira de dizer que a amava e assim acredito que outros pais pensavam, mas hoje as coisas são tão diferentes, né? Falamos tanto sobre sentimentos, sobre medos, crises, afetos… Lembro da minha avó, falando que estava tendo crise de nervos e hoje talvez seria apenas um stress ou uma ansiedade.

Todos nós temos algo para reclamar, algo que não ganhamos em alguma idade e penso que temos este direito de reclamar ou até falarmos com os nossos pais e fazermos as nossas queixas, porém (carregar) este “trauma”, esta queixa, esta reclamação é totalmente opcional.

Eu, Eric Pereira também já me senti (injustiçado) pela ausência do meu pai que faleceu quando eu tinha cerca de 2 anos de idade e mesmo sabendo que ele se foi, odiei-o por isso e em algum momento, odiei também a minha mãe pela vida que tínhamos, por suas escolhas, mas ela fez o melhor (da maneira) que ela podia e sinceramente esta tudo certo, pois depois que compreendi isso muitas coisas mudaram em minha vida.

A sensação depois que tomamos (consciência) é realmente libertadora, pois percebemos que não existe culpados, não existe monstros e vítimas, apenas pessoas que fizeram o seu melhor da maneira que entenderam e acredito que se este for o seu caso, perceberá logo como é (libertadora) tal sensação.

Liberte-se disso e deixe que o amor se faça presente em sua vida, pois ele existe e pode preencher todas as lacunas que estão para ser preenchidas em sua vida….Porém precisamos permitir que ele entre, precisamos deixar que este amor venha e faça a festa em nossa vida.

Quem sabe seja hoje este dia onde vai tomar consciência e em seguida vai abrir um super mega sorriso e se permitir….

Compartilhe (por favor) esta dica terapêutica para que outras pessoas possam também tomar consciência e transformar sua vida.

Será um prazer ter você no meu GRUPO VIP no Telegram, clique AQUI para participar!