ESQUECE a velocidade e foca na DIREÇÃO! – 120/365

Se me acompanha aqui diariamente, sabe que estou na Espanha mergulhado em um projeto por 14 dias. Ontem assisti uma palestra que foi realmente brutal e veio apenas a confirmar tudo o que eu já penso sobre o assunto “Velocidade Vs Direção” e apesar do objetivo da palestra ser outro, quero trazer a essência desta palestra pra cá, para a dica terapêutica número 120 e espero que goste. Espero mesmo!

Em outras oportunidades já trouxe este tema e sinto no fundo do meu coração que ele é de extrema importância nos dias de hoje, principalmente pelo facto de estarmos cada vez mais acelerados e querermos que tudo aconteça da noite para o dia.

Algumas pessoas já são assim por natureza, vivem num padrão altamente acelerado e não consegue perceber que tudo na vida precisa ser construído e não conseguimos simplesmente plantar hoje e colher amanhã. Há aquele grupo que percebe que errou ou que a vida não corre como deseja e “acha” que pode recuperar o tempo perdido e acelerar mais ainda na esperança de fazer acontecer e…acaba cometendo mais erros, entre eles o desistir e recomeçar e colecionar momentos frustrantes. Isso não ajuda nada, absolutamente nada as pessoas que desejam vencer.

Eu já fui assim “exatamente” assim e também já acelerei muito mais acreditando que deveria sair deste estado e o caminho era este até o dia que me cansei de 2 coisas básicas – A primeira: Cansei de recomeçar! Era muito chato começar do zero de novo e mais uma vez e mais outra. Então decidi construir uma vida em que eu pudesse ajustá-la, mas não “desistir” e recomeçar. Segundo: Decidi que nunca mais eu colecionaria momentos frustrantes! Nunca mais, pois eles estavam ocupando um grande espaço na minha vida e isso não estava me fazendo bem emocionalmente. Preferia colecionar momentos felizes e esperar um pouco mais para tê-los, mas nada mais de frustrações e isso mudou para sempre a minha vida e sabe porquê?

Porque deixei de me preocupar com a velocidade e a minha atenção total foi para direção. Tracei um plano, que ajusto com frequência e nestes planos há espaço para muitas coisas, menos para andar mais rápido, pois decidi que o mundo lá fora poderia acelerar o quanto quisesse, as pessoas poderiam até passar na minha frente, pois eu não estava (competindo) com ninguém e depois que construí esta filosofia de vida e a incorporei na minha vida, realmente muita coisa mudou.

Eu conheço onde quero estar e estou atento ao caminho que às vezes tem pedrinhas, às vezes tem muros altos e algumas vezes tenho que parar e olhar, sentir, às vezes até pedir opiniões, ver rotas alternativas e está tudo certo, desde que eu não tenha pressa para chegar lá.

Irei confessar aqui uma coisa e espero que compreenda MESMO o que eu direi! Quase 100% das pessoas que eu atendo, seja em consultório, seja online possuem queixas diferentes umas das outras e isso é normal, porém pode afirmar que 98% delas estão ligadas no piloto automático e a única coisa que enxergam é a sua necessidade de urgência e não percebem que um dos desafios delas é aprender a tirar o pé do acelerador e respirar mais fundo.

Às vezes a cabeça dá um giro e são pensamentos vindo de vários lados que se misturam com o que os adultos nos disseram uma dia na infância, com o que dizem hoje e tudo isso junto se envolve com as nossas crenças, com as crenças das pessoas mais próximas que possuem opiniões fortes ou nem tão fortes assim. Este mix nos confunde e não queremos errar e a minha sensação é muita clara em relação a isso. Parece que temos medo de errar ou das consequências que as más escolhas vão nos trazer, não sei….

Este palestrante que ouvi ontem é Mexicano e coordena uma organização com mais de 2.000 membros. Precisa ter um pulso forte para liderar tantas pessoas e um dos participantes perguntou se ele não tinha medo de ficar pra trás e a sua resposta foi linda!!! Ele disse que isso só seria possível se ele tivesse competindo com alguém e que um dia ele estava neste mercado das competições e hoje compete apenas com ele mesmo.

Eu vivo dizendo aqui que não tenho concorrentes e recomendo meus amigos Miguel cocco, Alberto Lopes, Pedro Vieira. Eu gosto imenso de falar de outros profissionais, pois acredito que as pessoas precisam estar com eles, comigo ou com quem transmitir a energia certa naquele momento e eu já joguei um dia no campeonato de ser o bom, o melhor, de sair na frente e até ganhei alguns campeonatos, perdi outros e aprendi a jogar comigo, para o meu prazer, para o meu divertimento. Isso me transformou absolutamente e sou grato dia sim e outro também por isso.

E o melhor é que só acontece desta maneira por eu estar mais preocupado com a minha direção! Quando o foco estava na velocidade, lá queria eu saber de nada… Apenas avançar e pronto e hoje, nada disso é importante. É óbvio que amo ultrapassar cada uma das fases, amo cada vitória que conquisto, porém para eu ganhar ninguém precisa perder e às vezes quando o campeonato esta difícil, puxo um dos meus parceiros para perto e vamos avançando juntos, conquistando e nos separando em algum momento e também esta tudo certo. Um dia de cada vez vamos conquistando momentos de aprendizagem e aumentando a oportunidade de partilhar com mais e mais pessoas, como estou fazendo aqui agora.

Quer ir mais rápido MESMO? Ou prefere ir na melhor direção?