Envolver ou Se comprometer?

Contribuição|Pense Bem|Apenas mais uma Reflexão|Eric Pereira

Um dia estava sentado em um congresso com mais umas 250 pessoas e já estava indo para o terceiro palestrante e apenas de estar sendo uma experiência interessante e já me perguntava o que eu fazia lá? Quando entrou no palco um palestrante que começou a palestra perguntando se estávamos ali envolvidos ou comprometidos e a maneira como ele falou me chamou a atenção.

Ele mostrou de várias maneiras simples como as pessoas se envolvem com situações por toda a vida e como elas se comprometem. Naquele momento eu já estava vendo se encontrava um lugar mais à frente para assistir e aprendi muito naquele dia. Digo-vos que não existe nenhum problema em apenas nos envolvermos, pois existem muitas situações que o “apenas se envolver” cai muito bem, mas outras que é mesmo importante e necessário o “comprometimento”.
Imaginem todos vocês se meu papel aqui fosse apenas de envolvimento? Eu simplesmente passaria aqui às vezes e escreveria qualquer coisa, arrumaria muitos outros compromissos e sempre que “sobrasse” tempo, eu viria aqui dar um “oi”!

Todos sabem que estou em Roma nesta quinzena e o que tenho feito antes de sair para meus compromissos? Me sento aqui no quarto do hotel e escrevo… Mergulho no que quero transmitir e como já disse em outras contribuições, quando faço isso chego a imaginar você lendo e somando para a vida de vocês um pouco mais de conteúdo, um pouco mais de aprendizado ou que sabe até uma verdadeira transformação!
Porém existem muitas coisas que o estar envolvido é o suficiente e às vezes me envolvo numa conversa com amigo e não preciso de compromisso para estar com eles. Batermos um bom papo e às vezes me envolvo com uma leitura qualquer, vejo trechos daquele livro e se está chato…logo vai para a prateleira junto com tantos outros e ali fica até um dia que eu precisar de algo ou até sempre…

E tenho livros importantes e estou comprometido com o conteúdo deles. Dois deles vieram juntos na minha bagagem e porquê? Porque aquele conteúdo é de extrema importância para mim, ele contém ensinamentos valiosos e “neste momento” da minha vida ler diariamente aquele livro é como alimentar a minha determinação, é alimentar a minha mente de certezas. Um deles estou lendo pela 4º vez e sempre que faço isso aprendo de novo e um pouco mais.

Quero que neste dia você consiga ver o que tem feito em seu dia a dia e perceba em que projetos está envolvido e em quais está comprometido. Perceba se a ordem é esta mesmo? E pensar assim e conscientemente, até lhe ajuda a compreender outros fatores importantes em sua vida e vou dar um exemplo de uma cliente recente.

Em uma sessão online ela colocou em prática este exercício e quando marcamos a segunda sessão ela disse que percebeu que estava há muito tempo envolvida em uma relação com o namorado, mas não existia nenhum comprometimento dela e este pequeno fio que “antes” estava escondidinho, quando ela foi puxando devagar… ela viu que a questão era mais séria e já não existia muita coisa ali. Percebeu que estava “apenas” levando uma relação por uma série de outras coisas “em comum”, principalmente os amigos, mas já nada existia e ali ela mesma chegou à conclusão que o motivo que ela a trouxe até mim (Angustia sem sentido), foi encontrada e depois disso sentiu-se tão bem, tão centrada que terminamos ali nosso trabalho.

Duas sessões apenas foi tudo que precisávamos e se me perguntar se ela vai se separar ou se vai se dedicar a esta relação, eu não sei e nem é o meu papel interferir, pois o que estamos procurando é de onde vinha aquela angústia sem sentido, para a qual ela achava “que não” tinha motivos e percebemos a sua origem apenas com um exercício que parece simples mas que na verdade pode ser MESMO mágico, depende se o fizer se envolvendo ou se comprometendo. Rsss

Estamos mergulhados em uma cultura que demora-se anos para resolver uma questão, que precisamos passar anos fazendo análise ou que a medicação pode ajudar quase que de imediato e esquecemos a maioria das vezes que o “PODER” está dentro de nós e podemos viver o nosso melhor, quando mergulhamos dentro de nossas versões e desligamos o piloto automático.
#simplesassim

Um ótimo dia aí!!!