Ela disse NÃO e foi feliz para sempre! – 136/365

Ela namorou durante 5 anos, fizeram planos juntos e até compraram um cão que se chamava Bob. Um dia ele pediu-a em casamento e ela disse não. Ele chorou, ela chorou, o tempo passou e todos foram felizes para sempre!

Final feliz sem casamento depois de 5 anos de namoro? Peraí, como podemos falar em final feliz com um NÃO terminando tudo? Calma que vou mais fundo no conceito desta dica terapêutica e claro que fiz apenas um breve resumo da história, apenas para ilustrar a ideia de dizermos não quando queremos dizer não!

Uma cliente me contava outro dia, em um atendimento em Lisboa, que viveu uma relação de 5 anos cheios de momentos altos e baixos, mais baixos do que altos, e na intenção de melhorar as coisas ele a pediu em casamento, mas ela achou que depois de tantas brigas e até de sofrer agressões verbais, ela deveria recusar o pedido. Ali ambos se sentiram chateados e magoados, porém em poucos meses ambos estavam felizes e aquele simples e amargo NÃO foi mesmo transformador.

Muitas pessoas dizem sim quando deveriam dizer não, por vários fatores diferentes, mas a maioria sente “culpa” e acha que concordando com o outro conseguem de alguma maneira aliviar a sensação estranha que sentem. Não estou falando apenas em relacionamentos, mas em todos os casos em que a vontade é dizer não e por falta de coragem dizemos sim, ok! Tudo bem….

Se estiver atento à sua vida, inúmeras vezes vamos acumulando situações menos boas, pelo simples facto de não sabermos lidar com os resultados de dizermos não! E se eu disser não para a minha mãe, quando ela me pede dinheiro emprestado? Ela pode se magoar, pode estar realmente precisando, ela fez tanto por mim, me criou e aí vamos alimentando os pensamentos com tantas historinhas até que um sim é a melhor saída! E se todas as pessoas que eu amo me pedirem dinheiro? Entende a ideia?

Tenho um namoro longo e com tantos momentos incríveis, mas não existe mais amor, cumplicidade ou até vontade de fazer coisas juntos e o que devo fazer? Continuar diariamente dizendo sim e deixar a vida passar e (tentar) ir consertando as coisas a cada momento que vivo? Ou melhor que tento sobreviver entre as brigas e opiniões desencontradas?

Eu posso estar errado mas tenho um pensamento fixo que diz que (TODAS) as decisões devem ser tomadas com cautela e se preciso for devemos adiar a resposta e pensar com calma, mas dizermos sim quando deve MESMO ser um sim e dizer um NÃO, quando decidimos que deve ser um não e aprendermos a conviver com o resultado das nossas escolhas. Podemos errar de vez em quando e penso que isso será mesmo normal acontecer, mas temos que estar conscientes que estes erros também contribuirão para aprendermos a fazer as escolhas certas e no final chamaremos isso tudo de experiência dentro de uma coisa que chamaremos de vida.

Quero apenas chamar a sua atenção para um pormenor nesta dica terapêutica, um pormenor que faz toda a diferença e no dia a dia as pessoas desconsideram! Nós temos apenas esta vida! Sabemos a data e hora que nascemos, mas não sabemos quando vamos partir e pode ser a qualquer momento, inclusive agora! Desculpa, mas é a mais pura verdade isso e quando penso nisso, no mesmo segundo me pergunto se vale a pena ter uma vida ruim? Carregar culpas, acumular desgostos, viver magoado e coisas do género, para alimentar algo que nem deveria ser alimentado.

Viva a sua vida intensamente e com responsabilidade! Viva de verdade, viva com prazer, viva por completo e não com metades. Eu há muito tempo decidi que metades não me interessam mais, quero coisas inteiras. Pequenos fôlegos de felicidade não são pra mim, quero longas horas de respiração feliz. Perder noites de sono, derramar lágrimas e chorar horas por medo, por culpa, por situações que não me fazem nada bem não é viver a vida e sim passar por ela, com cuidado extremo para não se ferir ou se magoar e isso não quero…e a palavra NÃO aqui me soa como sinos…

Lembre-se que a vida é uma só e dizer sim quando precisamos e dizer não quando temos que dizer é sem nenhuma dúvida um processo LIBERTADOR.

Então a minha sugestão é que NÃO faça aquilo que não te fará feliz e que SIM, viva uma vida limpa, linda, incrível e libertadora todos os dias!