É Simples Assim… – 140/365

Ontem eu fui pra cama com um pensamento e fiquei alguns minutos com ele na minha mente até adormecer – Porque Sofremos? Porque é que às vezes nos decepcionamos? Porque sensações menos boas como esta às vezes invadem a nossa vida? E no meio da noite acordei com uma palavra EXPECTATIVAS!

É mesmo interessante que na maioria das vezes criamos expectativas sobre quase tudo, já percebeu? Vamos a um restaurante novo e criamos expectativas sobre o sabor daquela refeição, vamos ao cinema e criamos uma expectativa sobre aquele filme e nas nossas amizades e relações, negócios e quase tudo o que fazemos a tal da expectativa está presente

Expecativa = Ato ou efeito de expectar = ESPERA. Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas.

Penso que às vezes valorizamos demais uma situação, construímos uma expectativa tão grande em relação a determinada situação e ela não se apresenta exatamente como desejamos e as consequências são de desânimo, tristeza, frustração e tudo isso junto ou separado nos proporciona sofrimento.

Eu, sem medo de errar, digo que já sofri mais! Muito mais. Hoje vejo a vida por ângulos diferentes e claro que ainda tenho sensações como todos, porém estou mais atento quando surge a ansiedade, quando algo me entusiasma ou a expectativa é muito grande. Hoje graças à minha experiência cuidando de pessoas, consigo estar mais presente e isso não significa que não caí em algumas armadilhas da mente, ok?! Significa apenas que evito a maioria.

Estou sempre em busca de informação, fazendo pequenos testes, experimentando sabores diferentes para compreender o que podemos sentir, fazer, alterar e tudo com o mesmo propósito que é ter mais momentos felizes na minha vida e evitar o sofrimento.
Eu não sei se foram os sofrimentos que eu já tive na minha vida ou se foram os inúmeros sofrimentos dos meus clientes que observei nestes 18 anos, mas o facto é que olho para a questão (Sofrimento) de uma maneira diferente e penso mesmo que o sofrimento é apenas um resultado de uma ou mais ações de deveriam ter dado certo, mas não deu pelo excesso de expectativa, a falta de experiência ou mesmo as duas coisas juntas.

Talvez e só talvez eu possa estar certo, mas o facto é que todas as experiências são de alguma forma positivas, pois nos ajudam a compreender um pouco melhor tudo o que está à nossa volta e negativas ou positivas as experiências somam no nosso processo de aprendizado e não estou dizendo que o sofrimento é positivo, ok? Não compartilho da opinião que devemos viver em sofrimento, porém se conseguirmos encarar a experiência negativa como um processo de aprendizado, ela morre ali e não se torna “o” sofrimento, compreende a minha opinião?

O título desta dica terapêutica é “É simples assim…” porque acredito que seja muito simples mesmo e se prestar atenção comigo neste meu raciocínio perceberá que viver é muito mais simples do que possamos imaginar. Muitas vezes acredito que sobreviver é que é super complicado e muitas pessoas sobrevivem entre o caos, as intrigas, as reclamações e fazem das suas belas vidas verdadeiros campo de guerra. Depois entre tantas confusões não sabem para que lado correr e se dizem ansiosas, não conseguem dormir, ficam confusas, culpam o mundo e não assumem as suas responsabilidades.

Quando olho para muitas situações com um pouco mais de calma e atenção (SEMPRE) percebo que poderia ter falado mais baixo, agido com mais cautela, esperado mais 1 ou 2 dias, dado um abraço mais forte, sido mais educado, agido com um pouco mais de humildade e sempre, sempre percebo que posso corrigir a minha postura diante do mundo para eu ser melhor e o mundo ser melhor.

Preste um pouco mais de atenção na sua vida, nos seus movimentos, nos seus pensamentos, no que ouve, na maneira como interpreta o que ouve… Sinta mais e procure compreender aquilo que sente e se preciso for, tire uns minutos para inspirar e expirar e veja a sua vida por ângulos diferentes! Mude as lentes e viva intensamente as suas experiências, mas não permita que nenhuma delas vire sofrimento!

Simplesassim