segunda-feira, dezembro 9, 2019
Dica TerapĂȘutica

É dia de Faxina (Mental)

236views

Eu queria ter escrito esta dica terapĂȘutica ontem (01/08), inĂ­cio de Outubro, porĂ©m literalmente tivemos um dia de faxina na minha casa! Como acabei de montar um home office, decidimos aproveitar e fazer “a” faxina, jogando tudo que nĂŁo servia mais, separando roupas e utensĂ­lios para doação e ainda trabalhei atĂ© muito tarde. Faz parte do processo, nĂ©?

Mas cĂĄ estou eu focado “ainda” na faxina, mas desta fez a ideia Ă© outra – Quero chamar a sua atenção para uma faxina mental! É isso mesmo
Acredito que toda “cura” exige uma limpeza de pensamentos e se prestar atenção, acumulamos tantas coisas em nossa mente, nĂ©? SĂŁo pensamentos com a data de validade ultrapassada, crenças que nos limitam, verdades absolutas que nunca foram nossas, mas numa terça-feira qualquer de sol as compramos como se fossem nossas e por aĂ­ vamos seguindo como grandes acumuladores.

Os leitores que jĂĄ me seguem sabem que falo imensamente sobre “Ansiedade”, “Medos” e outras feridas que infelizmente estĂŁo se instalando cada vez mais na mente das pessoas e estou constantemente trabalhando para ajudar o maior nĂșmero de pessoas a se livrar destas feridas emocionais “ou” como gosto de chamar estes bloqueadores de felicidade.

Acredito que constantemente fazemos uma faxina em nossa casa! (pelo menos aqui em casa isso Ă© frequente) e depois destas faxinas a casa parece ficar mais harmoniosa, limpa, cheirosa e com aspecto de…. paz…. TambĂ©m estamos diariamente fazendo nossa faxina corporal, nĂ©? O que chamamos de “higiene”. Eu nunca vi uma pessoa tomar banho apenas uma vez por semana ou escovar os dentes quinzenalmente. Claro que nĂŁo! Precisamos fazer isso com frequĂȘncia, eu por exemplo tomo 2 banhos por dia e no verĂŁo Ă s vezes 3.

Agora se temos todo este cuidado com o lugar que moramos, com o nosso corpo, porque nĂŁo temos com a nossa mente? (Pense um pouco…)

Às vezes tenho diante de mim em consultĂłrio pessoas muito bem arrumadas, cheirosas com maquiagem desenhada na perfeição e com mentes complexas e maltratadas e fico mesmo a pensar porque Ă© que as pessoas cuidam de tantas coisas e deixam a nossa “mĂĄquina principal” de lado! Prioridades? Falta de informação? Enfim, nĂŁo sei responder a esta pergunta, mas o que sei Ă© que podemos despertar em relação a este tema e colocĂĄ-lo na nossa lista de prioridades, certo?

Que tal se começåssemos esta “faxina mental” construindo hĂĄbitos positivos para que com o tempo a nossa mente se habitue a pensar positivamente e trabalhar a nosso favor? Teve uma Ă©poca da minha vida que eu era muito negativo (dĂĄ para acreditar nisso?) Mas sim Ă© verdade! E depois que comecei a estudar a programação neurolinguistica compreendi que era extremamente importante pensar e falar de maneira correta para desenvolvermos um ritmo positivo e garanto que no inĂ­cio foi realmente difĂ­cil, porĂ©m a minha persistĂȘncia me ajudou muito no processo de transformação.

Muitas pessoas atĂ© iniciam a “ideia” de transformar pensamentos, mas logo desistem nos primeiros dias, “ou atĂ©â€ nas primeiras horas. E garanto que mudar pensamentos, alterar a nossa postura diante da vida Ă© uma tarefa que exige muito esforço da nossa parte e jamais acontece instantaneamente. Precisa de determinação, mas garanto que se tiver, as recompensas sĂŁo incrĂ­veis e constantes.

Comecemos tendo AMP – Atitude Mental Positiva.

Acredito que de tudo o que acontece podemos tirar uma Atitude Mental Positiva se analisarmos com cuidado e isso é tão interessante que lå atrås, no início desta minha jornada, eu precisava pensar e pensar e hoje é automåtico. Seja lå o que me acontecer eu SEMPRE tiro algo de positivo. Aliås eu acordo todos os dias super grato com a ideia fixa de que se acordei e não encontrei ninguém de branco ao meu lado, significa que não acordei no céu e nem na cama de um hospital e SINCERAMENTE pra mim (Eric Pereira), isso jå é motivo suficiente para ser grato por todooooooo o meu dia.

Alguns compreenderam e isso serå o suficiente para eles iniciarem um processo de transformação e para outros isso serå mais uma daquelas historinhas motivadoras e encontraram 2 defeitos para cada ideia/solução e isso também faz parte do jogo, né? Afinal não agradamos e não convencemos todos.

Vou listar aqui x ideias para auxiliar a sua faxina mental e peço que depois de ler este texto escreva nos comentĂĄrios qual a que faz mais sentido para vocĂȘ, combinado?

🔗1. Entenda a importñncia da faxina mental
A primeira coisa que precisa fazer Ă© compreender a verdadeira importĂąncia desta faxina mental e ter em mente que ela deve ser feita no inĂ­cio com uma certa persistĂȘncia, quem sabe atĂ© com mais ConstĂąncia e depois deve ser inserida em uma agenda periĂłdica ou utilizada sempre que sentir necessidade.

🔗2. Crie o hábito de caminhar
Eu sou um viciado em fazer longas caminhadas e normalmente faço cerca de 10km por dia logo de manhã e digo sem medo de errar que estas caminhas são realmente uma grande faxina mental, pois caminho em um lindo e grande bosque e entre um passo e outro respiro aquele ar delicioso, sinto o cheiro das årvores e isso pra mim é uma brutal higiene mental.

🔗3. Reveja amigos antigos e faça novos
Amizade Ă© algo que tem o poder de transformar pessoas. Eu gosto muito de ligar para meus amigos antigos, Ă s vezes trocar algumas palavras e outras ter longos papos e isso de alguma maneira desanuvia a mente e nos ajuda a sentirmos um pouco mais de felicidade.

🔗4. Tenha um passatempo
Ter um passatempo faz toda a diferença na vida de uma pessoa, pois nos ajuda a levar a nossa mente para outro lugar e garanto que isso Ă© um santo RemĂ©dio. Eu constantemente troco de passatempos, colecionei por alguns anos selos, depois moedas e notas antigas e durante algum tempo estava lĂĄ eu pesquisando, observando e estudando sobre. Tive uma fase que jogar xadrez era o meu passatempo preferido e hoje Ă© sem nenhuma dĂșvida escrever! Sou apaixonado por traduzir meus pensamentos e colocĂĄ-los aqui em forma de palavras….

🔗5. Alimente a sua mente
Leia bons livros, ouça Ăłtimos podcasts, veja palestras, faça cursos online, formaçÔes presenciais, leia bons textos…. Alimente constantemente a sua mente com conteĂșdos que realmente façam sentido para vocĂȘ e que lhe tragam alĂ©m de conhecimento uma sensação de satisfação e tranquilidade.

🔗6. Livre-se de comunidades chatas
É verdade que estamos constantemente nas redes sociais e somos impactados por comunidades, grupos e pĂĄginas das mais diferentes possĂ­veis e estĂĄ tudo certo. Às vezes seguimos algumas pĂĄginas ou pessoas porque “aquele texto” ou vĂ­deo fez sentido, mas depois somos bombardeados por conteĂșdos chatos que nos trazem algum desconforto e sinceramente nĂŁo sei vocĂȘ, mas eu passei da fase de ficar discutindo pontos de vistas, preciso deixar de seguir e viver a minha vida melhor. É simples – Segue se gosta e se nĂŁo gosta deixa de seguir e isso serve para a minha pĂĄgina tambĂ©m.

🔗7. Conecte-se com a parte boa do mundo!
Esta estĂĄ sendo a minha vibe neste momento – Me conectar com a parte boa do mundo!!! Quero meditar mais, quero estar mais vezes Ă  beira do mar em silĂȘncio apreciando as ondas, quero estar com as pessoas certas nos momentos que quero, quero aprender a fazer yoga, tai chi e tambĂ©m quero conhecer lugares que me fazem tĂŁo bem… A vida Ă© tĂŁo curta para “brincarmos” de sermos felizes que decido diariamente ser feliz de verdade e talvez algumas pessoas nĂŁo compreendem o que Ă© ser feliz (pra mim), mas aprendi que o importante Ă© eu compreender.

🔗8. Se livre do lixo
Tudo o que perceber que Ă© um lixo mental, por favor livre-se! Se o relacionamento tem sido complicado e dele vem pensamentos lixo que estĂŁo distraindo a sua vida constantemente, faça tudo que estĂĄ ao seu alcance para resolver, mas nĂŁo espere que ele destrua vocĂȘ para se livrar do que realmente te faz mal e isso serve para todossss os setores da sua vida!

Tem pessoas que sofrem por trabalharem em empresas onde o ambiente Ă© pĂ©ssimo, onde vivem constantes ataques e convivem com pessoas altamente tĂłxicas e sĂŁo humilhadas dia sim outro nĂŁo e sabe porque elas nĂŁo se livram de tudo? Porque estĂŁo limitados, presos, Ă s vezes viciados a estes comportamentos e temem nĂŁo conseguir nada melhor. Algumas sentem-se tĂŁo mal Sem nenhuma autoestima) que se sujeitam a isso por medo de ficarem sozinhas na vida, sem emprego e sem dinheiro e jĂĄ atendi dezenas de pessoas assim. Na maioria das vezes pessoas lindas e cheias de potenciais, mas cheias de “lixos mentais”

Enfim se deixar eu escrevo aqui 20 pĂĄginas sobre o tema e sei que tenho que me conter pois meus textos tĂȘm ficado muito longos e hoje mesmo tive um comentĂĄrio de um leitor (ou quase leitor) que reclamou que nĂŁo consegue me ler pois Ă© muita informação, porĂ©m quando coloco meus fones de ouvido, aumento o som e mergulho nestes temas sinto-me muitas vezes como se estivesse MESMO falando para muitas pessoas. Adoroooo!

Pessoas, bora lå fazer realmente a nossa vida ser mais engraçada e interessante? Que tal nos concentrarmos em manter a nossa mente limpa, clara e positiva? Quem aqui estå comigo?

đŸ™â€ïžObrigado por ficar comigo atĂ© aqui,

Até à próxima,

 

Share

Comente

comments