A “CULPA” de ser FELIZ! – 150/365

Dica Terapêutica

Acredita que há pessoas que fazem tudo e mais um pouco para (NÃO) serem felizes, pois para estas pessoas felicidade e culpa são irmãs gémeas! Ok! Vou explicar melhor – Muitas pessoas sentem que não podem ou não têm o direito de serem felizes pois uma vez o “sendo”, estarão ofendendo outras pessoas “ou” até ofendendo a memória de alguém que já partiu.

Tenho atendido pessoas que inconscientemente construíram estratégias incríveis para se sabotarem e dia após dia vão vivendo as suas vidas até uma linha invisível, porém quando ultrapassam esta linha pisando um caminho que supostamente as pode levar à felicidade, elas imediatamente travam, bloqueiam e disparam uma série de defesas que as obrigam a recuar. Se elas se atreverem a continuar, correm um sério e (grave) risco de se sentirem muito bem e isso pode “manchar” a memória de alguém que foi ou mesmo magoar alguém do círculo íntimo.

Acredite você ou não, muitas pessoas deixam de viver as suas vidas com um certo receio de incomodar o próximo e isso é mesmo incrível de se perceber, pois pessoas assim possuem uma espécie de mecanismo de defesa e claro que cada um possui o seu próprio motivo, mas todos têm em comum o padrão de não ser merecedor, de não magoar ou “atingir” o próximo.

Atendi uma mulher com uma queixa de depressão, mas logo na 3º sessão identifiquei nela um padrão – Ela queria imensamente mudar de trabalho e seguir o seu sonho, no entanto, mudar de trabalho implicaria ganhar mais que o seu marido, implicaria viver o seu sonho e viver o seu sonho traria como resultado uma felicidade brutal e isso ela não poderia aceitar, pois o marido estava há 32 anos na mesma empresa, frustrado, já doente. Depois de falarmos ficou claro pra mim e pra ela que todas as oportunidades de que ela “se livrou” foi exatamente porque não queria magoar o marido.
Estes dias atendi um homem frustradíssimo, pois tudo na sua vida estava mal e ele não conseguia avançar. Há 10 anos que já vem abandonando a vida familiar e fazendo maus negócios, ele estava à beira da falência. Junto com ele identifiquei que tudo começou depois que a sua mãe faleceu. Sei que é muito triste perder alguém que amamos, porém, este cliente iniciou um processo de autossabotagem, pois acreditava que ser feliz seria desrespeitar a sua mãe. Lembro que depois de identificarmos, ainda chorando ele disse: “Como ser feliz e fazer a minha esposa feliz se não consegui fazer a minha mãe feliz?”

Depois vim a saber que o seu sonho era comprar uma casa para a sua mãe e ela faleceu antes dele conseguir. Então ele entrou num processo inconsciente e automático sabotando todas as possibilidades de ser feliz e de fazer as outras pessoas felizes. Aqui nem sei o que é pior, mas provavelmente ambos. Então por ele sentir-se assim, todos ao seu redor serão sacrificados? Interessante é que nestes 10 anos o seu negócio apresentou problemas sérios e quase perdeu a sua casa própria! Será que ele se sentiu culpado por ter uma e a sua mãe não?!

O facto é que isso é mais comum do que você possa imaginar! Não ganhar mais dinheiro, porque a família sempre foi pobre e o que eles vão pensar? Não ter uma posição social melhor, pois não sei como vou lidar com o facto da minha mãe não ter a mesma posição ou amo tanto a minha irmã e ela pode se ofender ou se chatear.

Não sei se vive isso hoje ou se em algum momento já se deparou com uma situação como esta, mas o facto é que fazer uma profunda reflexão e encontrar respostas é sempre a melhor solução de longe! Às vezes fazemos o que fazemos, da maneira como fazemos e não sabemos exatamente os reais motivos para sermos assim e quando alteramos a maneira de pensar, as nossas atitudes fazem mais sentido e aí encontramos respostas que nos ajudam a desbloquear uma série de caminhos. A minha experiência diz que estes caminhos eram justamente os que nos levam a onde sempre desejamos ir e não sabíamos se quer que podíamos estar lá de verdade.

Preste mais atenção na maneira como você pensa, coloque mais atenção nas conexões que os seus pensamentos te levam…. Perceba, sinta, se oriente mais e compreenda de uma vez por todas que não é difícil ser feliz! É até muito simples! Difícil é ser disciplinado para perceber os seus pensamentos e atitudes.