Detox Digital – 41/365

Atenção!

Está dica é forte e não é recomendado para pessoas fracas e viciadas em redes sociais e telemóveis! Então se for uma destas pessoas a minha sugestão é que não continue a leitura, ok?!

Eu (Eric Pereira), estou precisando de um detox digital (Com certeza) e já o fiz algumas vezes e hoje decidi compartilhar com meus seguidores aqui pois pode fazer sentido para todos aqui “ou” para a maioria.

Há um tempo atrás eu coloquei o meu chip em um telemóvel daqueles antigos sabe? Que só ligam e recebem chamada, saí das redes sociais e fiquei mais de 30 dias completamente fora de tudo…. Na época foi uma escolha consciente e precisava me concentrar em outras coisas. Depois percebi que precisava mesmo das redes sociais para me comunicar com outras pessoas e (analisando), mudei a maneira como utilizo as redes sociais.

Hoje utilizo-as imenso para chegar às pessoas, porém posso dizer que 90% do que posto é profissional e coisas pessoais são muito poucas, um jantar com amigos, uma opinião mais pessoal, um desabafo ou música que ouço e “até” isso faço já para que as minhas redes sociais não se tornem chatas.

Desta vez não pretendo sair do ar! Nãooooooooo! Até porque estou em um propósito firme de postar uma dica terapêutica por dia, no mínimo um vídeo por semana e sair do ar atrapalharia a minha programação! Porém pode apostar que na próxima semana vou mudar alguns ritmos, entre eles tirar por uma semana as redes sociais dos meus telemóveis, para que use apenas quando eu estiver no Mac e com isso diminua a minha frequência online!

A ideia de um detox digital é mesmo para ter mais tempo para outras coisas… Hoje o WhatsApp por exemplo, me consome muito e também quero colocar um limite… Não sei bem ainda, mas penso que não usar depois das 19h? Ou quando estiver em casa? Aí posso usar meu tempo para ler algumas páginas a+, compreende?

A vida me ensinou que tudo que é demais faz mal e não quero fazer da minha vida uma vida 100% online! Rsss! Longe disso! Apesar de hoje ter em meus planos estar em algum momento com tudo digital, não significa que eu (Eric) precise viver assim, né?

Confesso que hoje a minha vida tem sido bem distribuída e a cada dia trabalho mais a minha roda da vida, fazendo de tudo para que minha vida esteja bem distribuída! Busco estar mais com os meus filhos, mesmo à distância, busco trabalhar um pouco menos, tenho cuidado mais da vida espiritual, ando em busca de trabalhos sociais para ajudar mais ainda o próximo e por aí vai. Claro que o online é incrível e dinâmico, porém faz sentido pra mim deixar um bocadinho de lado tudo isso…

E não estamos falando em ficar isolados do mundo “ou” NUNCA mais usarmos as tecnologias… Não… Longe disso! Apenas experimentar caminhos alternativos alguns dias! Simples… Eu quase não vejo televisão, porém uso diariamente o Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp! Vou diminuir o uso, pois parar 100% não posso já que tenho este compromisso com vocês! Porém quero colocar regras para ter tempo para outras coisas! Vou dar um exemplo prático! Eu parei de ir ao fed de notícias para ver o que as pessoas colocam e o meu foco está sempre na minha página principal ou nos comentários em relação às minhas coisas e isso liberou imenso tempo para ler e escrever os meus livros!

Às vezes algo me interessa e vou (à procura), vejo, comento se desejar e volto para a minha página, pois o meu foco (O meu) é compartilhar com as pessoas conteúdo de qualidade, dicas terapêuticas, experiências que da mesma maneira que fizeram sentido na minha vida e dos meus clientes, podem fazer na sua também!

Então não cair no automático do “digital” se torna importante na minha vida, compreende? Como eu disse tudo o que é d+ faz mal e penso que “até” o amar d+ pode ser um sinal de que a vida deve ser reavaliada, pois o equilíbrio não é lá em baixo, mas também não é lá em cima!

Então quem sabe você também entre nesta comigo e reavalie o tempo que passa olhando para o seu computador ou telemóvel. E lembre-se sempre que não estou falando em abandonar nada… Apenas em saber usar de uma maneira que seja mesmo útil e não uma distração ou depósito de tempo! Esta é boa ehh! Gosto de acreditar que depositamos o nosso tempo a todo o momento (simsim), agora depositar vendo sempre vídeos de comédia ou lendo livros? Lendo postagens de pessoas que reclama da vida ou falando com amigos importantes?

Claro que tudo é uma questão de escolha! Sempre!!! E vamos fazendo escolhas e renúncias, não é mesmo? A vida é assim… Simples assim! Porém, também gosto de acreditar que quando (renunciamos) algumas coisas, temos tempo para outras, já que não conseguimos abraçar o mundoooooo Inteirinhooooo, né?

Detox Digital… A hora é agora!