Depois eu faço! A arte de Procrastinar! – 44/365

Já deve ter ouvido esta palavra alguma vez, né? Procrastinar! Adiar, postergar, deixar para depois…. Eu digo que durante muitos anos me especializei em procrastinar! Achei até que iria ganhar um prémio por dominar tal habilidade! É Sério! Tudo deixava para depois e este depois às vezes era bem depois (MESMO) ou este depois era tipo assim, nunca mais, entende o que quero dizer?

Conheci “e” conheço muitas pessoas que adoram deixar para depois aquilo que podem e (precisa) ser feito agora! Parecem que estão ligadas numa espécie de preguiça que as obriga a deixar para depois ou para a última hora aquilo que se fosse feito com antecedência, seria muito mais importante e teria outro resultado.

No Brasil eu tinha um amigo da hipnose que deixava para preparar suas palestras sempre no último dia e às vezes era às 20h e ele começava às 14h a fazer os slides e sempre estava nervoso, fazia tudo de qualquer maneira e acabava culpando todos, menos ele mesmo.

Eu hoje procuro sempre antecipar a minha vida e deixar tudo organizado! Um exemplo disso são estas dicas terapêuticas que escrevo com um dia de antecedência e já aconteceu de escrevê-la no mesmo dia, porém não gosto muito! Gosto mesmo que seja um dia antes, pois me sinto tranquilo e assim faço com os meus podcasts e tudo o que faço! Sempre com calma…

Deixar para última hora pode ser como dizer à mente que não está MESMO colocando aquilo como prioridade “ou” pior, que aquele nem é importante e (tanto faz) se for bem feito ou mal feito, compreende? Já entrevistei centenas de procrastinadores e cada um tem a sua versão para “justificar” porquê deixam para última hora, porém no final todos só estão vivendo um momento de plena desorganização!

Na minha ideia os procrastinadores estão adiando sempre por vários motivos diferentes! Já estive com alguns que cresceram em lares onde tudo era feito na última hora e aprenderam assim, outros que temiam o resultado e nunca conseguiam terminar as suas tarefas, pois sabiam que os resultados comprometeriam o futuro. Conheci muitos que precisavam estar ocupados, então estavam sempre adiando e adiando e tinham tanto acumulado que viviam ocupados, resolvendo coisas que deveriam ter sido feitas no passado. O curioso é que muitas destas pessoas chegam a estar no meio de coisas que nem fazem mais sentido! Incrível isso!

Então se você é uma destas pessoas que gosta de deixar para depois, que faz tudo em cima da hora ou que a (hora) nunca chega, relaxa…. Não é único e a boa notícia é que pode mudar este comportamento!

Eu sempre acredito que todo comportamento pode ser alterado, desde que tenhamos um compromisso com este processo de transformação! É fácil? Claro que não e nunca acho que é! É possível? Sem nenhuma dúvida! Quando buscamos ferramentas adequadas e colocamos em prática de maneira que nos sentimos confortáveis.

Qual a melhor maneira para não deixarmos para depois? Fazer agora! (Não ria!!!). Eu costumo dizer que a melhor hora é sempre agora! Sempre devemos dar prioridade às coisas para que a vida aconteça da maneira que deve ser! E como tudo o esforço e a determinação devem estar à frente de tudo, “se” o desejo for mesmo vencer e fazer acontecer.

Lembra da dica sobre (movimento?) Quando colocamos movimento na vida, tudo caminha e depois pega embalo, entra no ritmo! Quando deixamos para depois, acumulamos, juntamos, desenhamos um caminho que vai sempre (eu disse SEMPRE), dar no mesmo lugar que é se perder no meio do meio do nada!