CUIDADO COM O EFEITO MANADA

0
413

|Contribuição|Pense Bem|Apenas mais uma Reflexão|Eric Pereira|

Já deve ter ouvido falado no efeito manada, né?
É quando uma pessoa acompanha outras centenas de pessoas, sem pensar, estudar ou compreender. Simplesmente seguem e quase que arriscaria falar que de “olhos fechados”.

Em muitos casos o efeito manada é altamente prejudicial, pois quem disse que a maioria está sempre certa? Que estudo sério comprovou que lá porque a maioria está investindo na bolsa de valores, se eu investir não vou muito em breve perder o meu dinheiro?

Lembre-se da famosa frase do Homer Simpson: “Nunca diga nada a não ser que tenha certeza de que todo mundo pensa o mesmo”

São atitudes assim que transformam pessoas cheias de potenciais em robôs (que vivem no automático) da vida, dizendo sim para tudo e não para todas as oportunidades, porque em algum momento de suas vidas foram “programadas” a pensar como a maioria, a agir como a maioria.

Quando decidi vir para Portugal, muitos me disseram que era loucura total, pois era um país pequeno, que o Português era muito pessimista e que a Europa estava em crise. Mas mesmo assim, contrariando a maioria, fiz as minhas malas e vim.

Quando decidimos vir morar na Ilha da Madeira, alguns amigos disseram que seria a maior loucura, porque aqui ninguém iria assistir uma palestra minha, pois era uma ilha e a mentalidade das pessoas nesta ilha era muito pequena… e mais uma vez contrariei a maioria das pessoas. E só para informar, na minha última palestra tivemos 342 pessoas sentadas e 12 em pé (Por falta de cadeiras).

Vai fazer parte do Grupo de adoradores do efeito manada ou vai pensar por si?

Esta decisão não me compete a mim, mas seja qual for a sua escolha, desejo que seja feliz!

Comente

comments