Construa Novos Hábitos – 26/365

Uma vez vi um orador perguntar à plateia: “Quem quer mudanças?” E todos felizes levantam as mãos! Em seguida ele pergunta: “Quem quer mudar?” E ninguém levanta “e” alguns olham para o lado….

O Consultório me ensinou que a maioria das pessoas desejam muito que mudanças aconteçam, que “as” outras pessoas mudem, que as coisas aconteçam, tipo como num estalar de dedos e descobri que estas (mesmas) pessoas não desejam mudar! Elas não querem começar, apenas querem entrar no processo que foi iniciado por outras pessoas… Depois de entrevistar centenas de pessoas, percebi que a maioria possui hábitos enraizados e são tão profundos que mudá-los exigiria um esforço grande.

Uma vez em uma reunião, me perguntaram a minha definição de hábito, e penso que é MESMO como uma linha… Uma linha é fácil de romper, mas quando juntamos duas, três, quatro, 200, já não temos a mesma facilidade que no início. Isso não significa que não conseguimos romper, porém que o esforço é outro e pensando nisso decidi hoje compartilhar com você leitor um pouco sobre esta construção que todos deveríamos fazer um dia!
Ao longo da vida construímos mais hábitos negativos do que positivos e talvez por aprendemos muito por exemplos vamos herdando hábitos de nossos pais e familiares. Lembro por exemplo de crescer em um lar onde não via ninguém com um livro na mão e também não lia! Não tinha o hábito de ler, até ter dificuldades na escola e meu tio me habituar a ouvir uma fita cassete (Naquela época) do Drº Joseph Murphy autor do livro “O poder do subconsciente”.

Naquele momento meu tio William, estava fazendo aquilo para me ajudar a pensar positivo e tirar melhores notas em matemática, porém iniciou dentro de mim a construção do meu hábito mais poderoso!!! “O Acreditar” e depois daqueles dias deitado no chão com duas caixas gigantes de som, com um homem falando, despertei o hábito de acreditar, de ser positivo e de ler bons livros!

A vida me ensinou que só estamos confinados pelos muros que nós mesmos construímos! Nascemos livres e cheios de recursos à nossa volta e podemos simsim alcançar o que quisermos, desde que tenhamos uma mente livre! Muitas pessoas crescem “já” dentro de um padrão negativo e claro que seus costumes se tornam negativos e não sabem ser de outra maneira, a não ser negativa! Uma criança de 5 anos ouve em média 11 vezes a palavra (sim) e 121 vezes a palavra (não). Compreende os estímulos?

Crescemos sendo estimulados com hábitos negativos! Claro que também os positivos, porém os estudos sempre apontam que os negativos são maiores! Outro dia em uma sessão de “regressão” a minha cliente contava que brincava com sua boneca, enquanto seus pais brigavam, porém quando isolamos a cena e focamos nos pais, ela dizia que não aguentava mais ele com suas amantes viajando. Ele negava tudo e ela dizia que nunca eram felizes e aquela menina frágil, que brincava próximo apenas absorvia a informação sobre dinheiro, amantes, abandono, e nunca somos felizes. Consegue imaginar isso?

Quantas informações você que está lendo este artigo recebeu durante a sua infância, eh? Quantas informações que não estava (prestando) atenção recebeu? (sem querer)? Quantas delas simplesmente passaram e quantas delas entraram e fizeram morada no azul escuro da sua mente? **Atenção a esta pergunta agora – E quantas outras informações mais tarde foram trazidas negativamente até você que aumentaram o peso daquela informação recebida na infância? Talvez você tenha dito em voz alta: “Bem que a minha mãe falou! “ou” Então eu sabia! “já” (sentia) isso….

O incrível é que quanto mais alimentamos “estes hábitos”, mais eles ganham força, tipo a dica nº 24, lembra? Sobre o Ladrão de sonhos? Então… Vamos alimentando estes hábitos e logo eles ganham tanta força que vão nos dominando!
Que tal transformarmos isso? Sim! Sempre é possível e aqui vou dar 5 passos para ajudar nesta transformação! Na construção de novos hábitos.

1. Na minha opinião, “identificar” estes hábitos negativos é a primeira coisa que se deve fazer e como sempre dou um exemplo prático, aí vai – Eu percebi há uns anos atrás que era um GRANDE procrastinador! Tudo que eu podia, deixava para depois, para fazer em cima da hora, algumas mesmo nos últimos segundos e como pode imaginar, a minha vida acaba sendo uma bagunça tremenda, mas quando me predispus a observar o meu comportamento e encará-lo puder saber o que deveria ou não transformar.

2. Comece a fazer a mudança de pequenos hábitos… Não seja extremista! Todas as vezes que eu ou um cliente meu foi extremista, algo deu errado (durante) o processo! Faça mudanças aos poucos! Deseja mudar sua alimentação? Não se torne Vegan amanhã? Mega radical…. Corte aos poucos, organize sua mente, seus hábitos, costumes e deixe a coisa acontecer com “disciplina” é claro, mas sem radicalismo! Minha experiência diz que quem faz com calma, tende a construir hábitos mais fortes e duradouros.

3. Aprenda a construir hábitos! Eu tenho 3 experiências que me ajudaram muito! Decidi ir assistir 50 filmes ao cinema e este era uma daqueles hábitos que me fazia realmente bem, muito bem. Depois separei 5 livros e decidi que iria lê-los em 40 dias e todos os dias lia x páginas e consegui atingir a meta. Comecei a construir meus novos hábitos sempre associados a prazer! Eu não gostava muito de caminhar de manhã, mas sou apaixonado em ouvir podcasts de manhã! Então o que fiz? Comecei a caminhar ouvindo podcasts.

4. Uma dica valiosa é fazer a alteração na hora! No momento e não deixar passar! Eu tinha uma cliente que mentia muito e sem nenhuma necessidade, então trabalhamos firme nesta mudança de hábito que ela trouxe do seu pai e toda vez que ela contava algo que não era verdade ela falava na hora: “desculpa! Nem sei porque eu disse isso.”, e corrigia. Ela conta que as pessoas não entendiam muito, mas (ELA) estava mesmo alterando seus hábitos, interrompendo os padrões e logo “criou” uma espécie de alerta em sua mente atéeeeeee que só dizia a verdade.

5. Perceber que a mudança do hábito faz mesmo bem! Se não compreender enquanto está (na mudança), nada disso fará sentido! Dê sentido à mudança que isso será muito mais gratificante e construirá também na sua mente o hábito de compreender, de agradecer, de associar as transformações boas.

Não pare jamais! Continue alimentando a sua mente, continue insistindo em ser uma pessoa mais positiva e por favor continue insistindo em você, na construção da sua felicidade! Escreva nos comentários uma “única” palavra que determine o seu compromisso com a sua mudança de hábito!! Uma única palavra!

Compartilhe esta poderosa dica e me ajude a ajudar outras pessoas!