No final não receberá NENHUMA Medalha, ok? – 147/365

É curioso como algumas pessoas acreditam que as suas “boas” ações devem ser premiadas e quando não o fazemos, elas perdem a paciência e sentem-se traídas, ofendidas ou até mesmo lesadas. Quando olho para isso, fico espantado pensando que estamos vivendo mesmo uma gigantesca inversão de valores.

Uma cliente estes dias me falava sobre as suas feridas emocionais e durante o seu texto ouvi mais de uma vez a palavra “eu sou honesta” e da segunda vez em diante ficou claro que pra ela ser honesta era uma qualidade e não uma obrigação. Ela se queixava que era honesta e que não merecia ser traia pelo marido. E (atenção), ninguém merece ser traído por ninguém, mas isso não tem nada a ver com o facto dela ser honesta.

Sinto muitas vezes que algumas pessoas fazem o que fazem acreditando que vão receber no final uma medalha de mérito por fazer o que é “obrigação” delas fazer e isso é assustador, pois se não prestarmos atenção nisso, vamos exigir do mundo respostas que podem jamais vir e a consequência será a frustração, a tristeza, a depressão e logo acreditará que o mundo está contra si.

Um amigo do desenvolvimento pessoal, outro dia me disse que estava farto de colocar dicas e não receber likes e a minha pergunta foi: “Escreve para obter likes? Existe uma maneira de trocar estes “likes” por algo? Tipo um BMW?” E claro que ri, ele percebeu e riu junto comigo. Eu escrevo esta e outras dicas para partilhar um pouco do meu dia a dia e a minha MAIOR recompensa é aumentar a minha disciplina (pode apostar) e claro que fico contente quando alguém comenta ou compartilha, quando recebo mensagens de agradecimento, porém o foco não é este.

Fazer a sua parte é algo que apenas você pode fazer! Perceba – “a sua parte” e eu do lado de cá tenho a obrigação de fazer a minha e isso é viver. Quem sabe uma vez ou outra não nos encontramos e conseguimos fazer juntos uma parte maior?! Se acontecer, pode ser uma experiência brutal e se não acontecer, está tudo certo, mas informo que juntos ou separados nenhum de nós terá medalhas no final.
Na era digital, do imediatismo e dos reconhecimentos públicos, elogiar alguém é sinónimo de boa ação e não dizer nada é sinónimo de maldade. Isso não deveria ser assim, pois elogiamos se quisermos e se quisermos achar tudo maravilhosamente bem e guardarmos para nós, qual é o problema nisso?

Muitos dos meus clientes lêem tudo o que eu escrevo e vêem todos os vídeos e quando comentam algo no consultório, percebo que viram, mas jamais recebi um like deles, e? E nada! Medalhas à parte o que mais desejava era que eles realmente vissem e isso eles já fazem. Adorooooo quando comentam que a mudança que estão vivendo neste momento foi devido a algo que leram.

Eu vibrei hoje quando uma cliente aqui em Lisboa me disse que assistiu à live Relações Tóxicas (https://www.ericpereira.eu/relacoes-toxicas-live-terapeutica) e depois de ver, percebeu que fazia todo sentido e que naquele momento ela estava vivendo mergulhada em uma relação tóxica e tudo o que desejava era sair desta amizade que estava destruindo vários setores da sua vida!

Isso foi gratificante, mas nenhuma medalha foi me entregue e esta é a minha missão de vida (ajudar pessoas comuns a se tornarem extraordinárias). Eu aceitei isso, eu abracei esta causa e tenho vários tipos de ganhos com o que faço, nem todos são financeiros, mas são excelentes ganhos e nem sempre o “reconhecimento” vem pela mesma via que emito, entende isso?

Uma vez ajudei uma mulher muito necessitada e sem condições financeiras a fazer um tratamento. Lembro de pagarmos as passagens dela e no final ela foi embora e mal se despediu e esta tudo certo. Depois dela recebi tantos presentes divinos, então a vida é assim mesmo, devemos fazer (na minha opinião) sem esperamos que na sequência venha uma medalha de reconhecimento. Eu estaria sendo hipócrita se dissesse que não gosto de ser reconhecido pelo que faço! Sim! Gosto! Mas quando não sou, acredito que está tudo certo na mesma.

Observe os seus diálogos internos e ações, pois pode estar se sentindo mal e construindo internamente uma série de travas por achar que o mundo está em falta contigo, pois fez, acordou cedo, ajudou, emprestou, foi amigo, foi esposa/marido e foi e foi e foi…. Pode ser chato, mas foi porque por algum motivo o quis fazer e pode ser que “até” acreditou que iria receber X por aquele ato, criou uma expectativa sobre aquilo! Quem sabe a partir de hoje mude um bocadinho a sua maneira de pensar e perceba que não precisamos ser reconhecidos por fazer algo….

Eu cobro 150€/hora de uma sessão de hipnose e 250€ uma sessão de coaching e dou o melhor do meu melhor, recebo na hora e está tudo certo para ambos os lados! E isso são os meus honorários, aqueles que eu estabeleço valor e dou valor ao meu cliente, compreende? Agora todo o restante que eu quiser fazer, é porque quero fazer ou porque é correto fazer e não posso amanhã jogar aos 4 ventos que estou sendo honesto, que escrevo dicas diárias, que gravo vídeos e ninguém comenta que….. Por favor! Me poupe das suas lamentações baratas e comece a encarar a vida com mais atenção e só assim poderá ser feliz! Somente agindo conscientemente é que poderá olhar para o seu dia a dia e se sentir realmente uma pessoa feliz e próspera!

Peço imensas desculpas para as pessoas que decepcionei “e” para as que pensam diferente e acham que confundem obrigação e bom senso com qualidades… Se continuarem a viver desta maneira serão GRANDES e potenciais candidatos a um dia se tornarem dependentes de antidepressivos. Então espero que percebam que estar consciente pode ser a resposta que tanto esperava para as perguntas: PORQUE A MINHA VIDA NÃO ESTÁ DANDO CERTO? ou PORQUE NÃO SOU FELIZ?