Já apreciou a TEMPESTADE? – 143/365

Ontem no meio de uma sessão, uma cliente me disse que tudo o que ela gostaria era viver uma vida tranquila com muita paz, amor e que jamais nada lhe roubassem a sua paz. Eu ouvindo aquilo comecei a pensar neste mundo perfeito que ela idealiza e cheguei a lembrar dos inúmeros momentos que também pensei assim e como (sofri) por não conseguir que a minha vida fosse um daqueles filmes lindos onde apenas coisas boas acontecessem.

Viver em paz, com apenas acontecimentos bons não existe (na minha opinião), pois vivemos em sociedade, dependemos de outras pessoas e de uma série de situações externas para que a vida ande! É uma grande máquina a funcionar com milhares de engrenagens e às vezes nem todas elas funcionam de maneira correta e o “não” funcionar de maneira correta pode ser até bom, para aumentar o aprendizado de todos os que fazem parte daquela engrenagem.

A vida me ensina muito e diariamente aprendo maneiras diferentes de lidar com as minhas emoções, com os meus desafios e até com as minhas limitações que não são poucas. Um dos maiores aprendizados de todos os tempos tem sido aprimorar as minhas habilidades dentro da tempestade e conseguir vê-la em câmera lenta. Hoje nesta dica terapêutica irei compartilhar contigo um pouco sobre esta minha experiência acreditando que pode vir a ser em breve a sua.

Todos nós temos momentos turbulentos na vida e às vezes a minha vida também fica cinza. Mas sem me aperceber, a tempestade toma conta de tudo e se eu não tomar uma inspiração profunda e buscar restaurar o meu controle emocional, perco a cabeça e pode ser que naquele instante (menos) estável, eu tome decisões de que vou me arrepender para o resto da minha vida. Pode apostar que eu já estive em tempestades onde fiquei cego pelo barulho do vento ou pela forte chuva e disparei palavras que ofenderam, magoaram e que me arrependo até hoje. Impulso? Falta de controle? Pode ser tudo e mais um pouco, porém o melhor é saber que posso evitar!

As águias quando vêem uma tempestade se aproximando, elas se jogam no meio dela! Curioso, né? Pois, elas em meio a tempestade conseguem perceber claramente que vão se aperfeiçoar, vão melhorar a maneira de voar e depois que a tempestade passa elas possuem habilidades incríveis que podem ser usadas inclusive em dias onde o tempo está claro e limpo.

Cansado de fugir ou me esconder destas tempestades, todas as vezes que vejo que o céu já ficar um pouco cinza, eu logo me preparo emocionalmente e mergulho dentro destas tempestades emocionais para compreender melhor o que sinto, o que acontece e principalmente (como) acontece e sabe qual é a minha sensação? Que a cada mergulho, me aperfeiçoo mais! Não estou dizendo que fico feliz, ok? Na maioria destas tempestades até fico é muito triste! Mas observo-as muito bem, sinto em câmera lenta os movimentos que as criaram, observo por ângulos diferentes e busco compreender como posso evitar ou amenizar a próxima.

Tenho um pensamento que às vezes uma destas tempestades vai surgir e pode até ser uma crença minha, sim! Claro que pode ser apenas uma crença minha, mas observo que às vezes uma ou mais nuvens ficam carregadas e até ouço alguns trovões fortes no meu inconsciente e antes eu logo me sentava, tremia e me sentia perdido. Já hoje respiro fundo e observo a beleza desta tempestade e sabe onde está esta beleza? Ela está escondida em algo que normalmente não enxergamos com tanta clareza….

A beleza da tempestade é depois que ela vai passando… Quando ela vai se acalmando e você percebe que o alívio vai tomando conta de ti e aos poucos vai percebendo que afinal foi possível permitir que ela se deslocasse ou simplesmente que ela desse o seu melhor e depois simplesmente evaporasse… A beleza está em compreender que na maioria das vezes são os nossos entusiasmos sim sim sim, a nossa falta de atenção, a ausência de um não (dito na hora certa) que causam as primeiras nuvens, que enviam os primeiros ventos e como podemos culpar o mundo se somos parte do que está “nos” acontecendo?

Pode não acreditar em mim hoje e tem este direito! Porém, insisto que toda a tempestade tem a sua beleza e por mais que ela seja forte, destruidora, ela pode ensinar, pode nos orientar, pode até mudar para sempre o rumo das nossas vidas. Então não se esconda mais, não feche os seus olhos, não tema! Acredite em mim quando eu digo que dentro da tempestade pode encontrar respostas para perguntas antes não respondidas!

Espero que fique bem e desejo um bom mergulho.