Experiências e algumas coisas sobre elas – 173/365

Cada dia mais valorizo as experiências que tenho na minha vida! A cada dia eu olho para tudo o que me acontece com olhos diferentes e procuro ver, ENXERGAR a essência daquela situação. Depois que comecei a agir assim, a vida ganhou um (significado) diferente, pois o que antes era muito bom se tornou numa experiência e o que era muito ruim, também se tornou numa experiência. Confesso que a vida ganhou um sabor especial, pois me tornei mais presente, mais atento e mais consciente.

Uma vez falando sobre isso, um aluno me disse: “Deve ser muito chato viver assim! Eu gosto de surpresas e que a vida aconteça!” É engraçado ouvir estes comentários, pois observo-os com cuidado e fico pensando que tudo é mesmo uma questão de nível de consciência, pois mesmo respeitando a sua posição, penso que ele diz isso porque não olha para a sua vida com mais atenção, pois se olhasse iria perceber que viver fora do automático é apreciar tudo, é sentir, é dar-se a oportunidade de conhecer melhor.

Às vezes sinto que estou vendo as coisas em câmera lenta, pois olho, depois vejo, aí observo e algumas vezes ainda mergulho na essência do que estou vendo! É uma espécie de “estar mesmo consciente” para a vida! Hoje penso que antes eu sobrevivia e parece que estava jogando o jogo de passar pelas fases para receber “recompensas” e hoje jogo um jogo muito diferente! Um jogo onde não existem fases, tudo são recompensas.

Falando assim dá a impressão que somente coisas boas acontecem, né? Porém aí está um ponto forte! Vejo tudo como experiências, então o que antes era bom ou menos bom são experiências hoje e olho para elas com mais atenção, procuro colocar amor em todas elas e já me perguntaram também: “E nas experiências dolorosas, consegue colocar amor?” Sinceramente são estas experiências que mais precisam de atenção, de amor de cuidado, de miminhos e sim consigo!

Já ouvi inúmeras vezes pessoas me dizendo “sou de carne e osso” ou “corre sangue nas minhas veias” e hoje olho para frases como estas e digo, ok! Somos todos de carne e osso, todos temos sangue correndo nas veias e daí? Vou usar isso para justificar o “sofrimento” ou que estou mal? Por favor, né?

Estamos num era em que as pessoas o tempo inteiro mostram-se capazes de fazer coisas, de ultrapassar os seus limites ,de conquistar aquilo que desejam e você ainda vai ficar a viver na era da escassez? Na era da vitimizaçao? Vou aproveitar que hoje é dia 1 de julho e vou fazer uma proposta para você que me segue aqui, ok?

Que tal fazer 30 dias de experiência? Exatamente 30 dias e depois decide se continua ou não?! Vou enumerar alguns detalhes para ajudá-lo a manter o seu compromisso.

  • 1. A primeira coisa é colocar o seu telemóvel para despertar 4 vezes por dia com a seguinte palavra: Experiência e toda vez que ele tocar (08h – 10h – 14h – 18h – 21h) você desliga o despertador e repete mentalmente – Tudo é apenas uma experiência e olha ao seu redor para estar consciente do que estava fazendo e como está fazendo.
  • 2. Escolha 4 lugares para escrever a palavra EXPERIÊNCIA, eu coloquei ao lado da minha cama, no espelho do banheiro, na geladeira e no meu notebook. Escolha os lugares que sabe que vai olhar com maior frequência.
  • 3. Aprenda a falar menos e observar mais. Avalie aquela experiência (INTERNAMENTE), tendo um diálogo interno. O silêncio ajuda você a iniciar belas conversas com a sua parte “inconsciente”
  • 4. Seja sincero consigo, esqueça o seu senso crítico, PARE de julgar tudo e todos e perceba o que está realmente acontecendo! Esperar mais um pouquinho pode ser o que precisa para a experiencia fazer sentido, ok?! Vou dar um exemplo claro: Uma empresa portuguesa contratou uma palestra minha em Setembro de 2017! Eu cobro 5.000€ por 2 horas de palestra e em Agosto, eles cancelaram alegando problemas administrativos e enxerguei aquilo como uma experiência, ok?!

Esperei mais um pouco, tentei perceber onde estava o ponto daquele cancelamento e deixei os dias passarem! 9 dias depois fui contratado para fazer 3 palestras com o mesmo cachê na Espanha “e” ainda ganhei um prémio de melhor palestrante daquele congresso e recebo uma placa e um IPad Pro.

Entende? Foi apenas uma experiência e nada mais que aquilo e aquele cancelamento que aparentemente parecia algo terrível, foi uma oportunidade para uma série de outras palestras.

Durante 30 dias escolha estar consciente em todas as atitudes que surgirem e estando consciente, estando mais alerta, olhando para as experiências, perceberá uma coisa que MUDA tudo no jogo chamado VIDA! Você começa a não ter certas atitudes, começa a dizer mais “não”! E porquê isso? Porque está mais atento, está observando e não está no falso controle da sua vida, está REALMENTE NO CONTROLE!

Experimente e se for realmente experimentar, escreva a palavra experiência nos comentários! Agora se for tentar, não escreva nada!!! Pois que tenta nunca faz! É simples! Fazer ou não fazer! Viver as suas experiências ou permanecer no automático.

Boas escolhas…. Espero que seja uma boa experiência experimentar!