AOS POUCOS VAI DANDO CERTO

Sou um incorrigível colecionador de frases inspiradoras. Muitas foram escritas por grandes nomes, outras, por completos desconhecidos, mas se a frase é boa, pouco importa sua fonte.

Existem algumas que, por gostar tanto, eu as leio diariamente e as escrevo constantemente.

Devo confessar que algumas frases carregam em si um mistério muito especial que na hora eu não compreendo, por isso, as deixo ali guardadinhas para que no momento certo eu possa interpretá-las. Elas ficam ali de molho, curtindo, descançando.

SIM, acredito que existem frases que precisam do “momento certo” para fazer sentido e uma que está fazendo sentido na minha vida neste momento é:

“Calma. É aos pouco que a vida vai dando certo.”

Já tive muitos momentos na minha vida onde por mais que eu os observasse nada fazia sentido, “às vezes”, questiona o que eu estava fazendo de errado para não ter o resultado que deseja. Hoje, mais maduro, com mais experiência, percebo que é justamente aos poucos que a vida vai dando certo e se desejamos MESMO resultados extraordinários temos que ir fazendo e deixando que a vida aconteça e isso realmente leva tempo.

Calma, muita calma nessa alma, pois é aos poucos que a vida vai dando certo. Não adianta pressa, muito menos ansiedade, as coisas acontecem no tempo certo. Existe um tempo certo das coisas darem certas.
Saber esperar não significa perder tempo, mas sim, deixar com que as coisas aconteçam no seu devido tempo, portanto, não se preocupe, dias ruins também chegam ao fim. Não é porque o céu ficou nublado que as estrelas morreram. Não se deixe abater, não se deixe abalar, às vezes é só um mau pedaço de um bom caminho.

Eu não sou religioso (sou espiritualista), mas sou fã de algumas citações bíblicas e umas delas é Eclesiastes 3:2 que diz:

“Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou.”

Sabe, muitas vezes, principalmente na adolescência, eu pegava a semente na mão e no caminho do campo já desejava colher o que nem tinha plantado ainda, entende o que quero dizer? Será que eu era ansioso?

Hoje, completamente focado em ter uma vida mais tranquila e de paz, entendo a grande importância de saber esperar para colher o que foi plantado e sei também como é importante estar sempre plantando. Ahh, e como sei!

Outro dia falava com um aluno no final de um seminário como nos tornamos grandes quando aprendemos a desaprender e aprendemos de novo. É um processo incrível, pois nos tornamos fortes com nossos “não acertos”, compreendemos a razão pelo que fazemos o que fazemos e entendemos um conceito que acredito ser um dos mais importantes: menos é mais. O grande vilão da felicidade é a nossa ansiedade de querer mais e tudo para ontem. Esta luta pelo mais e pelos resultados imediatos tem roubado a paz de milhares de pessoas.

Então, se em algum momento, você que me lê sentir um aperto no peito, estiver angustiado e se sentir na dúvida de se vai conseguir ou não, deixe por um momento a questão do resultado e observe o que está sendo feito no dia a dia, pois é neste plantar que deve ser concentrar, pois se estiver fazendo MESMO a sua parte não tem que se importar muito, pois, mais cedo ou mais tarde, os resultados virão.

Eu sei que algumas vezes é difícil acreditar e também sei que muitas vezes queremos ter os resultados na hora, no entanto, acredite em mim: as pessoas de sucesso que hoje estão em uma situação confortável, elas em algum momento duvidaram do que estavam fazendo e o que as diferenciaram das demais foi justamente a persistência e paciência, afinal de contas, a paciencia é amarga, mas seu fruto é doce.

Minha intenção neste “Papo do Dia” é que você aprenda a desaprender e perceba que embora o mundo esteja num verdadeiro caos, agitação total, discórdias, disputas, etc., você só vai alcançar o resultado maior se não seguir a manada, se você respirar, se você plantar e esperar com paciência e fé. Agora, se você conseguir fazer tudo isso com o coração cheio de amor… Ahhhh, aí a colheita será abundante e terá um incomparável sabor de alegria!

Até ao próximo papo!