AMA O QUE FAZ – FAZ O QUE AMA?

0
165

Contribuição|Pense Bem|Apenas mais uma Reflexão|Eric Pereira|

O filósofo, teólogo e também médico de origem alemã, Albert Schweitzer tem uma famosa frase que diz assim: “O sucesso não é a chave da felicidade. A felicidade é a chave do sucesso. Se amas o que fazes, terás sucesso”

Conheci na minha vida centenas de pessoas infelizes.
A maioria tinha rótulos (Colocados por psiquiatras, médicos ou psicólogos) e não quero questionar aqui seus diagnósticos, mas rótulos de depressivos, compulsivos, tristes, com graves transtornos, mas tudo que eu via na minha frente era uma pessoa infeliz que mal conseguia se expressar. Depois de dar tantas voltas “tentando” narrar um pouco de sua história (na maioria das vezes), triste e cheias de feridas, eram pessoas que não amavam.

Umas não amavam o que faziam e mesmo assim estavam há 30 anos na mesma empresa ou na mesma função, enquanto outros “achavam” que amavam, mas não podiam falar muito sobre aquele assunto pois não tinham outras experiências e nem sabiam como comparar se gostavam ou não.

Alguns quando perguntava se eram felizes, me devolvia a pergunta: Não entendi a pergunta? E lembro de um senhor que ficou gravado na minha mente pelo longo trabalho transformacional que fizemos. Quando perguntei a ele se ele se considerava uma pessoa bem sucedida, ele riu (nunca tinha visto ele rindo) e me devolveu a pergunta dizendo: O srº acha mesmo que um bancário tem o direito de ser bem sucedido?

Só esta frase já diz muito dele e de seus motivos de estar ali sentado à minha frente, mas percebe como pessoas que não amam o que fazem, têm uma grande tendência a receberem rótulos “pré” estabelecidos pro profissionais que possuem carimbos específicos e “licença” para rotularem.

Quando falo em amar o que faz refiro-me a muito mais do que à profissão.
Eu estou aqui hoje escrevendo mais uma contribuição, pois AMO mesmo escrever e faça sol, faça chuva, cá estou eu a escrever contribuições para o grupo e artigos para o site (www.ericpereira.eu). Este ritual de sentar, pegar o meu fone, escolher a música e começar a digitar é MAIOR que tudo para mim e talvez você compreenda ou talvez não, mas é algo delicioso… Ou mais que isso. Rss

E subir no palco e fazer uma palestra? É para mim, ter a oportunidade de compartilhar com pessoas um pouco do que aprendo. Entro em transe absoluto em cima de um palco, sou capaz de gritar alto e falar baixinho, rir e chorar, me emociono de verdade e mesmo com plateias gigantes, como têm sido meus últimos eventos. Eu falo olhando nos olhos de cada pessoa, vou andando pela sala e amo muito tudo isso x 10.

Meu papel aqui hoje está bem longe de dizer para você largar seu emprego, separar do seu marido ou trocar o ginásio por caminhar na rua as 6h da manhã. Mas quero mesmo apenas levá-lo a uma reflexão e dizer que deve assumir tudo que AMA e AMAR sem medo… Mergulhar, se permitir… pois o futuro é tão incerto para comermos o que não gostamos, para todos os dias fazermos as mesmas e detestáveis coisas. O amanhã não está nas minhas mãos e nem nas suas e só de pensar nisso, fico mesmo pensativo como seria dormir e acordar ao lado que quem não desejamos…

Não beba por que todos estão bebendo, não faça porque a MAIORIA está fazendo, não faça parte do efeito manada e já falamos em uma contribuição sobre este efeito! AME mesmo os seus próximos passos, seus pensamentos e suas ações e jogue fora tudo aquilo que não faz parte do ciclo “AMOTUDOISSOX2”. Pode até não jogar fora hoje, nem quero que seja irresponsável, muito menos impulsivo, mas quero que seja feliz.

Acima de Tudo nesta vida – AME-SE!

Comente

comments