Alimente o “processo” e a distração morrerá de fome!

Acredito que inúmeras vezes você me ouviu falar sobre o perigo de nos distrairmos quando desejamos muito atingir um objetivo! Se já leu alguns dos meus livros, então já leu dezenas de vezes as palavras “distração” e “processo” e hoje quero lhe ajudar a realmente atingir os seus objetivos, então se tem interesse em saber porque algumas pessoas conseguem e outras vivem tentando e nem chegam perto, este artigo é para você! Deve ser um daqueles textões e começo dizendo – Foco! Não se distraia durante a leitura.

São quase 7h da manhã, estou no meu escritório ouvindo Vivaldi e escrevendo. Estou mergulhando “no processo” final e terças e quintas é dia de escrever artigo. Confesso que só consigo produzir tanto conteúdo como produzo e ainda fazer atendimentos terapêuticos online diariamente porque não me distraio. Pelo menos não tanto, mas quando me distraia, uiiii…. E acho que podemos começar por esse ponto!
De propósito, comecei a estudar porque algumas pessoas tinham ótimos resultados, enquanto outras viviam tentando e Alimente o “processo” e a
distração morrerá de fome!
Acredito que inúmeras vezes você me ouviu falar sobre o perigo de nos distrairmos quando desejamos muito atingirmos um objetivo! Se já leu alguns dos meus livros, então já leu dezenas de vezes as palavras “distração” e “processo” e hoje quero te ajudar a realmente atingir os seus objetivos, então se se tem interesse em saber porque algumas pessoas conseguem e outras vivem tentando e nem chegam perto, este artigo é para você! Deve ser um daqueles textões e começo dizendo – Foco! Não se distraia durante a leitura.
São quase 7h da manhã, estou no meu escritório ouvindo Vivaldi e escrevendo. Estou mergulhando “no processo” final terças e quintas é dia de escrever artigo e confesso que só consigo produzir tanto conteúdo como produzo e ainda fazer atendimentos terapêuticos online diariamente porque não me distraio. Pelo menos não tanto, mas quando me distraia, uiiii…. E acho que podemos começar por este ponto!
De propósito, comecei a estudar porque algumas pessoas tinham ótimos resultados, enquanto outras viviam tentando nada conseguiam (e eu estava neste segundo grupo) e penso que na época o que me fez fazer isso foi a minha enorme frustração! Todos, menos eu? Como estudava já Programação Neurolinguística, queria muito “modelar” pessoas que faziam acontecer e foi quando voltei de Nov Iorque (2011), depois de ter passado 4 incríveis dias com Tony Robbins, que compreendi o quão limitado eu estava e vivendo como a grande maioria das pessoas.
Depois desta época, entendi que existiam dois tipos de pessoas no mundo – As que faziam e as que não faziam e ponto final! E decidi ser a que fazia e ao invés de viver em um padrão de “reclamação”, lamentações e esperar o momento perfeito. Eu comecei a fazer com o que eu tinha em mãos (que na época era quase nada). Ficou muito, mais muito claro pra mim que eu estava sempre esperando o momento certo para fazer! “Quando eu mudar de cidade…. Quando eu tiver mais dinheiro…. Quando chegar o Verão… Janeiro com certeza vai!” E nunca ia para lado nenhum, pois nunca conseguia reunir as condições ideais para que a vida acontecesse, como eu desejava!
Aprendi que existem 3 pontos muito importantes que devemos ter claro e muito claro nesta vida, são eles – 1º Onde estamos (Ponto A) e quando digo onde estamos, quero me referir a todos os setores da vida! Onde você está neste exato momento da sua vida? E a melhor maneira de o fazer é comprar um caderno, escrever, desenhar, fazer notas extras e ser o mais verdadeiro possível, pois vivemos na maioria dos dias dentro de um “automático” que não nos permite enxergar! (Quer ver a ilha? Precisa sair dela).
2º Onde quer estar? (Ponto B) e neste caso jamais conseguiríamos desenhar onde queremos estar, sem saber onde exatamente estamos, compreende isso, né? Desenhar onde quer estar é extremamente importante e este desenho, não pode ser um simples jogo de palavras compreende? Precisa ser MESMO específico! Estou solteiro (Ponto A), quero estar casado (Ponto B), ok, entendo isso, mas com quem quer estar casado? Pois se o facto em sí é apenas estar casado, porque casar com alguém tóxico! Com alguém aproveitador, com alguém que só queira brincar com a sua vida! Precisa ser “realista” em seu ponto A e específico em seu ponto B.
E agora passo a falar dele, que considero o centro das atenções, o condutor! O que vai me levar de um ponto ao outro de forma segura e inteligente e sim senhoras e senhores, recebam com uma salva de palmas, “o PROCESSO” Obrigado, obrigado…. (Sempre quis dizer isso) rsssss…. O processo é o que vai conduzir você de um ponto (A) ao outro (B), então depois de saber onde está e onde deseja chegar, é nele que precisa estar e com certeza se alimentar bem este processo, a “distração” ou melhor, “as” distrações morrem de fome!
Veja! Se eu estou focado no meu processo, se estou diariamente alimentando-o, porque iria me distrair? Hoje acordei cedo “de propósito”, primeiro para trabalhar no meu livro que avança muito bem, depois porque sei que hoje é dia de artigo e como tudo está na agenda do G-mail, na noite anterior leio e tenho uma previsão de como será o meu dia e isso me ajuda imenso a construir uma disciplina para que as coisas aconteçam, compreendeu até aqui?
Alguns profissionais constroem processos focados no ponto (B) e quase ficam cegos olhando para “o” objetivo final e até entendo a ideia, mas na minha opinião não tem lógica assim, não tem sentido, pois passamos a maior parte do tempo “fazendo”, no processo e se focarmos “cegamente” lá na frente, perdemos até a oportunidade de apreciar o caminho! E corremos o risco de chegarmos no ponto (B) e não nos lembramos de tudo o que aconteceu entre um ponto e outro (A) – (B). É no caminho (processo) que todaaaaaaaa a “magia” acontece, é nele que passamos a maior parte do tempo, afinal podemos querer um futuro melhor, mas vivemos no presente, no acontecimento.
Vejo pessoas distraídas assistindo novelas, séries e algumas em verdadeiras maratonas de séries e mal acaba uma estão sedentas pela próxima série, ops, pela próxima distração que as levar a “viver” a história de outras pessoas e não a delas! Se isso não é uma “fuga”, não sei o que seria! E atenção que eu vejo filmes e séries, mas quando eu quero/preciso me distrair de propósito e às vezes precisamos nos distrair, mas não ficarmos vivendo dentro da distração, fui claro?
Alimente “o” processo! Coloque cor, faça ser interessante, transforme os momentos que poderiam ser entediantes em momentos divertidos, únicos! Eu escrevo na maioria das vezes ouvindo jazz, às vezes músicas clássicas (como hoje), gosto de som alto e por vezes fecho os olhos e movimento meu corpo, com sorriso no rosto e por segundos ou 1, 2 minutos deixo meu corpo embalar a música…. Mesmo sentado, abro os olhos e continuo a escrever! Faço pequenas pausas para café, para simplesmente olhar o mar pela janela ou por vezes até paro tudo (se posso) e vou mesmo andar à beira-mar por alguns minutos e volto cheio de energia! Antes de morar à beira-mar, fazia isso próximo da minha casa…. Apenas para mudar o movimento.
Organize as suas ideias! Construa o hábito de escrever, de ler o que escreveu, de fazer pequenos ajustes. Acredite em mim, quando digo que os pequenos ajustes na nossa vida são preciosos! Eles ajudam e muito na direção entre o nosso estado atual e o estado desejado! Às vezes é uma questão de milímetros para ajustarmos as coisas… Quando estou em um processo terapêutico com um cliente isso fica muito claro, pois ele está esperando mudar tudo, enquanto na verdade tudo que ele precisa é de um pequeno ajuste e pronto! Tudo resolvido. Mas suas crenças dizem que não é difícil, pois enxerga o macro e não o micro.
Organize a sua mente, escreve as suas ideias, trace as suas metas, seja claro e muitoooo claro no que deseja e “como” deseja, aprenda a colocar datas, a compreender a essência, questione! Questione-se! Estude, entenda e pare de aceitar, apenas porquê precisa aceitar e pare de fazer o que todos fazem, de seguir o que a maioria segue.
Espero que de alguma forma tenha contribuído e “se” ainda não ouviu o meu podcast sobre Metas Claras, segue aqui o link
Agora sinalize se leu este artigo (por favor), escreva algo para eu saber que esteve aqui “e” compartilhe para que esta informação cheque a mais pessoas! Conto contigo!

Até o próximo