terça-feira, julho 16, 2019
Dica Terapêutica

Acordar cedo e os seus benefícios…

38views

Eu não conheço nenhum estudo que afirme que acordar cedo faz bem à saúde, mas já li centenas de artigos e vi dezenas de vídeos sobre o assunto, além de conhecer pessoas que, como eu, possuem o hábito de acordar bem cedo, então acredito que esta será uma daquelas dicas terapêuticas que ajudará e muito pessoas que estão em busca de melhorar as suas vidas e aumentar os seus resultados positivos.

A minha mãe dizia: “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!” e durante muitos anos dormi de madrugada, ficava na frente da televisão, jogando o meu tempo fora e hoje procuro dormir mais cedo e acordar mais cedo (entre 5:30h e 6:00h), mas gosto mesmo de acordar antes das 5:30h, sinto que tudo rende mais, sinto que a vida ganha mais vida e quando chega às 8h, já adiantei tanta coisa que percebo que o restante do dia pode correr com mais tranquilidade, com mais calma.

Pra mim acordar cedo é iniciar o dia desacelerando a minha mente e o meu corpo.

Vou dividir aqui algumas vantagens que eu vejo para que você comece a construir o hábito de acordar cedo todas as manhãs e peço que não apenas as leia, mas procure compreender cada uma delas para ver se realmente faz sentido para a sua vida, ok?

Pode ser que não faça nenhum sentido e a maneira como gere o seu tempo, a sua manhã seja top e está tudo certo, mas quem sabe fazendo alguns ajustes pode perceber que a vida pode lhe oferecer mais e muito mais e pode até compreender melhor como nascem resultados extraordinários.

Momento Único

Acordar cedo pra mim é um momento único, pois sempre tenho 2, 3 horas com silêncio absoluto na sala da minha casa onde eu acendo um incenso perfumado, coloco um mantra e posso meditar, depois disso tomo meu café em paz, respondo os meus emails e mensagens e escrevo os meus artigos…. (Neste exato momento são 5:36h da manhã) e sinto uma serenidade incrível.

Pra mim é um momento onde eu consigo estar comigo no meu melhor. Às vezes eu rego as plantas, falo com meu bonsai e adoro tomar o meu café na cozinha olhando para a janela lá fora, observando a cidade dormindo, o silêncio barulhento.

Desacelerar

Com o passar do tempo descobri que este ritual de acordar cedo estava me ajudando a organizar a minha mente e aos poucos eu estava desacelerando os meus pensamentos, pois justamente neste horário “só meu” eu conseguia organizar o meu dia que oficialmente nem começou ainda e fazia tudo com calma, com tranquilidade e aos pouco acrescentei “observação” às minhas manhãs.

Exercício físico

Outro grande beneficio de ter tempo logo cedo é poder praticar exercícios físicos logo de manhã. Eu gosto muito de caminhar e tenho clientes meus que dizem que amam se exercitar mesmo em casa na sala com alguns pesos e não importa muito se vai para um ginásio, se gosta de caminhar na rua ou se o ideal é se exercitar na sala com fones de ouvido e música alta, o mais importante é fazer fazendo.

Não existe melhor resposta para a saúde física e mental do que fazer fazendo, colocar o corpo para se movimentar, praticar… procure se dedicar no mínimo 30 minutos para a prática de exercícios e com o passar do tempo perceberá o poder do seu entusiasmo, o aumento da sua energia.

Moeda valiosa

Muitas vezes falo sobre a moeda mais valiosa do mundo: “o tempo”! Gosto muito de pensar que acordar cedo me faz utilizar de maneira consciente este tempo porém, preste atenção que não estou aqui incentivando-o a dormir 3 horas por noite, ok?! Estou apenas sugerindo que acordar cedo pode ser muito benéfico e se achar que sim, dormir mais cedo será necessário para que faça o seu ritual de 7,8 horas por noite “ou” o tempo que precisa.

Eu particularmente durmo cerca de 5, 6 horas e me sinto super bem, renovado e acredito que (pra mim) tem mais a ver a qualidade do sono do que a quantidade, mas conheço pessoas que precisam de 8,9 para terem um dia bom e apesar de achar que tudo é uma questão de hábitos, sei lá…. Faça como achar melhor, desde que faça!

Coloquei aqui apenas alguns detalhes que podem somar na sua vida se desejar acordar mais cedo mas concordo que cada pessoa tem o seu relógio biológico e cada um de nós sabe o que é melhor. O que quero aqui “SEMPRE” com os meus textos é ajudar os meus leitores a compreender que podem, que é possível, que conseguem e algumas vezes “até” dou o caminho contudo, pegar na mãozinha e fazer a jornada não posso, NÉ?!

Agora antes de me criticar, de falar o que é errado ou certo, convido-o para experimentar por alguns dias a sensação de acordar cedo e aproveitar algumas horas extra do seu dia! Depois me conte como foi a experiência, mas nada de me mandar mensagem daqui 3 dias, ok? Me mande mensagem depois de 15, 21 dias. Depois de experimentar…. Consistência! Este é o segredo.

Se gostou, curta aí! Se vai experimentar diga algo nos comentários.

Eric Pereira é Coach, Hipnoterapeuta e Escritor. Autor dos Livros 100 Dicas Terapêuticas para Transformar, volume I,II,III e é fundador do Instituto Ponto de Equilíbrio em Portugal.

Share

Comente

comments