Vamos SUPERAR esta fase também!

Nº59| Para Refletir | Eric Pereira

Lembro de uma vez estar sentado no canto da minha sala, fumando a segunda carteira de cigarro e desesperado porque algo terrível tinha acontecido em minha vida. Naquele dia eu achei que não sobreviveria mais um dia, pois tinha uma dor tão grande no peito que me consumia. Tinha sido traído. Depois disso outras situações menos boas aconteceram em minha vida e também tive sensações que não suportaria e aqui estou eu!

Todos nós passamos por momentos (menos bons), nesta vida e gosto de acreditar que estas fases (muitas vezes criadas por nós) são passageiras e para passar mais rápido, precisam de 3 importantes decisões:

1º Consciência
Quanto mais você tiver consciência do que está acontecendo melhor e sem dramas, ok? É mesmo olhar para a situação e perceber qual a sua parcela de responsabilidade dentro do que está acontecendo, ter a sensibilidade de ver por ângulos diferentes e compreender se é mesmo grave, se pode ser resolvido, amenizado ou qual à situação real! Isso é ganhar consciência.

2. Referências
Como eu disse no início do texto, já tive situações péssimas nesta vida, mas hoje quando algo (menos bom) acontece tenho gravado na memória as fases que ultrapassei e isso me ajuda a “diminuir” o mostro que às vezes crio na minha mente “que” às vezes mente, compreendeu? Busque todas as memórias possíveis de situações que superou e repita em voz alta para você: “Eu também superarei esta fase e independente do que seja faça a sua parte.

3. Mantenha a calma
Ninguém consegue resolver algo no mesmo estado em que o criou! Ops, deixa explicar melhor! Precisamos nos manter calmos, tranquilos, sóbrios para resolver qualquer situação (menos boa) nesta vida e sem medo de errar eu digo que (mesmo) dentro de dificuldades, (isso é muito particular, de cada um e cada situação), precisamos oxigenar o cérebro, respirar de maneira tranquila e pensar com tranquilidade, pois caso contrário cometeremos mais um erro e resolver um “erro” com “outro erro” é mesmo um empilhamento de problemas.

Atenção aqui que sei que muitas vezes nos sentimos completamente “impotentes” diante de algumas situações e sei na pele como é isso, sei que algumas pessoas se perdem, não conseguem pensar direito e entram em pânico, mas tudo o que precisa é o “contrário” disso. Minha maior dica para os meus clientes sempre é: “Consegue esperar um dia ou dois?” Porque às vezes precisamos é de deitar a cabeça no travesseiro e deixar a mente esvaziar um pouco…. Dormir, apagar ou levar a mente para outro lugar e não o estou convidando para agir como irresponsável, mas precisa sair da ilha para ver a ilha, se não, não compreenderá isso.

Pra mim, meditar é sempre uma das melhores soluções, mas se está dentro do caos, talvez não enxergue isso, quem sabe ver um filme, conversar com amigos, mas precisa (na minha opinião) se afastar um pouco para enxergar tudo de uma forma melhor. Eu já testei isso mais de uma vez e tenho centenas de clientes meus que utilizam este método e todos com sucesso. Alguns relatam ser mais difícil na primeira vez, mas na sequência sentirá que é importante.

Infelizmente muitas pessoas só conseguem enxergar o lado negativo de todas as situações! Algumas “ainda” além de enxergarem o lado negativo, ainda alimentam de forma incrível este lado negativo, quase que desejando que aconteça o pior para dizerem a todos: “Eu disse!!! Eu sabia!!! Eu avisei!!!” Eu me entristeço quando estou diante de pessoas assim e claro que atualmente a minha consciência de terapeuta me diz que estou aqui para isso também – Ajudar as pessoas a mudarem seus comportamentos mentais, mas é difícil atuar, quando as pessoas não estão dispostas a serem realistas com elas próprias e assumirem que precisam passar por algum processo transformacional.

A cada dia que passa (eu) vou melhorando, ajustando, corrigindo, compreendendo melhor certas verdades que eu elegi como “verdades absolutas” e é exatamente neste processo de evolução que me concentro e acredito que deva nesta fase olhar o cenário MAIOR! Ver onde muitas vezes as pessoas não estão vendo e para mim é mais do que claro que a maioria olha apenas e especificamente para “o facto” e se conseguir olhar para o cenário maior, sentirá com certeza que existe uma enorme diferença e conseguirá inclusive acreditar que isso também vai passar…

Desejo aqui que hoje seja o primeiro de todos os outros dias onde estará mais atento e inspirado a ultrapassar esta e todas as fases que vierem e se precisar de ajuda não se envergonhe em pedir, fale com seus amigos, com quem confia e admira e acredite que às vezes falar pode ser importante, principalmente porque quando fala, você é a primeira pessoa a se ouvir e isso é incrível.

Até já,