Você é obrigado a ser feliz, ENTENDEU?!

Nº53| Para Refletir | Eric Pereira

Esta semana em um grupo de Mentoring onde tenho 9 mentorados, puxei o assunto “A onda de ser feliz e ponto! E “levantar” esta questão foi algo realmente incrível, pois criei uma polémica que durou quase 2 horas de debate e adorox2 quando ajudo as pessoas a pensarem “fora” da caixinha. Decidi trazer para cá “mesmo” sabendo que corro o risco de ser criticado! Enfim a vida é assim e também adorox2 as críticas. Rs

Já percebeu que estamos vivendo um momento super “ditadura da positividade?” onde parece que tudo tem que estar sempre perfeito “e” mostrar a todos que estamos felizes tem sido mais importante do que realmente estar feliz?

Se observar e “talvez” pelo poder das redes sociais, “o” exibir-se se tornou uma constância ou deveria dizer “quase” que uma obrigação e quando fazemos isso, mostrando o que estamos fazendo transmitimos ao mundo que estamos felizes ou quem sabe até que estamos mais felizes que você, pobre vítima da tristeza! Ops! Peraí, deixa-me fazer isso direito…. Quando transmitimos (aquilo) que queremos que o mundo veja, parece que estamos tão felizes que acabamos provocando mais tristeza nas outras pessoas. Ficou melhor? Enfim…. Acho que compreendeu!

Eu tive uma fase em que postava tudo! Desde a comida, viagens, momentos incríveis, eventos, festas e principalmente meu casamento e quem aqui me segue há muito tempo deve ter percebido que posto mais coisas profissionais no dia de hoje do que qualquer outra coisa. Às vezes e muitoooo às vezes, uma xícara de café, cappuccino (ok, é a minha fraqueza), eu confesso e muito poucas fotos minhas e da Paula porque decidi mudar a minha maneira de expor a minha vida, pois percebi que os melhores eventos da minha vida, onde eu realmente estava feliz e muitooooo, nem lembrei de pegar no celular, quanto mais tirar uma foto, compreende o que quero dizer?!

O meu hábito de tirar fotos no avião trazia muitas mensagens de inveja, piadinhas desconfortáveis do tipo “isso é para quem pode”, “quando crescer quero ser assim rico” e na verdade eu uso imenso avião, 2 vezes por mês normalmente para ir trabalhar, já que atendo em lugares diferentes dentro da Europa e isso não é ser rico! Ir de um lado para o outro nem sempre é confortável, como as pessoas acham. Viajo em classe económica, esperar horas no aeroporto, ter voos cancelados, às vezes vir apertado com mais duas pessoas maiores do que eu e quando o voo tem 2,3, crianças chorando “e” ao mesmo tempo?! MAS…. As pessoas só viam a foto que eu tirava que estava entrando dentro do avião, entende onde quero chegar?

As pessoas vêem os lindos copos que bebo, mas não vêem os tombos que levo (após a bebedeira) – Desculpa, não resisti a esta frase que um cliente meu me dizia sempre! Então voltando aqui para a vida real, neste momento estou sentado escrevendo este artigo de olho no relógio e com uma dor nas costas porque não dormi nada bem esta noite! Acordei imensas vezes com uma (pre)ocupação que tenho neste momento e SIM, eu Eric Pereira, tenho as minhas (pre)ocupações também e às vezes elas roubam o meu sono e isso não significa que não tenho imensos momentos felizes! Apenas que não sou e nem preciso ser feliz em tempo integral.

Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal e estou nesta vida há mais de 21 anos e adoro tudo que (sou), os estudos, pesquisas e fases que vivi e que ainda vivo, os acertos e não acertos, agora por favor tem pessoas aí que vendem o tempo inteiro a ideia de vida feliz, de felicidade em tempo integral e para elas eu digo: Vão pro inferno! Pro caralho com este papo furado. (okok, estou calmo) – Depois de respirar e inspirar 12 x. rssss.

Eu realmente me passo com esta ideia de (penso eu) ser um grande provocador de sofrimento! Ser quase que obrigado a ser feliz, a sorrir o tempo inteiro e por favor seja um bom menino, viu?! Parece que às vezes ouço a voz da minha mãe ecoando baixinho nos meus ouvidos… “Precisa ser um bom menino para as pessoas gostarem de você!” Nãoooo, eu não preciso é que as pessoas gostem de mim o tempo todo! E se gostarem tem que ser por quem sou e não pelo que (elas) querem que eu seja!

Uma cliente minha (em transe) uma vez revelou que lembra de sua mãe dizer sempre a ela: “Se for uma boa menina terá uma recompensa e se não for, aiaiaia, um belo castigo” e nos dias de hoje ela vivia igual. Quando fazia algo que achava ser “boa menina” ela ficava ansiosa em busca de uma recompensa que quase sempre não vinha de imediato, então ela comia um bolo um chocolate (imagina isso?!) e quando fazia algo que seu inconsciente traduzia como “ser uma má menina), ela logo se punia, chegando ao ponto dela em determinada altura de sua vida começar a se machucar com um clips! Rasgava, marcava os braços às vezes ao ponto de sangrar.

Qual é o problema de às vezes estarmos tristes? Insatisfeitos e até de saco cheio da vida? Eu sinceramente acredito que tais estados são super benéficos e foi dentro de uma destas fases de MEGA insatisfação que eu percebi que não estava bem com o que fazia e a maneira como fazia e transformei a minha vida toda! Virei a mesa em um dia furiosoooo e foi ali que percebi que se eu não mudasse imediatamente tudo, viveria dentro da insatisfação e nesta mesma fase que decidi ser escritor e comecei a escrever e escrever e se não fosse esta fase eu jamais teria construído uma meta em 2018 para atingir em 2030! Percebe onde quero chegar?!

Só por favor não interprete mal o que escrevo, ok?! Eu entendo que todos nós (incluindo eu) queremos mais da vida! Entendo SIM que podemos melhorar e devemos, mas peraí… Não seja uma pessoa violenta com você, pare de se cobrar tanto, de se castigar, de se comparar com as outras pessoas a ponto de se sentir inferior, pobre coitado, vítima de uma sociedade blá blá, blá…. Não né….? Já deu este papel. Hora de assumir o papel principal deste filme e se tornar o ator/atriz, principal, de ser estrela e trabalhar para ganhar o óscar, porém sem a treta de perfeição.

Aprendi imenso com uma das minhas grandes professoras, a querida Beth Erickson, filha do criador da Hipnose moderna, o Drº Milton Erickson, mas o que mais carrego desta mulher foi uma curta e significativa frase: “Somos todos perfeitamente imperfeitos”.

Espero que seja feliz dia sim e outro também, mas espero que perceba ao longo do seu caminho que a felicidade não é algo que conquistamos e possamos guardar em uma redoma de vidro pela eternidade, mas se trata de um momento, então aprenda a colecionar momentos felizes, porém quando o momento não for feliz, olhe para ele com a mesta atenção e carinho, pois estes momentos também o ajudaram a crescer e todos eles juntos levaram você para o próximo nível da vida – Evoluir.

Até a próxima,