segunda-feira, outubro 14, 2019
Dica Terapêutica

5 PODEROSOS HÁBITOS

201views

Dica Terapêutica | Eric Pereira | Para Refletir

Eu gosto muito de construir programas terapêuticos para os meus clientes, seja em sessões de hipnose, seja de coaching pois acredito que estes programas ajudam eles a despertar o seu melhor, aumenta a disciplina e muitas vezes resgata aquilo que eles precisam para dar continuidade aos seus projetos.

Vou trazer hoje 5 hábitos poderosos que feitos de maneira certa podem mesmo ajudá-lo e a minha proposta é que faça exatamente por 15 dias e depois possa avaliar se deve estender para mais 15 dias ou não, ok? Normalmente com os meus clientes eu peço que façam no mínimo 30 dias, mas aqui serei brando, pois algumas pessoas não estão acostumadas a fazer tais programas e a combinação deles com certeza irá somar na sua vida.

1º Exercício físico

Se me acompanha sabe que eu caminho cerca de 2 horas 5 dias da semana (10KM) e sinceramente me sinto muito bem e quando preciso viajar e tenho que passar alguns dias sem caminhar, sinto mesmo falta disso.

E a ideia de caminhar não é para perder peso (pode acontecer, é claro), mas a ideia é ativar o corpo, liberar hormônios – Quando você caminha libera Catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) que são hormônios que atuam em conjunto promovendo o aumento da taxa metabólica, da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue, sendo que o aumento no gasto energético. A adrenalina em excesso está relacionada a mau humor, estresse, ansiedade e até doenças cardíacas e quando faz exercícios físicos a adrenalina é liberada para preparar o corpo para os grandes esforços que os exercícios necessitam.

Eu recomendo que faça no mínimo 5 dias da semana e pode caminhar perto de casa e ainda sugiro que baixe alguns podcasts no seu celular e caminhe ouvindo algo que some para a sua mente. É delicioso. Caminhe nem que seja apenas 30 minutos diários.

2º Diário Pessoal

Já deve ter ouvido eu falar sobre estarmos vivendo na era da distração e se me segue mesmo, então já leu sobre isso centenas de vezes e ter um diário onde você pode anotar as coisas importantes do seu dia pode fazer uma grande diferença a médio e longo prazo.

Muitas vezes dou um exercício para meus clientes – anotarem sempre antes de dormir os seus pontos altos e baixos para que eles possam ler sobre o que estão considerando ponto alto e ponto baixo e alguns deles falo sobre a importância de escrever um belo diário, pois isso faz mesmo a diferença na vida de qualquer pessoa.

Quando escrevemos liberamos as nossas emoções, registramos “aquele momento” específico e isso pode sim fazer uma grande diferença lá na frente, então compre um caderno, coloque em cima sempre a data e hora para o seu controlo e escreva no final do dia, mesmo que seja apenas uma frase! Agora lembre-se de pelo menos uma vez por semana ler o que escreveu, ok? Escrever é sim libertador, agora ler e compreender a sua evolução, além de libertador, pode ser importante no seu processo de evolução.

3º Momento de Gratidão

Este é um dos hábitos que já incorporei na minha vida há muitos anos e sou mesmo grato a tudo e todos e já aprendi a ser grato inclusive quando algo não sai exatamente como eu gostaria e ter um momento de gratidão faz muito sentido pra mim e quem sabe pode fazer também muito sentido pra você também.

Apesar de ser grato muitas vezes ao dia, o meu momento de maior gratidão é quando eu acordo, pois é neste momento que agradeço por mais um dia, pela oportunidade de ter mais um dia para fazer acontecer e isso (pra mim) é uma espécie de mola propulsora que realmente me ajuda imensamente a fazer acontecer.

Escolha a melhor hora para ter o seu momento de gratidão e faça da melhor maneira possível e perceberá que aos poucos este hábito será um verdadeiro remédio para o seu corpo e mente.

4º Meditação Diária

Este é um outro tema que falo muito.

Segundo o Dr. Jon Kabatzinn, Ph.D e diretor da Clínica de Redução de Estress no centro Médico da Universidade de Massachusetts o papel da meditação é ajudar o praticante a lidar com o estresse sem fugir da dor e do sofrimento.

Existem já muitos estudos científicos que afirmam que a meditação diária ajuda a aumentar a capacidade de raciocínio, a melhorar a qualidade do sono, sem contar os inúmeros testes que foram feitos em grupos de pessoas e ficou comprovado que pessoas que meditam com certa regularidade conseguem lidar com situações complicadas e desafiadoras que outras se sentem encurraladas.

No início eu tinha imensa dificuldade de meditar, de me concentrar de me manter na mesma posição, até que comecei a compreender que isso era assim mesmo e que o mais importante era eu fazer isso todos os dias com tranquilidade e comecei com apenas 5 minutos e meus pensamentos fugiam imenso, porém, continuei e depois fiz 30 dias diretos 10 minutos e hoje faço 15 a 30 minutos, ouvindo mantras e consigo me libertar de tudo de todos e muitas vezes sinto que o meu corpo desaparece e que a única sensação que tenho é de bem-estar.

Experimente! Comece devagar, mas coloque uma meta de x dias e não desista.

5º Ajudar o Próximo

Sinceramente este hábito foi o que mais demorei para entender e aprender. Passei muitos anos vivendo no “EU”, “MEU” e usando frases como “cada um cuida da sua própria vida”, até que aprendi que para acontecer eu precisava fazer ajudar outras pessoas a fazer também e aos poucos me tornei uma pessoa realmente preocupada com as outras pessoas e este é um dos motivos para diariamente eu abrir uma janela de 60 minutos do meu tempo e escrever.

Às vezes sinto a necessidade de gravar vídeos, áudios e na maioria das vezes escrever, mas seja o movimento que estou fazendo sinto que estou ajudando e sei disso pelas inúmeras mensagens que recebo de agradecimento e juro que estas mensagens me preenchem, me fazem aumentar a minha entrega pois é assim que consigo medir se estou somando ou espalhando.

Também faço palestras gratuitas em vários pontos do país e algumas delas arrecado brinquedos, roupas e alimentos e amo fazer tudo isso e claro que quanto mais faço, mais tenho pessoas dispostas a ajudar, a colaborar para que o processo aumente e evolua.

Procure uma maneira de ajudar um grupo de pessoas, uma instituição, uma única pessoa, mas crie o hábito de ajudar.

Dica longa esta, mas acho que valeu a pena! Agora se gostou compartilhe por favor e deixe um comentário aí pra eu saber que gostou.

Até a próxima.

Share

Comente

comments