5 Dicas em 1 – AUTOESTIMA – 138/365

Quem me conhece diz que tenho uma boa autoestima. Quem me conhece muitoooo diz que tenho uma SUPER autoestima e os mais íntimos dizem que me acho demais! Ok! Cada um com a sua opinião, mas no final digo que já tive as piores impressões a meu respeito, já tive muitos momentos que não me suportava e que tudo em mim me incomodava. Hoje sim, digo que tenho mesmo uma super, mega, ultra AUTOESTIMA e se existir um nível de 1 a 10, sinto que a minha autoestima é tipo 172! (Risos).

Quero nesta dica de hoje, apresentar 5 dicas para ajudá-lo a melhorar esta ideia que tem de você mesmo.
Na psicologia, autoestima inclui uma avaliação que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. Segundo o Wikipédia, a autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo: “eu sou competente/incompetente”, “eu sou benquisto/malquisto”) e emoções autossignificantes associadas (por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo: assertividade/temeridade, confiança/cautela).

Eu penso que se não nos amarmos, quem vai realmente nos amar? Quando deixamos de acreditar em nós, quando abandonamos a ideia de nos sentirmos realmente bem, o mundo nós verá sempre mal.

Espero que estas 5 dicas vos leve a ter outras dicas e consigam sinceramente olhar para vós como a pessoa mais importante do mundo, pois o são!

1. Alimente a sua mente

Estou sempre falando nas minhas dicas e lives sobre alimentar positivamente a mente e se já me segue deve saber disso. Alimentar a mente com conteúdos de primeira é extremamente importante e pode apostar que uma coisa é alimentar a mente assistindo notícias negativas e outra é ver vídeos com conteúdos positivos.

Procure assistir vídeos com conteúdo de qualidade. Existem tantas pessoas boas no desenvolvimento pessoal que com certeza se buscar por estas pessoas, sem nenhuma dúvida terá uma série de ferramentas à sua disposição e a minha experiência diz que uma mente bem alimentada, com as ferramentas certas, os recursos são despertados.

2. Aprenda a estar só

Atenção a esta dica, pois não estou sugerindo que deva ser uma pessoa solitária, ok? Porém aprender a estar sozinho é realmente algo importante, pois a maioria das pessoas que atendo em consultório com queixas de autoestima não se sentem bem sozinhas e acredito claramente que elas estão confundindo a ideia de solidão com estarem sozinhas!

Eu amo estar sozinho e poder refletir, cuidar das minhas coisas, produzir conteúdo, ler os meus livros ou ver os meus filmes. Adoro estar rodeado de pessoas e aprendi que estar sozinho é estar comigo, compreende isso? Então nunca estou sozinho, estou sempre comigo mesmo! Que “por acaso” é a melhor companhia que eu poderia escolher.

Aprenda a se valorizar, cuidando de si! É extremamente importante isso! Mesmo importante.

3. Crie um campo protetor

Às vezes vamos acumulando situações (menos) agradáveis e cada uma destas situações vão se tornando numa espécie de vírus que aos poucos entram com maior facilidade na nossa mente, nos prejudicando e precisamos criar defesas para que estes vírus sejam eliminados.

Quando estamos doentes, o medicamento age exatamente criando uma defesa no nosso organismo, certo? Agora imagine construir um campo protetor (invisível) capaz de identificar e afastar tais vírus?! Seria brutal, não seria?

Durante alguns anos eu me sentia muito em baixo quando alguém dizia algo negativo a meu respeito e logo acumulava “vírus” como este. Uma vez sabendo o caminho para me destruí-los, eles circulavam facilmente pela minha mente, até o dia que decidi ser feliz e me aceitei como sou, exatamente como sou. Aprendi que somos perfeitamente imperfeitos e sabe o que aconteceu daí em diante? Construi um campo protetor.

Nem todos gostam da minha maneira de ser. Muitos acham que os meus discursos são de certa forma “agressivos” e está tudo certo! Respeito estas pessoas que pensam assim e está tudo certo. Outros acham que eu deveria tirar a barba, alguns que eu deveria eliminar 30 kilos e a cada dia ouço opiniões de pessoas que nem conseguem cuidar das suas próprias vidas, mas agradeço. Algumas adoto, pois percebo que são importantes e outras apenas agradeço e nada disso mexe com a minha autoestima.

Imprima na sua mente a frase: Somos TODOS perfeitamente imperfeitos!

4. Elogie-se

Ouço muitas, muitas mais muitas pessoas falando em “humildade” e confesso que às vezes fico até irritado, pois acho que as pessoas pensam que ser humildes, é baixar a cabeça para o mundo e aceitar que pisem na nossa garganta! Já ouvi centenas de vezes me dizerem que devo ser mais humilde e digo aqui sem medo de errar que quem me conhece intimamente sabe que sou uma pessoa humilde e ser humilde não significa me curvar para o mundo.

Elogie-se sem medo nenhum! Eu sempre digo que sou um grande profissional, estudei com os melhores profissionais do mundo e é verdade. Eu me destaquei entre milhares de alunos e me esforcei e os meus resultados são os melhores! Eu me elogio sempre! Me parabenizo por isso e me sinto “o cara” no que faço e qual é o problema disso, me diz?

Na minha ultima formação em hipnose Terapêutica uma aluna me disse que eu falava muito que a minha formação era uma das melhores! Se isso não era exibicionismo e perguntei a ela: “Você já estudou com 6 professores diferentes, me diga se já viu uma formação deste tipo, tão minuciosa e que atende clientes reais para os alunos verem como fazer na prática?” A sua resposta foi: “É verdade! Nunca vi!” Entende?

Procure o ponto em que você é bom, bom, muitoooo bom e elogie-se sem medo! Elogie também a sua maneira de ser, os seus pensamentos, a sua disciplina, as suas convicções e “se” não vir motivos para elogiar algumas coisas, ok! Tem aí então um motivo para transformar. “Ahh Eric, não posso elogiar a minha disciplina!” Ok! Aprenda a ser mais disciplinado e (crie) a oportunidade para o elogio.

5. Presenteie-se

Umas das coisas que mais amo fazer é ir na livraria comprar um livro e quando a pessoa me pergunta: “É para presente?” Eu digo “Sim! É pra mim! Pode fazer um belo embrulho!” e já tive uma vez uma funcionária rindo e colocando no saco e eu dizendo na hora: “Epaa! É sério! É para presente.” e ela respondendo: “Ahh, entendi que era para o senhor!” E eu respondo: “Sim! Pra mim! Eu mereço receber este presente.”

Valorize-se! Uma lição que aprendi de maneira dura, mas foi muito eficaz pra mim é que se desejo respeito, preciso me respeitar, se desejo que me valorizem, preciso me valorizar, se desejo amor, preciso me amar.

De há um tempo para cá tenho um pensamento! Esta vida é única, não sei quanto tempo tenho aqui e se a ideia de uma vida curta é real (e para mim é), não posso aceitar meias coisas! Quero um viver a vida intensamente, viver melhor, viver o que realmente vale a pena.

Pensando assim faz tanto sentido me amar! Em um momento especial da minha vida decidi virar a mesa e TRANSFORMAR toda a minha vida e nunca mais permiti que alguém me humilhasse ou dissesse como a minha vida deveria ser ou como eu deveria me sentir.

Autoestima – Eu a construo todos os dias com cada decisão que tomo e com o que aceito que vem do externo! Pense um pouco nisso você também e decida se quer realmente tudo o que vem dos outros para você ou se a algumas coisas pode dizer NÃO! Agradeço, mas não aceito!

Desejo que se ame muito e que este caso de você com você mesmo comece agora!