4 Anos e uma transformação incrível – 166/365

A dica terapêutica de hoje tem uma importância brutal pra mim e se ler toda, no meio do caminho irá compreender porquê e no final ainda terá um presente mais do que especial.

Hoje (23-07-2018), faz 4 anos que cheguei a este país que me acolheu de braços abertos e com tanto carinho. São 48 meses em solo português, conhecendo pessoas, trabalhando, ensinando, aprendendo e construindo a minha vida e não poderia deixar de escrever sobre isso, pois tem uma importância gigantesca para mim.

Avaliando minuciosamente, em 4 anos fiz tanto, tanto que seria preciso mais de uma dica para contar, porém vou aos pontos mais importantes e quero que observe que 4 anos passam para muitas pessoas como se fossem uns dias quaisquer e para outras como se fossem dias mágicos.

O primeiro ano em Portugal não foi muito fácil, penso que foi um ano de adaptação. Passamos por muitas dificuldades, saudades da família, dos filhos e amigos, saudade do nosso país. Foram meses “estranhos”, pois passamos por situações constrangedoras, 2 parcerias que não deram certo, pouquíssimos clientes e alguns momentos de medo, muito medo, porém nunca pensamos em desistir!

Este primeiro ano serviu muito como base para o que acontece hoje e da mesma maneira que cruzamos com pessoas (menos boas), encontramos alguns “anjos” sem asas pelo caminho, capazes de proporcionar momentos incríveis e nos ajudar a colocar os primeiros tijolos para construirmos a nossa casa.

Lembro de no primeiro ano atender 2 clientes por mês! Não estou brincando! Eu hoje chego a fazer mais de 100 atendimentos por mês. Tudo começou na cidade do Porto, depois fomos para a Ilha da Madeira e hoje estou entre a Ilha da Madeira e Lisboa. Também é muito nítido pra mim fazer as primeiras palestras ainda no Porto para 12 pessoas enquanto a minha última palestra chegou a quase 400 pessoas.

Ok! Até aqui estou falando de negócio, de crescimento e provavelmente isso seja algo natural, quando acordamos cedo, dormimos tarde e passamos muito tempo focados em nós, porém o meu maior ganho nestes 4 anos foi ter mudado o meu Mindset em relação à vida, em relação às pessoas, em relação ao meu trabalho e à maneira como eu o conduzo e isso acredito que tem sim, muito a ver com estar aqui em Portugal.

Sou muito, muito, muito grato a este país, a estas pessoas que me abraçaram e a você que me segue diariamente “ou” que está aqui pela primeira vez! Acredite que escrever diariamente uma dica terapêutica, gravar um vídeo diariamente e fazer uma live todos os domingos é uma maneira de dizer a todos “MUITO OBRIGADO” e como acredito que atitudes falam mais do que palavras, a minha atitude já diz muito para todos vocês.

Posso dizer que tenho atualmente mais momentos felizes do que menos felizes e coleciono cada momento destes com muito carinho, com muita atenção, pois aprendi nestes 4 anos a valorizar a vida e até hoje (neste exato momento) estou em um processo de aprendizado e continuarei por toda a vida, pois aprendi a desaprender algumas vezes e a aprender de novo e isso é tão belo, tão importante que me faz ver a vida, o mundo com outros olhos.

Lembro de escrever artigos e mandar para vários sites, jornais e revistas e nem um obrigado receber! Hoje escrevo para um site no Equador, um no Brasil e estou fechando para escrever para um nos EUA. Escrevo para 4 revistas e estamos negociando para escrever para um jornal.

Passei meses escrevendo algumas linhas e nunca saía nada como eu queria e há 1 mês foi para a editora o meu segundo livro. Estou focado escrevendo outros 2 e os planos não param aí. Não é incrível o que aconteceu em 4 anos? Pensa comigo…. Algumas pessoas acreditam que precisamos de uma vida inteirinha para termos resultados satisfatórios! Acreditam que precisam ser escravos de um trabalho e “sobrevivem” porque acreditam que nasceram sem sorte e outros, abandonam as suas crenças e mantêm o foco na realização dos seus sonhos.

No primeiro ano pagava um gabinete por hora em Matosinhos para atender os poucos clientes e hoje tenho um Instituto (Instituto Ponto de Equilíbrio) no Funchal – Ilha da Madeira com 3 gabinetes, um Instituto no Saldanha em Lisboa, com mais 2 gabinetes, sala de treinamento e escritório e o que mais me deixa feliz é ter uma equipa focada e mergulhada comigo na causa.

Você pode fazer muito em 4 anos, “se” prestar atenção e perceber que não precisa desistir. Pode sim descansar em todos os momentos que precisar, mas precisa ter em mente que desistir é uma coisa, descansar é outra. Quando desisto, mando uma mensagem para a minha mente que não consigo, que não aguento, que é o fim e preciso recomeçar tudo de novo. Quando descansado, mando uma mensagem que preciso recarregar as baterias e ponto!

Nestes 4 anos, muitas pessoas foram importantes na minha vida, mas algumas merecem destaque e uma delas foi a Paula Briani, uma pessoa incrível que tive o prazer de chamar de esposa ou de princesa por 6 anos! Ela acreditou no meu sonho, na maioria das minhas ideias e veio para Portugal comigo e me ajudou imenso. Hoje, mesmo separado e ela morando no Brasil, tenho uma enorme gratidão pela maioria dos nossos momentos. O Paulo Gama, amigo, grande amigo que me ajudou imenso, que acredito em mim e dedicou milhares de horas ao meu lado trabalhando para crescermos. O André Garcia que me convidou para ir para a Ilha da Madeira e me apresentou as pessoas certas no momento que mais precisava, como a querida Cristiana Machado.

Com absoluta certeza esta lista merece ter o nome do meu GRANDE amigo, Miguel Cocco que se tornou uma pessoa importante no meu dia a dia e com quem amo estar sempre! Não poderia deixar de citar outra pessoa altamente importante que me ajuda há mais de 2 anos a fazer a magia acontecer, minha querida Gestora, meu braço direito, Cristina Câmara. Mesmo espetacular! São tantos nomes, que às vezes tenho medo de ser injusto e não citar, mas todos sabem da importância que tiveram em minha vida e se eu pular algum, pode apostar que posso ter esquecido de colocar no papel, mas está impresso no coração.

Gratidão! Nestes 4 anos, algumas pessoas disseram que eu mudei! Ouvi até que sou ingrato, mas penso que é MESMO difícil agradar todas as pessoas. Já fui muito bom em “tentar” agradar, mas nunca consegui agradar todos e aos poucos descobri que precisava por algum motivo ser aceite! Queria ser aceite e por isso agradava. Hoje livre destas crenças e deste modelo de vida, não busco aceitação, pois eu me aceitei e vivo um processo muito mais interessante e feliz e isso é o que realmente importa.

Não penso que nestes 4 anos, me tornei outra pessoa! Apenas acho que aprendi a conhecer as minhas versões e escolhi a melhor delas para ser. Dia após dia vivo para ser melhor e não estou falando de ser melhor que ninguém, mas ser melhor que eu mesmo, ser melhor que as minhas versões anteriores nas quais reinava a arrogância e o egoísmo.

Às vezes fico observando a minha vida em silêncio e logo me deparo olhando para um processo de evolução que cada vez mais percebe que (menos é mais) e que o simples é o melhor caminho e tudo o que fica complicado não é onde quero estar.

Como aprendi com o meu amigo Miguel Cocco, existem muitos campeonatos e já joguei em algumas posições e pelos motivos errados e hoje o meu campeonato é outro e jogo pelos motivos certos!

Agradeço você que está aqui comigo diariamente, às vezes, de vez em quando…. Agradeço você que curte e que compartilha ou até você que vê tudo em silêncio! Agradeço imensamente você que de alguma maneira com pequenos ou grandes gestos colaborou para tudo o que me acontece todos os dias neste lindo país.

Tenho sangue Brasileiro sim! Mas tenho sangue português também!

E como prometi no início, quero te presentear! Eu faço 4 anos aqui e o presente será seu! Se quiser ganhar um presente especial e “surpresa” me envie um email apenas com o título “4 anos em Portugal” que o enviarei para o seu email.

Envie para o meu pessoal: eric@estrategiasparaserfeliz.com

Até a próxima dica e que venham mais 4 anos!!!!