3 ideias PODEROSAS para fortalecer as suas METAS – 162/365

Fala-se muito hoje sobre ter metas e que elas ajudam imenso as pessoas a tirarem os seus sonhos do papel e transformá-los em realidade. Acredito muito nisso, pois depois que transformei os meus pensamentos em metas, dando a eles dia e hora para se realizarem, a minha vida se transformou e aprendi a me organizar de uma maneira para que tudo pudesse acontecer, desde que eu tivesse disciplina e compreendesse que existe tempo para uma meta se realizar.

Já vi pessoas decidirem que querem um carro novo e estabelecerem uma meta de 30 dias sem ter a menor condição de conseguir e depois dizem que o sistema de metas não funciona bem, quando na verdade o que não funciona bem é a mente da pessoa que criou uma meta sem nenhuma estratégia.

Antes de apresentar as 3 ideias PODEROSAS, quero apenas explicar a diferença entre um objetivo e uma meta para que a dica terapêutica fique bem clara e possa lhe ajudar da maneira certa.

Um objetivo é o alvo, é aquilo que você deseja alcançar. É aquele sonho que surge e deseja muito que ele se realize. O objetivo é algo mais abrangente, maior, enquanto a meta é a maneira como vai realizar os seus objetivos. A meta é o passo a passo para alcançar os seus objetivos e eu gosto muito de dizer que o objetivo é a pizza tamanho família e a meta são as fatias.

O Objetivo é exatamente o que quero e a meta define como e quando conseguirei. Espero que tenha compreendido.

Vou descrever aqui 3 ideias que foram poderosas para eu alcançar muitos dos meus objetivos e que ajudaram muitos dos meus clientes e alunos, mas lembre-se que existem centenas de maneiras diferentes de utilizar melhor as suas metas, porém estas 3 foram alavancas para mim.

1. Escreva-as de maneira clara, simples e minuciosas.
Quando tenho uma meta, eu gosto de detalhá-la e quanto mais ricos são os detalhes, mais eu consigo interiorizá-la. Exemplo: Quero viajar para Paris. Eu marco dia e hora aproximada, mas já começo a cotar o valor em uma agência de viagem, depois vejo o que terá na cidade naqueles dias que estarei lá, museu, teatro, shows e vou olhar o clima. Pesquiso apartamentos, pois adoro alugar apartamentos onde moram as pessoas locais e fugir um pouco dos turistas. Sendo assim minucioso, sinto-me muito melhor.

2. Imagens e Vídeos! Eu enriqueço as minhas metas sempre vendo vídeos sobre o que quero e colocando no telefone fotos para diariamente ver e alimentar a minha mente de imagens que me motivem a conseguir conquistar aquela meta. Imagine que deseja comprar um apartamento! Seria incrível começar a ver o estilo dos móveis, quem sabe assinar uma revista de arquitetura ou decoração, pois as imagens podem lhe ajudar imensamente a manter vivo o seu sonho

3. Disciplina – Ahhh ter disciplina para fechar uma meta é de extrema importância, pois quando vamos nos tornando indisciplinados no meio do processo, com absoluta certeza corremos o risco de sabotar o processo e atrapalhar a meta. Imagine que a meta seja uma viagem e o seu plano é guardar 300€ mensais, mas este mês decidiu gastar com outra coisa e o mês seguinte conta outra historinha e não guarda, começa correr o risco de no final não ter o valor necessário para viajar. Isso é mesmo ruim, pois uma vez que não cumprimos uma meta podemos nos sentir frustrados ou “pior”, podemos construir um hábito de não fechar um ciclo.

É incrível, que quando aprendemos a não fechar ciclos, a vida começa a se tornar numa constante abertura de projetos que não se terminam e nos tornamos especialistas em iniciar e deixar pelo caminho e depois nos viciamos em começar e jamais terminar. Pode justificar o que quiser, pode contar a história que desejar que um dia irá perceber que estes ciclos (não) fechados, vão te atrapalhar por toda a vida….

Desejo que tenha um ou vários objetivos e que eles sejam todos bem desenhados “NO PAPEL” e que se lembre de olhar para eles, que consiga observar cada ponto, que mantenha o foco, vivendo a delícia de estar no caminho, no processo….