2020… Seu danadinho!

Estou no intervalo entre uma sessão de coaching que acabei de fazer e uma de hipnoterapia que inicio em 45 minutos e como não sou muito de “desperdiçar” o meu tempo, cá estou para falar um pouco sobre 2020, este danadinho! Infelizmente para muitas pessoas tem sido um ano de caos, de tristeza, de medo, de aumento de problemas “ou” quem sabe um momento onde apenas vimos com lentes diferentes os problemas que sempre tivemos e por inúmeros motivos ignoramos.

Este foi um ano “estranho” para a maioria de nós! O mundo parou e ficou em choque diante de um vírus mortal e confesso que tive momentos que nem sabia como agir! Usa álcool gel, pega na porta, usa álcool gel, vai ao mercado de máscara, luvas (Sim, usei luvas descartáveis) por um período e mesmo com tantas prevenções e atenção, lembro de passar o dedo na boca para abrir o saquinho no mercado! (Meu Deus), eram muitas informações e me perdia constantemente.

Ligava a televisão e só via anúncios de pessoas a morrerem e não se falava de 2 ou 10, mas de centenas e milhares e talvez e “só” talvez tive medo de 2020 por alguns dias, mas depois decidi me concentrar na minha vida e continuar, já que eu do lado de cá não podia fazer muitas coisas para “salvar” a humanidade. Aos poucos olhando com calma, percebi que morriam mais pessoas de gripe, imensas de tabaco, outras centenas de milhares de outras doenças graves, mas nunca se falava tanto sobre elas e me questionei porquê ?! Mas me questionei apenas até à página 10, depois fui MESMO cuidar da minha vida “e” da vida das pessoas que estavam aos meus cuidados.

2020 foi um danadinho?!

Sei que posso ser “julgado” pelas palavras que vêm a seguir, mas quando não sou, né? Se estou sempre me expondo, tenho que aceitar as críticas, então sinceramente não sei se 2020 foi mesmo um danadinho…. Sinceramente (EU), Eric Pereira tenho uma leitura muito terapêutica da vida e acredito que as coisas acontecem no momento que devem acontecer e minha visão é que o ano de 2020 para mim (e que isso fique bem claro), foi um ano de oportunidade de olhar para a minha vida, para os meus hábitos, para os meus acertos e erros com mais cuidado.

Se eu gostei de não estar pela Europa viajando, como fazia todos os anos, não eu não gostei! Se eu gostei de ter saído da Espanha e voltado para Portugal, não eu não gostei e olha que amo Portugal, mas estava muito bem vivendo entre os dois países e tive que voltar devido a esta pandemia e se eu gostei de 4 dos meus negócios terem parado, óbvio que não e dois deles me trazerem prejuízos financeiros enormes, porém quando olho com mais atenção para todos eles enxergo claramente que tive uma grande oportunidade de rever muitas coisas aqui dentro de mim.

2020 foi um ano atípico, sim e concordo com isso!

Porém foi também um ano que me ajudou a compreender alguns comportamentos, a estudar alguns padrões, a observar muitos detalhes que juntos compunham uma série de consequências que nunca dei tanta atenção e em alguns destes mergulhos senti dor (muita), mas nem sempre os processos são confortáveis, não acha? Aliás, quando são? Rssss.

Posso dizer que minha vida financeira entrou num caos, os meus rendimentos diminuíram imensamente, mas encontrei respostas para imensas coisas que busco há anos e nunca encontrei! Estou feliz com tudo isso? A resposta é NÃO! Pois vejo uma guerra política velada pelo mundo, pessoas perderam as suas vidas, a crise é real e mesmo não sendo um estudioso ainda acho que o pior está por vir neste setor e nem vejo motivos de fazer grandes festas de natal, pois não tenho alegria que chegue para isso, mas não estou triste depressivo, ATENÇÃO!

Acredito em momentos felizes e em 2020 tive alguns destes momentos felizes e os aproveitei muito bem, mas tive que lidar com outros que não lembrava há muitos anos, quem sabe algumas sombras aqui guardadinhas que precisaram, “ou” deveria dizer se aproveitaram destes momentos (menos bons) para se mostrarem. Nós temos a opção de contarmos uma historinha, entrarmos no papel de vítima e deixarmos a nossa “criança interna” agir sem direção e sendo MESMO criança ou podemos assumir o papel de adulto e lermos a situação com maturidade e buscarmos soluções e foi o que fiz o tempo todo.

Às vezes um ou outro cliente me diz: “Eric, tenho dificuldade em olhar para as minhas dificuldades, me sinto pedida” e mesmo não dizendo “bem-vinda ao clube”, sinto vontade em dizer! Ixiii, disse isso aqui? Publicamente? Será que estou expondo fraqueza para as pessoas? Vão gostar menos de mim? Rss! (pre)ocupação zero! Na realidade todos nós (humanos), temos momentos como este onde olhamos para as situações e nos sentimos perdidos diante de algo que em um primeiro momento parece grande demais, porém se tivermos um certo equilíbrio, com calma olhamos, buscamos entendimento, compreendemos e resolvemos e pode até se surpreender com o que direi – É TUDO uma questão de treinamento.

As pessoas treinam os seus corpos “ou” pelo menos constantemente falam sobre treiná-los e uma pequena parte da população mundial treina as suas mentes! Acham que terapia é coisa de doido (kkkk), desculpa, mas preciso rir aqui “e” ALTO! Acham que se entrarem em um processo de hipnose, vão realmente contar coisas que não deveriam ou possuem medo de ir (não sei para onde) e não voltarem…. As pessoas não treinam as suas mentes, muitas vezes nem fazem questão de saber mais sobre os seus comportamentos, porque fazem o que fazem?! Apenas fazem e continuam fazendo como se fossem pessoas que não conseguissem mudar em absolutamente nada.

Compreende onde a minha linha de raciocínio quer te levar aqui?

Quem sabe você seja uma destas pessoas que se distraiu imenso neste ano de 2020, que vive com medo “ou” aproveitou o caos lá fora para fugir do “aqui dentro” e direcionou toda a sua força e energia para séries, filmes e comédias! E atenção que nunca fui contra o entretenimento, mas a cada dia que passa sou mais contra a “distração” em excesso.
Será que consegue compreender que não se trata de 2020 ter sido mau ou bom, mas qual o “SIGNIFICADO” que você deu a ele e a todos os factos que aconteceram? Estamos sempre em constantes mudanças, estamos sempre entrando e saindo de crises, estamos sempre reclamando e agradecendo, estamos sempre repetindo padrões, buscando soluções e sentindo alívio no final, seja lá o que isso significa…. rs!

Só sei que mesmo (não) sabendo tudo, precisamos dar um “bocadinho” de atenção ao que realmente nos acontece “E” principalmente como acontece, pois do lado de cá está mais do que claro que a realidade sou eu quem crio e por mais que tenha demorado para acreditar e entender isso, sim, é a mais pura verdade – Eu vou construindo dia a dia o que a maioria das pessoas chama de “r.e.a.l.i.d.a.d.e” e aí desse lado, como você enxerga a construção da sua realidade? Consegue sem tretas e historinhas observar a sua vida com um pouco mais de atenção? Na realidade com a atenção que ela merece? Consegue separar um tempo para compreender o que tem feito nos últimos anos, ou quem sabe neste ano de 2020? Até porque logo estaremos avançando para 2021 e iniciar um ano sem entender o anterior pode ser um risco grande. Está mesmo disposto a correr este risco?

Isso me lembra muito pessoas que saem de um casamento (sem identificar) aprendizagem e entram em outro e cometem os mesmos erros e têm os mesmos resultados e depois lá no quinto casamento dizem que não têm sorte para o amor! (rindo alto) de novo! Desculpa, mas não consigo evitar umas risadas à medida que vou escrevendo…. Sou assim e ponto! Rsrssrsrrs.

Texto grandinho, né? Talvez…. Porém se o ajudou, se aumentou a sua compreensão, já me sinto feliz.

Aguardo o seu comentário e não poupe palavras….
#boareflexão.