Uma pitada de EDUCAÇÃO! – 149/365

A frase “Gentileza gera Gentileza” é antiga e às vezes acho que está fora de moda (ou) esquecida em algum lugar da nossa vasta mente, outras vezes fico pensando que ela foi definitivamente substituída pelo exibicionismo de “eu posso mais do que você”. Enfim, seja lá onde ela estiver hoje vamos buscar esta energia, este conceito, esta maneira de fazer que o mundo ao nosso redor seja um lugar melhor para morarmos e durante esta dica terapêutica você compreenderá porque acredito que uma pitada de EDUCAÇÃO pode mudar o sabor das nossas ações.

Eu sou um fã da cozinha, adoro cozinhar e até gosto de pensar que cozinho muito bem, porém quando falta uma pitadinha de sal, a comida fica realmente sem graça, sem gosto e se exagero nele, ela fica insuportável, por isso cresci com a minha mãe dizendo: “Uma pitadinha de sal e tudo está resolvido!”. Mas como o assunto aqui não é culinária, que tal aprendermos a colocar uma pitadinha de educação?

Esta semana aqui em Lisboa fui a uma banca de jornal perguntar se tinha uma revista e a pessoa em tom de voz grosso, disse: “Essa se tiver está aí” e apontou para as revistas. Eu sem pensar e imediatamente comecei a rir. Aí ela perguntou porque eu estava rindo e eu disse que estava rindo porque tem tantas revistas ali e a senhora gere um negócio e nem tem interesse que eu me torne seu cliente. Este início de papo fez com que ela pedisse desculpas e dissesse que está com uns problemas! Atenção aqui! Vamos dar uma pausa nesta conversa, ok?!

Todos nós temos problemas nesta vida! Uns encaram os “problemas” como empecilho para ser feliz, outros acreditam que são desafios, que estes desafios fazem parte da vida e que graças a estes desafios a vida se torna mais interessante. Porém, quando uma pessoa é mal educada, vive mau humorada ela acaba atrapalhando o mundo ao seu redor e o mau humor é contagiante, a falta de educação (machuca) as pessoas e nem percebemos isso.

Pessoas mal educadas, deveriam viver isoladas, sinceramente, pois elas têm o dom de estragar o dia do outro e nem sempre podemos evitar estas pessoas. Imagine alguém mal educado, mal humorado trabalhando diariamente ao seu lado! Como vai viver dia após dia sem ouvir o mau humor desta pessoa? E quando esta pessoa está em nossa casa, na nossa vida? Às vezes é muito complicado.

Nós não temos o poder de mudar estas pessoas, como diz um amigo: “Quer educá-la? É seu filho?” Não podemos educar estas pessoas, nem dar sugestões se não as conhecemos tão bem e mesmo aquelas que vivem dentro da nossa casa, às vezes não querem a nossa opinião e o que fazer então? Acrescentarmos uma pitadinha de educação à NOSSA vida!

Se Gentileza gera Gentileza, que tal se nós colocássemos mais educação na nossa vida? E se nós fossemos mais educados? Falássemos um bom dia para as pessoas num tom mais alto e claro e com um sorriso no rosto, se pudéssemos dar a passagem para as pessoas entrarem no elevador, oferecer o lugar para idosos, mulheres nos transportes públicos ou até mesmo ajudar quem precisa, mesmo que isso signifique dar alguns minutos do nosso tempo?

Vivemos atualmente no mundo da pressa, na velocidade de “quero chegar antes, quero chegar primeiro, quando deveria quero chegar bem, quero chegar em segurança”, mas ok! O foco aqui hoje é seja lá o que for fazer e da maneira que for fazer, faça acrescentando uma pitada de educação e não estou dizendo que deve ser mais educados com os idosos e crianças – Estou dizendo para sermos educados com todas as pessoas, independente se é o pedinte na rua que cheira mal ou o alto executivo da sua empresa.

Às vezes somos (mal) educados e dizemos: “Devolvo na mesma moeda, sou assim porque ela também é!” e temos uma série de desculpas para “justificar” as nossas atitudes, mas sinceramente no fundo, educação sempre cai bem em qualquer situação! Não existe uma situação em que ser educado é mal visto ou será interpretado de maneira estranha.

Espero sinceramente que você preste atenção na sua vida, nas suas atitudes diárias e aprenda que colocar uma pitadinha de educação em TODAS as suas ações pode determinar no final se o sabor será nenhum ou se será um daqueles deliciosos sabores que agradam a todos os paladares.

Hoje agradeço imensamente por estar comigo! Se puder deixar abaixo o seu comentário e compartilhar esta dica na sua página, ficarei mais feliz, pois vamos levar a ideia de um mundo com mais educação a mais e mais pessoas.