Uma EMOÇÃO de cada vez! – 152/365

Já alguma vez sentiu que estava perdendo o controle da sua vida e várias sensações estranhas tomavam conta de você? Muitas pessoas dizem que sentem stress, falta de apetite, insónia, medos tudo ao mesmo tempo e algumas ainda se isolam e só pensam em chorar. Tantas emoções, assim juntas podem realmente levar um indivíduo a entrar em colapso e acreditar que está enlouquecendo.

Algumas pessoas lidam muito bem com a pressão e com o stress e possuem os seus recursos internos despertos, outros ao sinal da mínima pressão, logo surtam e não sabem bem o que fazer e é justamente sobre isso que vou falar aqui hoje!

Parece estranho dizer: “Uma emoção de cada vez”, né? Mas eu adoro dividir situações, fatiá-las e resolvê-las uma a uma e percebo cada vez mais que isso garante na maioria das vezes que consigamos nos dedicar de corpo e alma a uma situação e a chances dela ser resolvida é muito maior do que tentarmos resolver tudo ao mesmo tempo, naquele instante.

Sei que quando algo está desconfortável, a nossa tendência é se livrar o mais rápido possível daquilo, mas às vezes não percebemos que (não nos livramos) e sim colocamos de lado e isso não é a mesma coisa que resolver, pois corremos um sério risco de no futuro todas as “situações” que foram deixadas de lado virem de uma vez só e aí não saberemos mesmo o que fazer ou como fazer.

Uma emoção de cada vez e retomamos o controle da situação e sempre sugiro que comecemos deixando a ansiedade de lado, pois ela só nos rouba o sono e nos atrapalha, pois queremos, queremos e o imediatismo aqui é inimigo número 1. Então, a primeira atitude é respirar profundamente e olhar para as emoções que estão atrapalhando a sua vida, ok? Olhe com cuidado e perceba desde quando tem isso? Desde quando está tendo este tipo de problema e quais foram as suas últimas ações “antes” de ter esta “emoção-problema” e procure compreendê-la! Perceba se ela veio para te trazer um transtorno ou se ela de alguma forma está tentando te proteger de algo.

Depois separe-as com cuidado e muita atenção… Se tens tristeza, insónia, ansiedade, medo, procure olhar de maneira individual para cada uma destas situações e perceba o que está ao seu alcance fazer para solucionar cada uma delas e como poderia fazer isso. Às vezes não consegue por exemplo dormir bem, então observe o que faz 1 hora antes de dormir? A sua alimentação é leve? O quarto onde dorme tem televisão ligada? Fica com o telemóvel na mão pulando de redes sociais em redes sociais? O ideal é tomar um bom banho quente, colocar uma roupa confortável, ter a cama bem arrumada, um bom travesseiro sempre ajuda e nunca, nunca levar o celular para a cama contigo.

Precisa colocar um limite para o que faz e como faz e acredite que isso pode MESMO fazer uma diferença incrível na sua vida, no seu estilo de vida. Experimente!