TRAVOU? Destrave em 3…2…1…. – 79/365

Eu estava falando com um aluno na semana passada e ele me olhava nos olhos, demostrava atenção, balançava a cabeça e 5 minutos depois, me interrompeu dizendo: “Desculpe! Não entendi!” Depois falamos e ele disse que ouviu e (não) ouviu o que eu dizia. Eu já vi isso acontecer muitas vezes em situações diferentes.

Por algum motivo as pessoas (travam) e deixam de ouvir (mesmo) ouvindo… Deixam de ver e entram em uma espécie de transe sabotador que contribui para que elas se distraiam por algum motivo, retirando-as do seu foco principal. Incrível, né?
Eu algumas vezes estava focado em algo e do nada viajei para outro lugar, voltei percebendo que fiquei ausente durante alguns segundos e nem estava lá nem aqui! Complexo? Nãoooo! É mais simples do que imaginamos, porém, estes pequenos momentos onde travamos podem ser prejudiciais e quando não resolvemos vamos aos poucos nos acostumando a vivermos distraídos!

Como eu amo ler, tinha um hábito de começar a ler e viajar no texto, imaginar, sentir, estar presente na história e não vejo nenhum problema nisso, desde que eu esteja mesmo (na) história, porém começou a acontecer de eu pensar como “deveria” ser a história e isso me tirava da história original para criar uma paralela, compreende?

Estamos numa era de muita informação e se tornou muito mais fácil nos perdermos, nos distrairmos e isso não é nada interessante, pois de distração em distração vamos criando pequenas lacunas no nosso dia a dia e construindo momentos imperfeitos.

Neste momento escrevendo a dica terapêutica número 79º estou focado e tudo o que estou fazendo é escrever! Porém, no início estava recebendo mensagens do WhatsApp no meu mac, mensagens do Facebook e desliguei a internet, coloquei o telefone em modo avião e pronto! Estou focado!

Existem dezenas e talvez centenas de maneiras diferentes de estarmos focados e conscientes e isso faz a diferença para conseguirmos alcançar resultados positivos! Imagine que por qualquer motivo eu me distraia durante as minhas lives de domingo à noite? Estou ao vivo falando para um público que tirou 45 minutos para estar comigo, seria muito estranho eu estar falando sobre um tema e lendo mensagens ou pensando no que iria jantar após a live. Compreende?

Distrações! Atualmente basta algo nos chamar atenção para nos distrairmos e seguirmos por outro caminho! Eu adoro ver vídeos no YouTube e vejo desde palestras motivacionais a vídeos de piadas, comédias e gosto de pensar que quando estou vendo palestras ou aulas importantes a minha intenção é aprender, somar conhecimento e ponto! Porém quando entro para ver fila de piadas que adoro, é para rir, me distrair e ponto! Está tudo certo, desde que eu não me distraia, pois, esta distração vai travar alguma coisa aqui dentro e me prejudicar.

Estes momentos de “travarmos” vão continuar a existir e está tudo certo! Porém, acredito se começarmos a estar mais conscientes aqui e ali, isso pode fazer mesmo toda a diferença. Começamos a identificar tais momentos e vamos nos livrando deles, compreende? “Nossa, travei!” Ok! Destrava! “Eiiii me distraí, ok! Vou aumentar o meu foco!” E por aí vai….

No início pode “até” parecer maçante, pode parecer estranho, porém da mesma maneira que entramos na distração e (nos) perdemos, logo entramos na consciência e ganhamos tempo!

Comece a pensar nisso! Perceba se faz sentido em sua vida não travar mais! Uma coisa que percebi na (minha) vida e me fez estar mais consciente é que este (travar) parece uma espécie de pausa e por alguns segundos “ou” minutos fico paralisado e as coisas meio que acontecem em câmara lenta e isso não tem nada de bom ou produtivo! Apenas me (rouba) tempo, alguma energia e me distrai.

Aprendi com o tempo (dominar) estas distrações e desejo que comece hoje mesmo a estar atento e se travar? Okok! Destrave! #simplesassim