Tenho medo de dizer ADEUS

Eu já sofri com medo de dizer adeus.

Dizer adeus aos ténis que não me serviam mais, aquele trabalho que já fazia forçado e apenas pelo dinheiro, aquela relação que não era mais amor, apenas estava acostumado.

Eu já sofri muito com medo de dizer adeus.

Dizer adeus aquelas ideias tolas, às crenças ultrapassadas, mas que sentia que fazia parte da minha história de vida, a arrogância da adolescência, o ego que sempre carreguei e foi ficando mais forte com o passar do tempo.

Já ouvi de um colega terapeuta que parar de fumar é um dos tratamentos mais difíceis para fazer e outro me disse que emagrecimento tem muitas fases complexas e juro que não compartilho da mesma ideia, pois penso que o dizer adeus é algo que realmente custa às pessoas e muitas delas por jamais conseguir, convivem com aquilo que já não lhes pertence mais.

Algumas não conseguem se imaginar sem as suas muletas, seja um casamento falido, uma profissão que é mais uma escravidão, o tabaco que é a referência mais próxima do companheirismo ou até aquele ténis velho que além do cadarço carrega junto algumas aventuras e ainda tem espaço no canto inferior do guarda roupa.

Quando estou com o meu cliente no consultório, presto muita atenção no que ele me diz e principalmente no que não diz. Percebo que a maioria está em busca de curar as suas feridas emocionais, porém não querem esvaziar o copinho das emoções para voltar a enchê-lo novamente.

Querem deixar tudo como está e apenas colocar mais emoções ali dentro, como se fosse possível apenas ir colocando e as anteriores fossem desaparecendo. Algumas vezes o que acontece é que elas não são substituídas e se chocam, entram em conflito, explodem e geram uma grande confusão.

Alguns colocam devagar e vão ajeitando uma emoção aqui, outra ali, têm a delicadeza de respirar, esperar e voltar a colocar. Mas mesmo que seja feito de maneira organizada, apenas vão cobrir por mais tempo a superfície e mais cedo ou mais tarde algo vai acontecer e as emoções que não foram eliminadas vão sair e penso sempre que saíram diferentes, talvez mais fortes, disfarçadas e é exatamente por este motivo que falamos: De novo!!!

Nunca é de novo!!! Por ser novo, mas por ser um padrão que se repete, pois, o anterior não foi devidamente resolvido. Ao invés de um adeus, dissemos em algum momento, “espera aí que eu já volto” e deixamos ele esperando e mesmo não percebendo vamos alimentando-o até o dia que ele volta forte para nos assombrar.

Quem acompanha os meus artigos sabe que sou frontal com os meus pensamentos e adoro levar os meus leitores a pensarem, a mergulharem comigo. O meu convite hoje é: o que é que está tão apegado em sua vida que não consegue dizer adeus? 5 letras que são fáceis de escrever e provavelmente de dizer, mas difícil de incorporá-las….

Diga adeus sem temer! Deixa ir aquilo que não é mais seu, talvez nunca foi…. Dê espaço para outras emoções virem, deixe ir aquilo que tem lhe impedido de ser feliz….

Lembro claramente da Juliana que já tinha 55 anos e ainda não tinha dito adeus ao comportamento da sua mãe… Demorou, mas ele compreendeu que a mãe fez o que fez não porque queria fazer, mas porque naquela época era tudo que ela sabia fazer e usou os seus melhores recursos para ser mãe.

Também lembro do João Batista que estava acorrentado à crença que jamais poderia ser feliz e descobrimos que a história dos seus pais não era a história dele e ao perceber, compreender e se envolver, disse adeus a alguns comportamentos e hoje está noivo e sabe que será feliz.

Instantaneamente vem a minha cabeça uma jovem com anorexia que não sabia dizer adeus à imagem do tio a assediar e quando percebeu tal ligação e usou o amor do seu coração, perdoou, se afastou e disse adeus.

Eu não faço a menor ideia do que está se passando em sua vida hoje, mas sei que se não aprender a se livrar, desconectar, deixar ir, abandonar, dizer adeus, estará sempre preso a algo que não irá somar, na verdade irá atrapalhar, bloquear, derrubar, massacrar e viverá sempre naquele ponto entre eu quero avançar e eu não conseguir sair daqui.

Se deseja progredir, prosperar, caminhar, melhorar é hora de transformar…. E isso começara a acontecer quando aprender se libertar… Adeus é a palavra mágica.

Espero ter contribuído de alguma maneira para a sua evolução e se gostou lembre-se de deixar os seus comentários abaixo do texto e compartilha!

Abraços Hipnóticos e até a próxima

Tenho um GRUPO VIP no Telegram e será um prazer imenso ter sua presença lá. Clique aqui para participar!