Se não encaixa, não force! – 33/365

Em Janeiro deste ano estava eu em Roma e quis comprar uma pulseira de couro linda! Adoro estas pulseiras e bati o olho em uma e logo me apaixonei. Porém quando coloquei no pulso ela não entrava bem e tentei de um lado e tentei de outro, “forcei” e já sabe o que aconteceu, né? Rebentou! O senhor muito educado e talvez um pouco (paciente), pegou ela da minha mão, abriu uma caixinha e pegou uma maior e testou no meu braço, sorriu pra mim e logo estava eu com minha pulseira, “quase” feita sob medida pra mim!

Muitas vezes na vida, forçamos “situações” e nem percebemos que não se encaixam, mas mesmo assim queremos que aquilo “se” encaixe e insistimos, tentamos, forçamos e das duas uma – Ou vai rebentar na hora, no momento ou um dia rebentará.

Eu estava falando outro dia com um coach amigo sobre “forçar” e falávamos exatamente sobre situações onde forçamos cenas para (alimentar) a nossa alma, nosso Ego, nossas lacunas vazias e por “ansiedade” ou mesmo “capricho” de uma vida desestruturada, queremos que seja (daquela) maneira e pronto, enquanto na verdade o certo é deixamos fluir…. acontecer, tomar o rumo natural…

Eu (Eric Pereira), como grande parte da humanidade acabo por agir assim e inúmeras vezes apertei um pouco +, forcei para que encaixasse e na maioria das vezes não deu! Gosto de acreditar que sou um colecionador de aprendizados e diariamente aumento a minha coleção. Neste meu “Baú” onde guardo o meu aprendizado, há um lugar especial para aprendizados especiais e um deles é este “não force – deixe fluir”.

Aprendi e não foi por amor, mas pela dor porque cenas que fluem são as melhores possíveis e poderia aqui contar centenas que tentei, forcei e “até” cheguei a alimentar algo aqui dentro, mas logo estava vazio de novo e porquê? Justamente porque não era para ser (daquela) maneira compreende?

Quantas vezes o seu DESEJO MAIOR gritou dentro de você? Quantas vezes seu coração bateu forte e eu sentiu uma (necessidade) extrema de ter alguma coisa ou estar em (posse) de alguma situação e chegou até a ficar triste por não conseguir? Quantas vezes?

Engraçado que hoje no atual momento da minha vida, quero muitas coisas… Desejo muitas cenas e visualizo a “maioria” delas acontecendo, porém não quero que nenhuma venha forçada, que nenhuma se encaixe por outro motivo, que não seja o simples papel de se encaixar, compreende a beleza e a simplicidade destas palavras? Encaixar….

Há 17 anos eu fazia hipnose duplicada, como eu gosto de chamar! Usava sempre a mesma sessão, a mesma música, o mesmo relaxamento para induzir pessoas diferentes ao mesmo estado, em busca da mesma solução! Eu só tinha em mãos um martelo! Então todos os problemas (pra mim) tinham que ser pregos!

Anos depois defendo a ideia de que pessoas são únicas e (todas) as minhas sessões devem ser feitas sob medida… para cada cliente um tratamento completamente diferente e mesmo quando recebo duas pessoas com a mesma queixa emocional, ambos recebem um tratamento diferente, pois são seres únicos com questões muito peculiares.

Outro dia fiz uma postagem em meu Instagram assim: “Se precisar forçar é porque não é o seu tamanho e isso serve para anéis, sapatos, amizades, profissão e relacionamentos”
No fundo serve para tudo! Acredito de verdade que se não deixarmos algumas coisas fluir, elas vão em algum momento da nossa vida “incomodar”.

Já comprou um sapato que amouuuuuu e estava apertado e era o único que tinha? Eu já! E o que aconteceu? Usei ele apertado mesmo e machuquei o meu pé! E quando a cena é outra? Machucamos o quê? O nosso caráter? O nosso amor próprio? O nosso coração?

Às vezes fico pensando que tudo se resume a compreender as nossas escolhas, pois se escolhemos com calma, se compreendemos o que vai acontecer, se “sentimos” o que vamos escolher, as chances de acertarmos são tão grandes e nem sei se a palavra “acertar” cabe bem nesta frase!? Talvez e só talvez, nem caiba nesta dica, pois acertar é tão subjetivo, né? Então vamos dizer que as chances da experiência ser mais completa é maior.

Olha que lindo! “A experiência ser mais completa…” afinal o que vivemos mesmo no dia a dia, eh? Vivemos experiências… a maioria para somar a outras, algumas brutais, outras raras e de tirar MESMO o fôlego! A minha experiência de vida, de consultório e de Coach me diz de maneira muito clara “que não devemos forçar” e se insistimos, vai quebrar! Na hora ou com o tempo e se não quebrar, vai machucar.

Algumas das minhas clientes em consultório descobrem no meio do tratamento que tudo que possuem são cicatrizes que foram impressas na alma por situações onde as cenas não aconteceram porque tinham que acontecer “ou” porque deveriam, mas porque foram de alguma maneira forçadas, impressas e algumas delas com uma “certa” pressão, abuso, violência ou até manipulação.

Talvez e só talvez, você possa perceber o que “já” forçou e quem sabe descubra que pode (NÃO) forçar mais nada e deixar fluir… Apenas ir…. apenas vir… Apenas constituir… Apenas ser….

Que a vida e a sua linda maneira de acontecer continue acontecendo em sua vida e que “VOCÊ” consiga sempre permitir…. Deixe fluir….

Desejo um dia lindo…. Vamos partilhar esta dica para que a vida flua na vida de outras pessoas também? O que me diz?